quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

URGENTE: Atualizada; Caminhoneiro sofreu AVC em pátio de Posto na cidade de Riachão do Jacuípe


Um fato que ainda segue cercado de mistérios aconteceu nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira de cinzas (26), na cidade de Riachão do Jacuípe. A brigada de socorristas voluntários Anjos Jacuipenses, foi solicitada por volta das 5h30 da manhã, para socorrer um caminhoneiro que havia passado mal dentro da boleia do caminhão em que dormia, no pátio do Posto O Carreteiro, que fica na BR-324, a cerca de um km do centro da cidade.

Ao chega no local, os socorristas encontraram o senhor Renato Brito da Silva, natural da cidade de Valente-BA, caído ao lado do caminhão Ford Cargo de placa OEL-7953, com licença de Itabaiana-SE. Ele tinha um hematoma na cabeça, próximo da orelha, aparentemente causado por uma forte pancada, estava desorientado e não sabia dizer o que tinha acontecido.



Os Anjos socorreram a vítima para o Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe (ISAS), onde passou por atendimento e precisou fazer uma tomografia em uma clínica da cidade. A família e o dono da empresa de transportes foram avisados e seguiram para Riachão. Segundo o proprietário da empresa, Renato viajava com destino a Minas Gerais.

Até a publicação desta matéria, a vítima seguia em observação no ISAS e ainda estava desorientado, sem conseguir lembrar o que aconteceu. A polícia foi avisada e esteve no local onde estava o caminhão, e não descarta a possibilidade de assalto ou tentativa de assalto, investigações serão feitas, mas, fato é que só quando Renato conseguir lembrar dos fatos, poderá dizer o que realmente aconteceu.

ATUALIZAÇÃO: Segundo informações da família do caminhoneiro, o que aconteceu foi um AVC, e no momento e que Renato descia dá boleia do caminhão, sofreu uma queda causando o hematoma na cabeça, ele segue instável e aguardando regulação para Feira de Santana ou Salvador.

POR ALANA ROCHA. (COM INFORMAÇÕES E FOTOS DOS ANJOS JACUIPENSES)

ATUALIDADE: Balneário da barragem grande de Riachão do Jacuípe vira “point” no carnaval e população percebe melhorias




Para quem preferiu ficar na cidade de Riachão do Jacuípe nos festejos do carnaval, ou mesmo quem deixou o agito da capital baiana em busca da tranquilidade do interior, teve como opção de lazer o balneário da barragem grande. O local é bastante procurado finais de semana e em feriados prolongados, tanto pela população como também por quem visita a cidade.

Na década de 1990, o local foi idealizado passando por transformações que incluíram a construção de uma piscina e de uma cascata de água. Conhecida por seu famoso paredão, engana-se quem acha que só ele precisa de melhorias. Quem passou pelo point do verão jacuipense, notou mudanças positivas e elogiou. A senhora Angélica dos Santos, foi uma das que foi aproveitar o feriado na barragem, ela comentou sobre as melhorias. “Achei o ambiente mais limpo, principalmente os banheiros, que a alguns meses atrás estavam horríveis, agora estão limpos e cheirosos. Além disso outro fato que reparei foi a presença de seguranças, e também o fim do barulho dos carros com paredões de som e fundo aberto, era uma agonia”.




De fato, dentre as melhorias que ocorrem na barragem de Riachão, a cerca de um mês, está a volta do uso das correntes na entrada principal do balneário, que evita que carros e motos desçam até os bares e barracas. Isso segundo Non, um dos administradores do local, era motivo de muitas reclamações de quem frequentava o local. “Era uma agonia danada, tinha gente que chegava aqui com a família umas 11h da manhã, quando dava meio-dia iam embora, por causa da zoada, isso causava até um certo prejuízo aos barraqueiros. De forma consciente estamos conversando com todos e mostrando as vantagens de manter a ordem e calma desse lugar, que muitos buscam justamente por ser mais tranquilo”, salientou.

