domingo, 28 de fevereiro de 2016

POLÍTICA: Convenção do PSD 55 movimenta Riachão do Jacuípe e homologa PSD Mulher na cidade e pré-candidatura de Zé Filho nas eleições 2016


A manhã do último sábado (27) foi bastante movimentada para amigos e correligionários do empresário e político Zé Filho em Riachão do Jacuípe, um passo muito importante foi dado na política local. A homologação do diretório municipal do Partido Social Democrático (PSD) e do PSD Mulher.

A concentração começou cedinho, por volta das 8hs da manha Zé Filho e seus aliados políticos e amigos já estavam no Frijacuipe aguardando a chegada do Senador Otto Alencar, que é presidente do PSD da Bahia, junto com ele veio a Deputada Estadual Ivana Bastos que também é presidente do PSD Mulher na Bahia e o Deputado João Bacelar além muito políticos importantes da Bahia.




Zé Filho aproveitou para conversar com o Senador Otto sobre alguns projetos de urgência para a cidade de Riachão, como a recuperação da ponte que liga a BR-324 até o Distrito de Barreiros, a revitalização do Rio Jacuípe e também a recuperação da BA-120 entre Coité e Riachão, reforçado pelo Deputado Alex da Piatã, e o trecho entre Riachão e Serra Preta que também já sofre desgastes.

Em seguida todos saíram com destino ao espaço de eventos do Riachão Palace Hotel, onde uma multidão de simpatizantes e correligionários de Zé Filho e seu grupo político já aguardava a comitiva. Antes o senador passou pelo centro da cidade e viu de perto os estragos causados pela última enchente nas margens no Rio Jacuípe, ele observou também o assoreamento do rio, envolvido em uma campanha para salvar o Rio São Francisco, o senador avaliou possibilidades de ideias para a revitalização do Rio Jacuípe também.



Já no Palace o evento foi aberto com as apresentações culturais como capoeira e samba de roda, o senador aproveitou para tocar um timbau e jogar capoeira, um de seus esportes favoritos, o grupo Tributo ao Corpo também se apresentou com uma coreografia idealizada pelo professor Jorge em homenagem ao Velho Chico (Rio São Francisco) que agradou muito Otto Alencar.

Muitos prefeitos e vereadores de cidades da Região da Bacia do Jacuípe e Região do Sisal vieram prestigiar o evento dando apoio ao diretório municipal do PSD na cidade de Riachão, na oportunidade foi homologado o PSD Mulher de Riachão, que tem como presidente Anailza Carneiro, mais conhecida como Ana. A deputada Ivana Bastos falou em seu discurso da importância da mulher na política, que cada vez mais ganha força principalmente no nordeste, o PSD mulher em riachão para ela e um importante passo na política feminina.

Já o senador Otto Alencar em seu discurso citou políticos de Riachão que lhe ajudou muito no seu começo da carreira política, como por exemplo o já falecido e saudoso deputado Eliel Martins, Otto também citou o ex-prefeito Zé de Tuza que estava presente no evento, e falou das vezes que esteve em Riachão inaugurando obras que tiveram sua ajuda. Agora com a convenção efetivada os próximos passos serão nos meses a seguir as reuniões para debater os projetos e organizar todo o grupo para que na convenção decisiva de candidatura tudo já esteja organizado para começar as eleições municipais.

VEJA O VÍDEO: 



REPORTAGEM DE ALANA ADRIELLE – APOIO ASSESSORIA UP!


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

ATUALIDADE: Conheça os destaques do ano votados em pesquisa do Grupo CEPED em Riachão do Jacuípe


Mais um ano o Blog Hora da Verdade e a repórter Alana Adrielle são consagrados destaques do ano através de pesquisa do Grupo CEPED, além de nós, diversos comércios e pessoas de destaque de ossa sociedade também foram agraciados com o quadro honroso que reproduz o reconhecimento da população a diversos seguimentos de trabalho e empresas, confira:

*DESTAQUE EMPRESA DE GESSO – LICURI GESSO
*DESTAQUE TRANSPORTE E TURISMO – ARIÓ JÚNIOR
*DESTAQUE DISTRIBUIDORA DE ÁGUA MINERAL – JACUIPENSE EXPRESSO
*DESTAQUE PROFª DE EDUCAÇÃO FÍSICA – MARIA DE FÁTIMA (FAU)
*DESTAQUE POSTO DE LAVAGEM – LAVA JATO BR
*DESTAQUE ESCOLA DE DANÇA – TRIBUTO AO CORPO
*DESTAQUE AUTO PEÇAS – IDE AUTO PEÇAS
*DESTAQUE DIRETORA DE ESCOLA – MARIA DO ROSÁRIO
*DESTAQUE JOVEM EMPRESÁRIO – VAL DE NENA
*DESTAQUE CONSTRUTORA – FJC EMPREENDIMENTOS
*DESTAQUE VEREADOR – BETO DE ENY
*DESTAQUE MADEIREIRA – MADEIREIRA SANTIAGO
*DESTAQUE LOJA DE COLCHÕES – SONHO BOM COLCHÕES
*DESTAQUE FESTA INFANTIL – DAIANE EVENTOS
*DESTAQUE RESTAURANTE E PIZZARIA – PIZZARIA NOVO SABOR
*DESTAQUE FARMÁCIA – FARMÁCIA JACUIPENSE
*DESTAQUE SALÃO DE BELEZA – SALÃO MISS BELA
*DESTAQUE FLORICULTURA – LOZART FLORES
*DESTAQUE BAIANA DE ACARAJÉ – ACARAJÉ DA MUNDINHA
*DESTAQUE PUBLICIDADE EM ALTO FALANTE – JACUÍPE PUBLICIDADE (TIO LIO)
*DESTAQUE ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA – I&M ADVOCACIA
*DESTAQUE CABELEIREIRA – MIRIAN CABELEIREIRA E ESCOLA ECARJ
*DESTAQUE OFICINA DE MOTOS – ROQUE MOTOS
*DESTAQUE SITE DE NOTÍCIAS E JORNALISTA – BLOG HORA DA VERDADE E ALANA ADRIELLE
*DESTAQUE ELETRICISTA RESIDENCIAL E INDUSTRIAL – FERNANDO ELETRICISTA
*DESTAQUE ASSISTÊNCIA EM CELULAR – JÚNIOR CELL
*DESTAQUE LOJA DE ARTIGOS PARA O LAR – LOJÃO DAS UTILIDADES
*DESTAQUE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL – INSTITUTO MODELO DE EDUCAÇÃO
*DESTAQUE BARBEARIA – BATISTA CABELEIREIRO


O CEPED parabeniza a todos pela conquista, e o blog Hora da Verdade agradece a todos jacuipenses pela confiança e credibilidade, e também parabeniza aos demais vencedores.

DA REDAÇÃO.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

URGENTE: Ônibus amarelinho de Riachão pega fogo depois de ser atingido pela rede elétrica na cidade de Coité


Um micro ônibus escolar amarelinho que servia a Secretaria de Educação daqui de Riachão do Jacuípe foi totalmente destruído pelo fogo no fim da tarde desta segunda-feira (22) quando estava estacionado ao lado da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus XIV de Conceição do Coité. O veículo fazia o transporte de universitários de segunda a sexta-feira de Riachão do Jacuípe para a referida unidade de ensino, e conforme o motorista Josiel de Brito Carneiro informou ao site Calila Noticias. 

Como de costume ele estacionou o veículo na sobra das árvores e próximo a universidade, quando estava sentado no interior do veículo levou um grande susto quando um caminhão baú desceu dando ré e atingiu a rede elétrica que ficou sobre o teto do ônibus provocando um curto circuito. "Quando começou 'pipocar' eu só conseguir abrir a porta e saí correndo, quando percebi o perigo que oferecia liguei para a Coelba por volta das três e quarenta (15h40) e só por volta das 18h depois que o ônibus foi destruído chegaram para desligar a rede”. Afirmou o condutor do ônibus. 



Ainda segundo Josiel o curto circuito demorou por mais de uma hora depois que a rede caiu sobre o veículo e se a equipe da Coelba tivesse chegado em tempo poderia evitar o incêndio, pois o fogo começou por volta das 17h e para ninguém correr risco de sofrer uma descarga elétrica as testemunhas só puderam assistir a destruição do"amarelinho" sem poder fazer nada.

O motorista do caminhão de placa JOP-1213 licença de Conceição do Coité, disse que foi fazer uma entrega em um galpão, e quando manobrou o baú acertou a rede que segundo ele, moradores já tinham reclamado que o poste estava arriando. “Quando passei o baú atingiu a fiação e puxou o poste, nesse momento os fios caíram sobre os dois veículos, e por medida de segurança saímos imediatamente e ligamos para a Coelba. Podia ter incendiado também o caminhão, mas acho que por ser material mais resistente que o ônibus suportou”. Contou o caminhoneiro.

