O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ) acatou na última segunda-feira (26), por meio da 1ª Câmara Criminal, as denúncias oferecidas pelo Ministério Público estadual contra quatro prefeitos do interior baiano.
Serão julgados: José Roberto Batista de Oliveira, de Eunápolis; Gideão Soares Mattos, de Itarantim; Hildefonso Vitório dos Santos, de Pé de Serra; e José Lopes dos Anjos, Novo Horizonte.
Segundo o coordenador do Núcleo de Crimes Atribuídos a Prefeitos do MP (CAP), promotor de Justiça Antônio Faustino, que participou da sessão juntamente com o promotor de Justiça José Jorge Freitas, pesam sobre os prefeitos acusações diversas, como apropriação e utilização indevida de recursos públicos, contratação de servidores sem concurso público, uso de documentos falsos e contratação de serviços sem licitação.
Pé de Serra
Denunciado por contratação irregular de servidores, Hildefonso Vitório dos Santos, segundo o promotor de Justiça José Jorge Freitas, nomeou 197 servidores concursados sem que houvesse vagas e sem respeito à ordem de classificação.
De acordo com o promotor, o prefeito de Pé de Serra ainda se apropriou indevidamente de mais de R$ 46 mil, quando alugou para o Município, por meio de contratos sobrepostos e superfaturados, seu próprio carro. Hildefonso comprou o carro de um terceiro, não passou para o seu nome e começou a alugá-lo para o Município, explica José Jorge.
O ex-prefeito de Conceição do Coité, Wellington Passos de Araújo (DEM), conhecido por Tom Araújo, lançou, no domingo (24) a sua candidatura a deputado estadual. O evento ocorreu nas dependências da Associação Cultural Castro Alves e contou com a presença de centenas de simpatizantes e representantes de diversos municípios.
Tom apresentou-se pela coligação "A Bahia Merece Mais" - DEM/PSDB e onde ao seu lado estava o prefeito de Coité, Renato Souza (PP), o deputado Estadual Emério Resedá (PDT) e seu pai, ex-prefeito de Conceição do Coité e líder político Hamilton Rios. O líder do prefeito na câmara, o vereador José Jailmo Pereira Gomes (PHS), disse que Tom é ficha limpa e nada atrapalhou seu registro, "ao contrário do que dizem a oposição", pontuou.Tom citou algumas ações do período que administrou o município (2001 a 2004) que segundo ele, contribuíram para melhorar a vida das pessoas. Ele deu algumas alfinetadas na oposição, acusando de querer lhe desgastar e aproveitou o seu discurso para fazer singelos elogios ao deputado Emério Resedá (PDT), que esta deixando o seu quinto mandato e está lhe apoiando com todo entusiasmo nesta campanha.
O deputado Emério Resedá foi o primeiro a falar e explicou os motivos de não ser candidato a reeleição e pediu ao povo que lhe desse um presente, ou seja, Tom como deputado estadual.O ex-deputado Misael Ferreira (PR), disse a equipe do CN, que o final da tarde e inicio da noite de domingo, vai entra para história do município. Segundo ele, a região sisaleira estava carente de uma representação que defenda o sisal "e Tom tem prepara para isto", finalizou.Para o prefeito Renato Souto, a vitória de Tom, será mais um sonho a ser realizado. "Tenho uma grande missão nestes 60 e poucos dias que restam para eleição e vou trabalhar dobrado no convencimento das pessoas para votar em Tom", garantiu Souza.
Palanque de Tom
Emoção de Hamilton Rios - Um dos poucos líderes da região sisaleira, com militância destacada no município de Conceição do Coité, o ex-prefeito Hamilton Rios, com mais de setenta anos de idade, se emocionou ao receber do neto Lucas Resedá, uma bandeira que simbolizou a eleição de 1982 e ouviu músicas que marcaram as campanhas daquela época. Ele pediu ao filho candidato que cuidasse bem dos municípios onde será votado e se preocupasse primeiro com os mais pobres.Uma marca do evento foi o entusiasmo das pessoas, que acompanhavam as musicas que vão conduzir a campanha a exemplo do hino da vitória da F-1, utilizada pela Rede Globo, durante as corridas de formula1.
Emério Resedá será coordenador da campanha
Só Paulo Souto foi lembrado - Mesmo o prefeito Renato Souza, o deputado Emério Resedá (PDT) e o ex-deputado Misael ferreira (PR), afirmarem que votam com governador Jaques Wagner (PT), na sua reeleição, apenas Tom lembrou a chapa majoritária da coligação DEM/PSDB e do candidato ao Governo Paulo Souto. Tom também referenciou o bom relacionamento que mantém com o candidato a senador, o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo. No evento, Ronaldo foi representado pelo vice-prefeito de Feira de Santana, Paulo Aquino.