Já Hugo Dantas, que também colabora na administração da barragem, essas melhorias são só o começo, existe um planejamento para que ainda mais mudanças ocorram. “A barragem já faz parte do cotidiano da população jacuipense, é nosso point de lazer e turismo e precisa ser valorizado, então temos que zelar muito dela. E nos próximos dias traremos ainda mais melhorias, já estamos conversando com o Prefeito Zé Filho e o Secretário de Obras Kim, para juntos vermos as reais possibilidades e projetos, inclusive para os barraqueiros, pais e mães de família que tiram sua renda daqui da barragem”, destacou.

O Prefeito Zé Filho falou a nossa reportagem, que tem um olhar muito carinhoso voltado para a barragem grande. “Nossa equipe está sempre atenta no que pode ser melhorado na barragem, no primeiro ano de nossa gestão fizemos a reforma e reforço do paredão, algo que era muito solicitado. Non e Hugo tem tido a preocupação de observar e trazer as demandas que certamente, na medida do possível vamos acatando e buscando a melhor forma de executar”, ressaltou o Prefeito Zé Filho.



Neste carnaval de 2020, o movimento de pessoas no balneário foi grande, segundo cálculos dos barraqueiros e administradores. A piscina passou por uma limpeza e retoques em sua estrutura, os banheiros foram melhorados e a limpeza da área dos banhistas, foram algumas das melhorias feitas alguns dias antes do feriadão, para garantir que tudo ficasse pronto a tempo para receber os visitantes, que agora contam com a presença de seguranças, que evitaram brigas no local, pois nenhum registro foi feito durante os dias de carnaval, que chegou a contar com um fluxo de aproximadamente 1500 pessoas/dia no local.

POR ALANA ROCHA. (COM INFORMAÇÕES E FOTOS DA ADMINISTRAÇÃO DA BARRAGEM)

OFERECIMENTO:




sábado, 22 de fevereiro de 2020

URGENTE: Mais uma colisão grave no trecho maldito quase acaba em morte na cidade de Riachão do Jacuípe




A “maldição do trecho” continua na BR-324, sempre na área entre Tanquinho e Riachão do Jacuípe. Desta vez não teve mortes, mas foi por pouco. Dois veículos se envolveram em uma colisão frontal gravíssima, após um deles efetuar uma ultrapassagem. Os carros envolvidos são uma Fiat Palio Weekend de placa OZI-9234 licença de Feira de Santana e um Ford Ka sedan de placa PIV-8322 licença de Teresina – PI, o acidente aconteceu próximo ao distrito de São João, povoado de Candeal, que fica a cerca de 10 km de Riachão do Jacuípe.

Os socorristas da Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses, foram acionados por volta de 18h20, ao chegar no local se depararam com as vítimas bastante feridas. Na perua Palio viajavam Rosana Reis da Silva, Edimael Barbosa Souza e uma criança de iniciais J. V. R. S. Já no Ford KA viajavam Almirante Santos Silva, Leonardo Moreira de Souza, Valdinei Oliveira dos Santos e mais uma pessoa não identificada. Com a gravidade da colisão, os Anjos tiveram de agir rápido, pois uma das vítimas estava em estado grave e presa às ferragens.





Um ônibus que presta serviço TFD (Tratamento Fora de Domicílio) para a prefeitura da cidade de Pé de Serra, passou pelo local, minutos após o acidente e deu socorro a três das vítimas que estavam menos graves. Segundo pessoas que presenciaram a batida, um dos carros fazia uma ultrapassagem indevida, quando se deparou com o outro, que mesmo saindo para o acostamento, acabou sendo atingido violentamente. Ainda segundo testemunhas, o Ford KA sedan seguia na direção de Feira de Santana e a perua Fiat viajava no sentido de Riachão.



Todos foram levados pelas ambulâncias dos Anjos Jacuipenses até o Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe (ISAS), constatando a gravidade de uma das vítimas do Ford KA que foi transferida para Salvador. Os demais passaram por atendimento e ficaram em observação. Este é o primeiro acidente que entra para as estatistas da operação Carnaval da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Mas a mancha de sangue e a maldição que parece pairar sobre a Rodovia Lomanto Júnior, está longe de ter fim.