O ônibus escolares "amarelinhos" são produzidos pelo Governo Federal através de empresas fabricantes de ônibus, como Volkswagen e Iveco, o material da carroceria geralmente é de fibra e muito inflamável, por isso o fogo avançou tão rápido e destruiu tão depressa o veículo. 
Mesmo diante do pânico ninguém ficou ferido, mas as aulas foram suspensas por falta de energia que atinge grande parte daquele setor.
 
DA REDAÇÃO. Com informações e fotos do site Calila Notícias.

URGENTE: População da cidade de Tanquinho reclama de falta de água constante na cidade


A população de Tanquinho está sofrendo com a constante falta de água na cidade, na manhã de hoje (15) nossa reportagem foi chamada para que os moradores pudessem reivindicar solução do problema que desde o mês de janeiro acontece com mais frequência. Em alguns pontos da cidade já são mais de 15 dias sem água.

As donas de casa são a que mais sofrem sem o líquido nas torneiras, a situação é precária em algumas residências pois precisa de água para todos afazeres domésticos. Alguns moradores estão recorrendo a carroceiros que buscam água que é recolhida em uma bomba, tipo uma bica, assim através de galões alguns que podem pagar conseguem um pouco de água para ir amenizando o problema.



Um protesto foi marcado para manhã desta segunda, mas de acordo com um dos organizadores da manifestação faltou um apoio e suporte por parte de pessoas que podiam ajudar mas deram conotação política à causa, a vereadora Kel esteve dando um suporte aos moradores que foram até o escritório da Embasa buscar solução, segundo ela a rede muito antiga, com canos fracos e de pouco diâmetro também prejudicam o abastecimento. Através de nota a Embasa relatou que o abastecimento será normalizado na cidade até a quarta-feira (17). Veja:

NOTA: O abastecimento de água está sendo normalizado em Tanquinho Em decorrência de vazamentos em rede adutora, o abastecimento de água ficou prejudicado nos últimos dias na cidade. A Embasa já realizou os serviços de manutenção e o abastecimento está sendo normalizado, de forma gradativa, com previsão de total regularidade até quarta-feira (dia 17). A Embasa recomenda que os moradores façam a utilização racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares até a completa regularização do serviço. Casos de desabastecimento podem ser informados no escritório da Embasa no município, com prioridade de abastecimento alternativo (carro-pipa) para escolas, postos de saúde e demais entidades dessa natureza.  

Ontem (14), quando o abastecimento na cidade já estava sendo normalizado, vândalos romperam a adutora que leva água para o município e o fornecimento de água foi suspenso, para que a equipe da Embasa pudesse corrigir o novo vazamento. A empresa já está tomando as providenciar para apurar a atuação destes vândalos, que com este ato só prejudicaram a população local. Assessoria de Imprensa da Embasa.

VEJA O VÍDEO:


REPORTAGEM DE ALANA ADRIELLE.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

ATUALIDADE: Lei estadual define que seguradoras não poderão escolher oficinas após acidente na Bahia

 
As seguradoras que atuam na Bahia não podem mais obrigar os segurados a utilizarem uma oficina específica depois de acidentes. A novidade está em uma lei estadual promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Marcelo Nilo, e publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (3). O texto determina que “o consumidor que adquirir qualquer tipo de seguro para veículo automotor possui direito de livre escolha das oficinas mecânicas e reparadoras, sempre que for necessário acionar o seguro para fins de cobertura de danos ao veículo segurado ou a veículos de terceiros”. 

A medida também se estende a terceiros envolvidos no sinistro, e em casos em que não houver consenso entre o terceiro e o segurado, a seguradora deverá respeitar a escolha de cada um. A possibilidade de escolha deverá ser informada pelas centrais de atendimento durante a ligação as seguradoras não poderão criar qualquer obstáculo ou impor tratamento diferenciado, nem limitar o direito de escolha. 

Segundo a lei, os motoristas baianos poderão escolher qualquer empresa que tenha pessoa jurídica constituída e com valores de orçamentos médios aplicados aos serviços do gênero. A infração da legislação resultará em sanções administrativas, previstas após a regulamentação. 
 