Os "Ramos" não foram ao evento- Os principais líderes políticos da família "Ramos", ou seja, o vice-prefeito Deraldo Ramos (PP), o presidente da Câmara, vereador Edvaldo Ramos (PP), vereador Orlando Ramos e a secretária de educação, Genilda Mota, esposa do ex-prefeito Éwerton Rios, não foram ao evento.
Dobradinha - Ao final da reunião, o público foi convidado para a reunião de apresentação do candidato a deputado federal, Fábio Souto, que esta fazendo dobrainha com Tom em cinco municípios localizados nas regiões sul e ex-tremo sul, com o candidato Tom Araújo. Segundo o coordenador da campanha de Tom, deputado Emério Resedá, será outro grande evento e acontecerá no Clube Social do Povoado de Almas, na sexta-feira (30).
O candidato ao governo do estado, Paulo Souto, teve um final de semana marcado por intensa movimentação. Em Riachão do Jacuipe, Souto passou por Chapada e visitou a Festa de Vaqueiros de Barreiros.
Entre sábado e domingo, Souto participou de eventos em Itaberaba, Salvador, Porto de Sauípe, Praia do Forte, Malhada, Baixa Grande, Pintadas, Capela do Alto Alegre, Chapada e Barreiros (Riachão do Jacuipe) e Cansanção.
Ao lado dos companheiros de chapa, os postulantes ao Senado, José Carlos Aleluia e José Ronaldo, e de diversas lideranças políticas, o candidato ao governo baiano reforçou alianças, fez corpo a corpo, escutou as reivindicações da população de cada localidade e marcou presença em festas que simbolizam a cultura do povo baiano.
Na tarde desta segunda-feira (25/07), Paulo Souto estará em Feira de Santana, onde participa de procissão e missa à Nossa Senhora de Santana. Também à noite, o candidato ao governo se reúne com lideranças políticas no distrito de Humildes.
Riachão do Jacuípe
Neste domingo, vindo de Pintadas, Paulo Souto chegou a Riachão do Jacuipe por volta das 14 horas. Logo ele se deslocou até o povoado de Chapada, onde lideranças e populares o aguardavam. Comandado por Tânia Regina Matos, o grupo recepcionou o democrata por volta das 15 horas.
Em Chapada, houve uma rápida concentração no clube local, onde aconteceram alguns discursos. Além de Souto, falaram também José Ronaldo e Aleluia, o deputado Paulo Azi, as lideranças Tânia Matos, o vereador Calos Matos, o ex-vereador Ladinho, as lideranças Catarino Rios, Xavier Menezes e Piri.
De Chapada a comitiva de Paulo Souto se deslocou para Barreiros, onde acontecia a tradicional Festa de Vaqueiros do Distrito. Os oposicionistas foram recebidos pelo ex-vereador. Juntos, fizeram um rápido corpo a corpo, tiraram fotos e abraçaram populares. O candidato ao Senado, Zé Ronaldo, com laços familiares no Direito, esteve bem à vontade no meio do povo. “Esta foi a primeira vez que um candidato a governador (e ex-governador) veio aqui em Barreiros. Antes, se não me engano em 1978, somente Roberto Santos já tinha vindo aqui para inaugurar uma obra”, disse Noé do Quintalzinho, morador da região de Barreiros.
Souto promete asfaltar estrada de Berreiros
Na sua rápida passagem por Barreiros, Souto foi informado sobre a sua principal atividade econômica local, que é a exploração de cerâmica. Entusiasmado com a dinâmica, o candidato prometeu ajudar o incentivo da atividade e disse que vai asfaltar a estrada que liga Barreiros à BR 324. “Se vencer as eleições, vou asfaltar este trecho da estrada até à BR 324”, garantiu.
Depois de Barreiros, Souto e comitiva se deslocaram para o município de Cansanção, onde acontecia a festa do Padroeiro.
Presidente Lula na solenidade de entrega da medalha 2 de julho
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a Comenda Grã-Cruz da Ordem 2 de Julho na noite desta quinta-feira (21), no Palácio Rio Branco, centro de Salvador, das mãos do governador Jaques Wagner (PT).
Emocionado, o presidente disse que se sentia “orgulhoso” pela honraria. “Receber a medalha 2 de Julho é uma honra inestimável para qualquer brasileiro, principalmente um brasileiro de Pernambuco”, disse. “Isso significa que eu e você, Wagner, estamos fazendo uma reconciliação histórica entre a Bahia e Pernambuco”, acrescentou, referindo-se a uma antiga rivalidade entre os dois estados.