VEJA O VÍDEO:



POR ALANA ROCHA (COM INFORMAÇÕES E IMAGENS DOS ANJOS JACUIPENSES)

OFERECIMENTO:




terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

URGENTE: Carro foi tomado de assalto em Riachão do Jacuípe



Um carro foi tomado de assalto na tarde desta terça-feira (18), por volta das 16h30, na BA-120 que liga Riachão do Jacuípe até a cidade de Serra Preta. O veículo VW Voyage de placa Mercosul OLC-2C10, era dirigido por Cléber Franklin de Oliveira, que viajava com a esposa e o filho, e seguia viagem até o povoado de Descanso, quando foi abordado pelos bandidos.

Além do carro, foram levados os pertences das vítimas e valores, os bandidos tomaram rumo ignorado. A BA-120 nesta região tem diversas estradas vicinais que saem e vários municípios e povoados, Cléber registrou uma queixa na Delegacia de Riachão do Jacuípe, e pede a quem ver o carro (FOTO), que ligue para 190 e acione a polícia. Viaturas estão em diligências em busca dos meliantes, mas até a publicação desta matéria ninguém tinha sido preso.

POR ALANA ROCHA – (FOTOS DO PROPRIETÁRIO)

NOSSO BLOG TEM O APOIO ESPECIAL DE FARMÁCIA DO CHUÁ.


URGENTE: Batida entre carro de funerária e caminhão deixa dois mortos em Riachão do Jacuípe




Um grave acidente na manhã desta terça-feira (18), na BR-324, na cidade de Riachão do Jacuípe, deixou como vítimas fatais Renato Alves e Erivan Sousa da Silva, que viajavam em um carro funerário da empresa PAFA Ataúde, da cidade de Várzea Nova. Erivan dirigia o carro funerário de placa OUR-7287 licença de Várzea Nova, e voltava de Salvador com um corpo de um parente de Renato, que o acompanhava, quando bateram de frente com um caminhão.

O acidente aconteceu nas proximidades do povoado de Santana, a cerca de três quilômetros do centro de Riachão do Jacuípe. A Brigada de Socorristas Voluntários Anjos Jacuipenses foi acionada por volta das 6h40, mas ao chegar no local nada mais pôde ser feito, Erivan e Renato morreram esmagados nas ferragens do carro. Por conta do estrago no veículo, a princípio, achava-se que apenas Erivan estava no veículo funerário, mas nossa reportagem entrou em contato com a empresa em Várzea Nova, e tivemos as informações de que havia mais uma pessoa com Erivan e que eles retornavam de Salvador com um corpo.




O motorista do caminhão é Samuel de Araújo Silva, o mesmo é de Riachão do Jacuípe e estava no local, ele teve ferimentos leves e foi atendido pelos Anjos, mas estava muito abalado e não deu detalhes de como aconteceu o acidente. Agora só uma perícia poderá determinar as causas do acidente. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e o Corpo de Bombeiros de Feira de Santana foi acionado para a retirada dos corpos das vítimas das ferragens, pois com o esmagamento, apenas alicates hidráulicos conseguem remover as ferragens do carro.




Erivan fez aniversario no último dia 11 de fevereiro, tinha 42 anos, e deixa esposa e filhos, Renato era funcionário de uma cooperativa na cidade de Várzea Nova, e já trabalhou também na prefeitura da cidade, ambos eram muito conhecidos e por conta da morte trágica deixou a todos na cidade abalados e tristes, segundo informações da empresa funerária, parentes das vítimas já estão a caminho de Riachão para acompanhar o resgate dos corpos. E mais uma vez a PRF pede atenção dos motoristas no trecho, já que está começando o movimento para Carnaval, e por conta dos vários acidentes já registrados entre o trevo e Riachão do Jacuípe, os inspetores da PRF pedem cautela ao trafegarem no local.

POR ALANA ROCHA – FOTOS (ANJOS JACUIPENSES).