DA REDAÇÃO. Reprodução do Site Bahia Notícias.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

ATUALIDADE: Entenda a diferença entre os sintomas de zika, dengue e chikungunya

O crescente número de casos do zika vírus no Brasil e sua possível relação com o aumento do nascimento de bebês com microcefalia têm preocupado as autoridades de saúde. Um dos principais desafios dos órgãos de saúde na obtenção de dados confiáveis sobre os casos da doença tem sido a dificuldade de diagnóstico.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas, que decretou emergência internacional em saúde pública em razão do avanço da doença, além do vírus ser detectável somente por alguns dias no sangue das pessoas infectadas, os sintomas de zika são muito semelhantes aos de dengue e de chikungunya, dificultando o diagnóstico médico.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), além de terem se originado na África e serem transmitidas pelo mesmo vetor, os mosquitos da família Aedes, como o Aedes aegypt, cuja ocorrência é registrada em quase todo o continente americano, zika, dengue e chikungunya tem mais coisas comuns. Os sinais clínicos causados por esses vírus são também muito parecidos. São eles: febre, dores de cabeça, dores nas articulações, enjoo e exantema (rash cutâneo ou manchas vermelhas pelo corpo). No entanto, existem alguns sintomas marcantes que as diferem. 

Confira as diferenças entre dengue, chikungunya e zika:
Zika

Os sintomas relacionados ao vírus zika costumam se manifestar de maneira branda e o paciente pode, inclusive, estar infectado e não apresentar qualquer sintoma (apenas uma em cada quatro pessoas infectadas apresenta manifestação clínica da doença). Mas um sinal clínico que pode aparecer logo nas primeiras 24 horas e é considerado como uma marca da doença é o rash cutâneo e o prurido, ou seja, manchas vermelhas na pele que provocam intensa coceira. Há, inclusive, relatos de pacientes que têm dificuldade para dormir por conta da intensidade dessas coceiras.

Ao contrário da dengue e da chikungunya, o quadro de febre causado pelo zika vírus costuma ser mais baixo e as dores nas articulações mais leves. A doença ainda traz como sintomas a hiperemia conjuntival (irritação que deixa os olhos vermelhos, mas sem secreção e sem coceira), dores musculares, dor de cabeça e dor nas costas. Bastante raros, os relatos de morte em decorrência de zika estão, geralmente, relacionados ao agravamento do estado de saúde do paciente, já portador de outras enfermidades. A doença tem sido associada a complicações neurológicas, como a síndrome de Guillain-Barré, conforme relatado durante as epidemias simultâneas de zika e dengue na Polinésia Francesa entre 2013 e 2014.

Ainda não há dados precisos sobre o número de casos de zika vírus no Brasil, dada a dificuldade de seu diagnóstico e verificação laboratorial do vírus no sangue dos doentes. O Ministério da Saúde tem acompanhado as notificações das suspeitas de microcefalia associada à doença. Somente em 2015 cerca de 4 mil casos suspeitos da malformação ligada ao zika vírus foram computados. Desses, 404 foram confirmados. Em 2014, o número de bebês nascidos com a malformação foi 147 - um aumento de 83,6% dos casos. Os registros consideram que as ocorrências se devem por infecções causadas por vários agentes, e entre eles, mas não necessariamente, o zika vírus.
 
 
Chikungunya
As fortes dores nas articulações, também chamadas de artralgia, são a principal manifestação clínica de chikungunya. Essas dores podem se manifestar em todas as articulações, principalmente nas palmas dos pés e das mãos, como dedos, tornozelos e pulsos. Em alguns casos, a dor nas articulações é tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.

A confirmação do diagnóstico é feita a partir da análise clínica de amostras de sangue e o tratamento contra a febre chikungunya é sintomático, ou seja, analgésicos e antitérmicos são indicados para aliviar os sintomas, sempre sob supervisão médica. Medidas como beber bastante água e guardar repouso também ajudam na recuperação. Anti-inflamatórios e até fisioterapia podem ser indicados ao paciente se a dor nas articulações persistir mesmo depois da febre ter cessado.

A chikungunya é considerada mais branda do que a dengue e são muito raras as mortes que ocorrem por sua manifestação. Os óbitos, todavia, podem ocorrem por complicações em pacientes com doenças pré-existentes. No final de janeiro, por exemplo, um homem morreu em Recife em decorrência de miosite aguda causado pelo vírus chikungunya. No Brasil, em 2015 foram registrados 20.661 casos suspeitos da doença. Desses, segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, 7.823  foram confirmados e 10.420 ainda se encontram sob investigação.
Dengue
Os quatro sorotipos da dengue (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4) causam os mesmos sintomas, não sendo possível distingui-los somente pelo quadro clínico. O principal sintoma da doença é a febre alta acompanhada de fortes dores de cabeça (cefaleia). Dores nos olhos, fadiga e intensa dor muscular e óssea também fazem parte do quadro clássico da dengue.