Além de agradecer a Wagner, o presidente Lula também agradeceu “ao povo baiano”. Com um discurso lido, mas recheado de intervenções de improviso, o presidente fez questão de tocar a alma dos baianos, relembrando fatos históricos da nossa independência.
Lula lembrou heróis como Maria Quitéria e Joana Angélica e destacou da importância do nosso hino. Ao mencionar o nome desses heróis, Lula também lembrou a luta de Zumbi dos Palmares, Gregório Bezerra e Marighela. “Zumbi mesmo foi tratado como bandido, mas deveria ser tratado como herói, porque tudo o que ele fez foi lutar pelo fim da escravidão”, frisou.
Retomando o que Wagner dissera antes no seu discurso, Lula também lembrou de episódios na Bahia sobre a fundação do PT. “Foi em 15 de julho de 1978, no Hotel da Bahia. Neste dia sairia a idéia para a criação do Partido dos Trabalhadores”, revelou.
O presidente também procurou afagar a platéia, predominantemente política - já que as portas do Palácio Rio Branco foram fechadas para a solenidade -, prometendo trazer uma extensão da Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira -Unilab) para a Bahia.
O governador Jaques Wagner, que entregou a medalha 2 de Julho ao presidente Lula, também se disse “honrado e inspirado” por ter tido a oportunidade. Em seu discurso o governador voltou a fazer rasgados elogios ao presidente. ”Eu sempre disse que o presidente me inspira a fazer política. O espírito dos heróis do 2 de Julho foram feitos da mesma cepa que é sua postura e sua conduta de ser humano”, disse Wagner.
**Visita a Feira de Santana: A solenidade se encerrou por volta da 21h, quando o presidente concedeu uma rápida coletiva. Hoje, Lula cumpre agenda em Feira de Santana. O primeiro compromisso está previsto para as 10h, quando o chefe do Palácio do Planalto participa da Cerimônia de abertura do II Encontro Nacional da Agricultura Familiar.
Depois, ele participa da cerimônia de inauguração do Conjunto Residencial Conceição Ville - Programa Minha Casa, Minha Vida - e assinatura de termo de cooperação e parceria com as presenças de autoridades do município e região.
A previsão do encerramento é às 15h, quando Lula retorna a Salvador e viaja para Garanhuns, Pernambuco.
Nesta quinta-feira (21/07/10) foi realizada a operação “Comando Geral” Policia Rodoviária Federal, que visa a redução de acidentes e o combate à criminalidade na BR 324.
Com a operação, a PRF do Posto 02, em Capim Grosso, apreendeu 200 KG de queijo que estavam sendo transportados por Gilberto de Lima Cordeiro, 41 anos, natural de Riachão do Jacuípe.
A apreensão foi feita no km 418 da BR 324, às 10h50. Os policiais fizeram a fiscalização no veículo Fiat Fiorino, placa JNQ - 4639 – BA.
Segundo a Policia Rodoviária, o queijo estava sendo transportado na carroceria aberta do veículo, sem o devido acondicionamento e sem as mínimas condições de higiene.
A carga apreendida foi encaminhada para a ADAB da cidade de Riachão do Jacuípe, onde o queijo foi incinerado.
Cantora e seu filho são emeaçados com "vodus" na internet
De acordo com informações do jornal O Dia desta segunda-feira (19), a cantora Claudia Leitte e seu filho Davi, de 1 ano e 5 meses, estão recebendo ameaças através do Twitter.
Segundo o jornal, pelo microblog, meninas chegaram a mandar mensagens para o perfil da cantora dizendo que fariam boneco de vodu de seu filho.
Em entrevita a revista Veja dessa semana, Claudia disse que pretende entrar em uma campanha contra os riscos do mundo virtual.
Essa não é a primeira vez que a cantora tem problemas com a internet. Recentemente, conforme matéria publicada pelo NaTelinha, Claudia Leitte teve suas fotos expostas em um site de pornografia, além de ter um domínio de internet registrado com seu nome para fins lucrativos.
Fotos da cantora foram usadas indevidamente em falso perfil, por essa Claudia Leitte não esperava. O Girls From Paradise, um renomado site de garotas de programa que atua em Londres e no Reino Unido está usando indevidamente imagens da musa em sua página, onde prostitutas exibem “fotos pessoais” para que os clientes possam escolher com qual delas vai sair.