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

"TV VERDADE - MATÉRIA NOVA LEI PARA CELULARES PRÉ PAGOS"


A #tvverdade aportou em terras soteropolitanas …

E em nossa primeira matéria, vamos falar sobre a nova lei estadual que proíbe as operadoras de celular de impor validade aos créditos em pré-pagos, e bloquear o saldo do cliente quando ele expira. Dá o play e confere aí:

Com imagens e edição de @tiagocostagouveia

Agradecimentos ao Shopping Paralela.

VEJA O VÍDEO: 



POR ALANA ROCHA - IMAGENS E EDIÇÃO TIAGO COSTA GOUVEIA.


OFERECIMENTO 


quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

ATUALIDADE: Pela primeira vez na história dos Anjos Jacuipenses aconteceu um resgate emocionante que resultou em um parto




Parece novela, mas foi na vida real, acionados na noite desta quarta-feira (5), os socorristas da Brigada Anjos Jacuipenses tiveram um resgate inusitado e marcante na trajetória destes heróis. Por volta das 19h os Anjos receberam o chamado para socorrer uma gestante, a princípio os socorristas do plantão pensaram se tratar de alguma grávida sentido problemas de pressão, ou mesmo algum incomodo rotineiro, que acomete algumas gestantes perto do momento de dar a luz.

Mas o que os Anjos não imaginavam era encontrar uma mãe já sentindo as contrações, e fortes, com o bebê já nascendo. “Desde quando começaram os trabalhos dos Anjos aqui em Riachão, nunca tinha passado por um momento tão lindo, salvamos muitas vidas em acidentes, maus súbitos, mas ver um ser humano nascer, dar seus primeiros suspiros ao mundo, testemunhar isso foi um presente de Deus. Para nós que estamos sempre acostumados e ver, por vezes últimos suspiros, foi mágico”, relatou emocionado Lucival, que junto com a enfermeira Manuela, praticamente fizeram o parto da senhora Aricélia Araújo de Oliveira.

A família é humilde, e tem poucos recursos, celular para eles é um luxo que ainda não foi alcançado. Assim, quando a esposa começou sentir as dores, o marido saiu pela vizinhança pedindo que alguém ligasse para os Anjos, mas sem sucesso, muitos negaram por não terem crédito no telefone, e não sabiam que em casos extremos, os plantonistas aceitam ligações a cobrar. Mas isso não desanimou o pai aflito, que correu, pasmem, a pé, do Alto do Cruzeiro, onde mora a família, até a rodoviária, onde fica a sede dos Anjos Jacuipenses, um percurso de quase três quilômetros.




Aflito, enquanto os anjos preparavam a ambulância, ninguém sabe como, o papai ansioso, sumiu, certamente para voltar para o lado de sua amada, que teria ficado sozinha com os outros 4 filhos pequenos e sentindo muita dor. Com isso, ao chegar no local indicado, por um desencontro de informações, a ambulância dos Anjos teve dificuldades de encontrar a casa, o que causou mais um tempo de demora, mas como diz o ditado, “o bom da viagem é a demora”, e por conta destes percalços, aconteceu o socorro que vai entrar para a história destes heróis jacuipenses.

Ao entrar no recinto, Lucival e Manoela, observaram que a cabecinha do bebê já estava saindo, não havia tempo para mais nada, só restou a ambos fazer os procedimentos e amparar a criança e tomar as primeiras providências de praxe para manter o bebê aquecido e bem, junto da mãe. Em meio a emoção de vizinhos e aplausos, a mãe e seu mais novo rebento, que ira se chamar Michel, foram colocados na ambulância e levados ao Hospital Maternidade Bom Samaritano, na Caixa D’Água, onde mãe e filho receberam atendimento e passam bem.

Agora a luta é por doações de fraudas e mantimentos para essa família, para esse anjo que veio a mundo pelas mãos de outros Anjos, os Jacuipenses, heróis de um lugar, heróis de um povo. Qualquer doação será bem vinda, pois além de Michel, existem mais 4 irmãozinhos, e a família passa por dificuldades. Basta procurar os Anjos em sua base, ou através das redes sociais. “Estou grata a eles, nem sei o que seria de mim e meu filho, meu esposo saiu desesperado, mas não conseguia achar ninguém para ajudar, tentei manter a calma, e depois que os Anjos chegaram, me senti mais segura ainda, foi tudo pelas mãos primeiramente de Deus e depois as deles”, disse a nova mamãe jacuipense. 