Outro sintoma comum é o rash, manchas avermelhadas predominantes no tórax e membros superiores, que desaparecem momentaneamente sob a pressão das mãos. O rash normalmente surge a partir do terceiro dia de febre. Diarreia, vômitos, tosse e congestão nasal também podem estar presentes no quadro e podem comumente levar à confusão com outras viroses. O quadro de dengue clássico dura de 5 a 7 dias e desaparece espontaneamente e o paciente costuma curar-se sem sequelas.
 
Na ocorrência de dengue hemorrágica a situação torna-se mais complicada. A doença, cuja ocorrência é mais comum em pacientes que apresentam um segundo episódio de dengue, de um sorotipo diferente do primeiro caso, causa alterações na coagulação do sangue, inflamação difusa dos vasos sanguíneos e trombocitopenia (a queda do número de plaquetas). Devido à queda das plaquetas e à inflamação dos vasos, os pacientes apresentam tendência a sangramentos que não cessam espontaneamente, dor abdominal intensa e contínua (pele fria, úmida e pegajosa; hipotensão (choque); letargia e dificuldade respiratória (derrame pleural ou líquido nos pulmões).

Dentre as três doenças, a dengue tem sido considerada a mais perigosa pelo número de mortes. Em 2015, foram registrados 1.649.008 casos de dengue, dos quais 863 vieram a óbito, segundo dados do Ministério da Saúde.  Com informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e Portal EBC.
 
DA REDAÇÃO. Reprodução do Site Verdinho Itabuna.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

URGENTE: Chambinho do Acordeon, intérprete de Luiz Gonzaga, tem carro atingido por tiros depois de show no Piauí


O cantor Chambinho do Acordeon, que interpretou Luiz Gonzaga no cinema, sofreu uma tentativa de homicídio na madrugada de sábado (30), após se apresentar em uma casa de shows na Zona Leste de Teresina. O artista estava acompanhado da empresária e de um amigo, quando um motoqueiro atirou quatro vezes contra o carro em que estavam. Apenas o motorista ficou ferido.

Em seu perfil no Facebook, Chambinho relatou o acontecimento e agradeceu a Deus está vivo. Ele declarou também não entender o que teria motivado o crime: “Qual será o motivo?? Não tenho desavenças pessoais com NINGUÉM, Confundiram o carro??? Ou querem fazer o mal comigo?? ESTAMOS VIVOS !!! ATÉ AONDE VAI ESSA MALDITA VIOLÊNCIA????? Logo no Piauí?? Não acredito que isso aconteceu ou está acontecendo!! Agradeço o apoio de todos!! A VIDA SEGUE!!!”

O G1 conversou com a empresária e namorada do cantor, Daniela Piccino, que estava com o artista dentro do carro. Ela contou que Chambinho terminou a apresentação volta de 2h15 e cerca de 50 metros da casa de shows, um motoqueiro armado começou a disparar contra o veículo em que estavam. “O nosso amigo era quem dirigia o carro. Estávamos animados, falando de composições, por isso andávamos a 40 km/h, quando ouvi um barulho e achei que fosse o pneu estourando. Logo em seguida olhei para o lado e vi o motoqueiro armado, então gritei de medo, mas na hora ele atirou mais três vezes mirando bem no Chambinho, que estava no banco do passageiro da frente”, relatou.


A empresária Daniela Piccino revelou que uma das balas passou na frente do cantor e atravessou a outra porta. Os estilhaços atingiu o braço do motorista e motoqueiro fugiu, dobrando em uma rua à direita. “Ainda vi outra moto se aproximando do carro e mandei o nosso amigo correr. Fomos direto para o hotel e acionamos a polícia. Nós registramos boletim de ocorrência na Central de Flagrantes e prestamos depoimento ao delegado da área. O Chambinho ficou muito abalado, quis embora da cidade ainda de madrugada, mas nossos amigos conseguiram acalmar ele e decidimos ficar mais um tempo em Teresina”, contou.

Além do show nesse sábado (30), Chambinho do Acordeon veio para Teresina participar do casamento de um amigo, em que ele e a namorada eram os padrinhos. O cantor preferiu não falar com a imprensa, pois ainda estava tentando dormir. O delegado Adelmar Canabrava, titular do 12º Distrito Policial e responsável pelas investigações, informou ter solicitado as imagens de todas as câmeras de segurança localizadas na Avenida Nossa Senhora de Fátima, onde aconteceu o crime. Nenhum suspeito foi preso até às 11h deste domingo.

FONTE: G1