A profissional que se passa por Claudia Leitte no site tem o nome de Emanuella e tem 24 anos de idade, fala os idiomas Português e Inglês e se denomina bissexual, isto é, faz programas com homens e com mulheres. Esse mesmo site, no passado fez a mesma coisa com a cantora Sandy, onde outra prostituta usou indevidamente fotos da morena para fazer a mesma coisa que estão fazendo com Claudia Leitte.
Leiam agora o texto que estão usando para exaltar a “acompanhante” que está usando as fotos de Claudinha:
“Emanuella é um exclusivo e latino novo modelo. Ela é uma ex-modelo e apareceu em vários shows e também revistas.
Ela é uma beleza divina com uma personalidade encantadora e uma sensualidade cativante radiante.
Ela é uma modelo alta e magra, peituda que é absolutamente incrível.
Ela é uma modelo linda e muito sexy e tem cabelo comprido ondulado loiro e um rosto muito bonito…”.
Grande parte das ações de impugnação, que corresponde a mais de 10% das cerca de 990 candidaturas registradas no estado este ano, se refere a irregularidades na apresentação de contas de campanha.
O cerco aos candidatos com problemas judiciais e administrativos se fechou ontem, quando 107 políticos da Bahia tiveram os registros de candidatura impugnados pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE). Agora, eles terão de recorrer à Justiça, que pode acatar ou não a decisão da PRE. Grande parte das ações de impugnação, que corresponde a mais de 10% das cerca de 990 candidaturas registradas no estado este ano, se refere a irregularidades na apresentação de contas de campanha. Em seguida, vêm os casos relativos à Lei da Ficha Limpa: rejeição pelos Tribunais de Contas da União (TCU), do Estado e do Município (TCM), ausência de certidões criminais e cíveis, e por último, um único caso de renúncia de mandato para escapar da cassação. Trata-se do candidato a deputado federal Coriolano Sales (PSDB), suspeito de integrar a máfia das sanguessugas.
Segundo o autor das ações, o procurador regional eleitoral Sidney Madruga, em 2010 houve um recorde no número de impugnações enviadas ao Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE). Dos 107 políticos atingidos pela medida da PRE, 72 são candidatos a uma vaga na Assembleia Legislativa e 34 tentam ingressar na Câmara Federal. Em um dos casos, a impugnação se refere a um primeiro suplente para o Senado: Roque Aras (PV), cujo registro apresentou irregularidade nas contas de campanha. A lista enviada ao TRE pela procuradoria inclui nomes de todos os grandes partidos e coligações envolvidas na sucessão estadual. Entre os políticos mais conhecidos que tiveram a candidatura impugnada, destacam-se Beto Lelis (PMDB), Benito Gama (PTB), Carlos Brasileiro (PT), Genebaldo Correia (PMDB), Geraldo Simões (PT), Humberto Cedraz (PSDB), Isaac Cunha (PT), Joseph Bandeira (PT), Neusa Cadore (PT), Tonha Magalhães (PR) e Vespasiano Santos (PTN). Segundo Madruga, além das impugnações feitas ontem, o restante dos registros de candidatura também será analisado pela PRE. "Podemos nos posicionar favoráveis ou não aos pedidos. A lista pode crescer", afirmou. Há ainda pedidos de impugnação feitos por partidos. O PMDB entrou, entre outros, contra o candidato a vice de Jaques Wagner, Otto Alencar (PP).
Fonte: Correio da Bahia
Nome da deputada Neusa em lista do TRE foi equívoco:
Foi divulgada na quarta-feira,14, em toda imprensa baiana, a lista com 107 nomes de candidatos que poderão ter seus registros impugnados, dentre eles o da deputada estadual Neusa Cadore. A parlamentar, foi ao TRE para esclarecer o fato e constatou trata-se de um equivoco a inclusão de seu nome na lista e imediatamente através da sua assessoria divulgou nota lamentando o ocorrido.
A deputada estadual Neusa Cadore (PT) esclarece acerca das notícias veiculadas na imprensa ontem, 14, que houve um equívoco na inclusão do seu nome na lista dos candidatos com pedido de impugnação pela Procuradoria Regional Eleitoral. O motivo alegado pelo órgão foi a ausência de certidões para o registro da candidatura, o que não tem fundamento porque todas as certidões foram protocoladas no prazo regulamentar. À tarde, foi apresentado por ela um pedido de revisão da posição do procurador, uma vez que a irregularidade não se confirma A deputada foi prefeita de Pintadas por duas vezes e nunca teve as contas rejeitadas. Ela lamenta que episódios como esse possam acontecer, prejudicando o processo de construção democrática e a lisura da imagem pública.