VEJA O VÍDEO:


 

POR ALANA ROCHA – COM INFORMAÇÕES E FOTOS DOS ANJOS JACUIPENSES.

FARMÁCIA DO CHUÁ



URGENTE: Colisão envolvendo três carros quase acaba em tragédia na cidade de Riachão do Jacuípe



Um grave acidente na manhã desta quarta-feira (5) quase acabou em tragédia na BR-324, a cerca de 8 km de Riachão do Jacuípe, local conhecido como trecho da ponte do rio tocós. A batida envolveu três carros, um GM Cobalt, um GM Celta de placa HCS-1542 e um VW Fox. No Cobalt viajavam João de Oliveira Lima, conhecido como “João Biriba” e seu filho João Neto.


As outras vítimas são Antônio de Oliveira Rios, Jéferson Silva Lima, Laiza Carneiro do Nascimento e Marlúcia Silva de Jesus. Os socorristas da Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses foram até o local, mas as vítimas já estavam fora dos veículos e duas já tinham sido socorridas por populares, por isso não há a informação de quem estava em quais carros, a não ser no Cobalt, pertencente a João Biriba.






Não se sabe ainda o que causou o acidente, o GM Celta chegou a capotar antes de atingir o Cobalt. Biriba teve um ferimento na cabeça, o filho dele reclamava de fortes dores nas pernas. Em contato com a equipe do Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe (ISAS), para onde foram socorridas as vítimas, nossa reportagem teve informações de que todos passam bem e estão em observação. Coincidência ou não, em um dos carros foi encontrado um caderno com anotações sobre diferentes formas de colisões de carros (veja foto), como se fosse uma espécie de treinamento ou aula de primeiros socorros ou de agente de trânsito, não foi informado em qual dos carros estava o caderno.





A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e disse que vai apurar as circunstancias do acidente. O trecho já é bastante conhecido pelos constantes acidentes, que muitas vezes acontece por pura imprudência de motoristas que cruzam a região por essa estrada. Os inspetores da PRF mais uma vez pedem cautela a quem trafega na via, principalmente entre Riachão do Jacuípe e o entroncamento da BR-324 com a BR-116 Norte, conhecido Trevo, que registra mais acidente e mortes do que toda a extensão da via que sai de Salvador e vai até Juazeiro.

VEJA O VÍDEO:






POR ALANA ROCHA – COM INFORMAÇÕES E FOTOS DOS ANJOS JACUIPENSES E CLÉBER DE CAMPO ALEGRE.

ESSA NOTÍCIA TEM O OFERECIMENTO DE:



terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

URGENTE: Combate a fraude em ligações de água é intensificado em Riachão do Jacuípe



Em mais uma ação do "Programa de Olho na Perda", realizada na semana passada, mais precisamente na quinta-feira (30), equipes da Embasa desativaram ligações clandestinas no bairro da Barra, em Riachão do Jacuípe, com o apoio da Polícia Militar. Somente em janeiro, a Embasa identificou e desativou 35 fraudes em ligações de água no município. No bairro da Barra foram desativados dois "by pass", que são desvios na rede distribuidora de água, e uma ligação clandestina, conhecida como “gato”, que utilizava água irregularmente há mais três anos. 

O volume de água recuperado, em janeiro,no município foi de 3.619 m³ (três mil seiscentos e dezenove metros cúbicos), água suficiente para abastecer cerca de 600 famílias durante um mês, considerando o consumo mínimo de água de 6 m³ (seis mil metros cúbicos). “As ações de combate a fraude foram intensificadas em toda região,com isso a Embasa pretende evitar contaminações na rede distribuidora de água, combater o desperdício e garantir o abastecimento de quem está em situação regular”, destacou o gerente da Unidade Regional de Feira de Santana, Euvaldo Neto.




Moradores flagrados praticando esse tipo de fraude, além de responder pelo crime de furto de água, serão notificados e multados.“O valor da multa é calculado com base em uma estimativa feita a partir do período que o imóvel passou sem ter ligação de água regular”, explicou a gerente comercial da Embasa, Salen Brito. As multas aplicadas no mês passado no município de Riachão do Jacuípe somam R$ 25.119,00 (vinte e cinco mil e cento e dezenove reais).

A Embasa segue intensificando as ações de combate a fraude e os moradores podem fazer denúncias anônimas por meio da central de atendimento da Embasa, pelo telefone 0800-055-5195, ou enviar uma mensagem através do whastapp da Embasa, no número (75) 99978-2302, informando o local da ocorrência. Os moradores que estiverem em situação irregular podem se dirigir a um dos pontos de atendimento da empresa para regularizar sua ligação de água.

FONTE: Assessoria de Comunicação da Embasa
Feira de Santana: (75) 3602 3799

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

ATUALIDADE: Final de semana com diversos acontecimentos movimentou o plantão dos Anjos Jacuipenses




Mais um final de semana marcado pela movimentação de ocorrências em Riachão do Jacuípe, deu trabalho a Brigada de Voluntários Socorristas Anjos Jacuipenses. Segundo boletim da Brigada, divulgado na manhã desta segunda-feira (3), diversas ocorrências aconteceram entre a sexta e a madrugada de hoje, registrando um óbito e uma tentativa de homicídio, além de diversos acidentes.

Ocorrências começaram com o registro de um atropelamento, que vitimou um homem, de nome não divulgado. Ele foi encontrado caído na praça da matriz, segundo informações de populares, ele foi atropelado por um veículo que não teve a placa anotada, por volta das 20h. O motorista fugiu sem prestar socorro com um corte na cabeça e escoriações no braço direito a vítima foi levada para o Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe (ISAS) onde recebeu atendimento médico.

Já um homem, foi encontrado na feira livre da cidade, inconsciente com suspeita de embriaguez e coma alcoólico, foi encaminhado pelos Anjos ao ISAS. Já durante a tarde de sábado (1), um acidente de moto grave, aconteceu na BA-120, estrada de Serra Preta, e teve como vítima José Nildo dos Santos. Ele foi encontrado caído, mas consciente, Nildo teve fratura exposta na perna esquerda, suspeita de fraturas em dedos da mão e dor intensa em coluna. Uma outra queda de moto aconteceu próximo a AABB, a vítima foi encaminhada para o ISAS.




Um óbito também foi registrado, mas causado por suspeita de infarto. A vítima, um homem, foi encontrado em sua residência numa fazenda, sem sinais vitais, próximo a Comunidade de São Francisco, zona rural da cidade. Mesmo com toda a rapidez dos Anjos para chegar, não adiantou. Mas outra vítima de um possível infarto teve mais sorte, uma mulher encontrada na estrada de Ichú, onde o seu veículo tinha sofrido problemas mecânicos, sentia fortes dores nas articulações, tontura e dor no peito, socorrida com rapidez pela ambulância dos Anjos até o ISAS.

Um carro capotou na tarde deste domingo (2) um carro capotou na BA-120, que liga Riachão do Jacuípe até Conceição do Coité. O homem trafegava no sentido Coité no momento do acidente, segundo informações, o motorista sofreu escoriações leves, uma passageira também ficou ferida, porém não foi informado o estado de saúde dela. Os dois receberam os primeiros socorros e foram transportados para o Hospital Regional Português em Coité. Já na madrugada desta segunda-feira (3), durante as primeiras horas, aconteceu uma tentativa de homicídio no bairro Alto do Cruzeiro. A vítima foi encaminhada ao ISAS.




Entre estes e outros atendimento somaram-se cerca de 17 ocorrências atendidas pela Brigada de Socorristas Voluntários Anjos Jacuipenses. Destacando o brilhante trabalho destes heróis em nossa cidade e na região. Lembrando sempre que os Anjos dependem de nossa ajuda e doações para poderem fazer esse lindo trabalho, por isso qualquer doação é sempre bem-vinda.

DA REDAÇÃO – COM INFORMAÇÕES E FOTOS DOS ANJOS JACUIPENSES.