quarta-feira, 27 de setembro de 2023

EXCLUSIVO: Prefeito de Riachão do Jacuípe descumpre o próprio Decreto e nomeia mulher para seu gabinete

 


Durante as buscas de informações que sempre são feitas no Diário Oficial do município de Riachão do Jacuípe, no início da tarde desta quarta-feira (27), a jornalista Alana Rocha percebeu uma incoerêcia, está publicado no D.O. da Prefeitura da cidade, uma nomeação para o cargo de Oficial de Gabinete em nome de Maria Patrícia de Oliveira Carneiro Lima, que a partir desta quinta-feira, dará expediente no Gabinete do Prefeito, remunerada pela sigla CPC-13, que após a nova Lei Organizacional Municipal, de 2021, tem um salário girando entre um mil e trezentos a dois mil reais. Não seria nada demais, pura rotina, não fosse um detalhe, o Decreto n°760/2023, que no seu Artigo 6º dita que; "Ficam suspensas pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a nomeação e/ou contratação de mão de obra, exceto nos casos que sejam de extrema urgencia".  




O Gestor do munícipio, ao que parece, descumpriu o próprio Decreto, que passou a valer em 01 de setembro de 2023, mas a nomeação aconteceu hoje, 27 de setembro (LEIA O DECRETO 760 NA INTEGRA AQUI), já que na nomeação, não justifica a "urgência" dos serviços que serão prestados em seu gabinete, o fato foi relatado pela jornalista Alana Rocha durante a apresentação do programa Riachão Alerta de hoje, na Web Rádio Riachão News (ASSISTA AQUI). 

Com este mesmo Decreto como pretexto, algumas demissões aconteceram durante o mês de setembro, o próprio Prefeito disse num programa de rádio que se fazia necessário demitir, para conter os gastos e reequilibrar as finanças do município, que segundo ele está sofrendo com quedas no repasse de valores do FPM (Fundo de Participação do Municípios). Até o momento nem o Gestor e nem sua assessoria se pronunciaram sobre a nomeação publicada no D.O. desta quarta. 

DA REDAÇÃO.


sexta-feira, 22 de setembro de 2023

OPINIÃO: Por que tanto medo de Dr° Laurinho?

 


Assim como em muitas cidades pelo Brasil a fora, já se fala em eleições municipais, aqui em Riachão do Jacuípe não é diferente. E nossa cidade tem um "Q" a mais, respira politíca, mal acabam as eleições, para quem ganhou a ansiedade é de entrar logo na Prefeitura e sentar na cadeira, para quem perdeu, já começa a pensar como será feita a oposição, ver onde errou, e começar a traçar metas para daí a quatro anos tentar de novo. 

Nestas ações, nos dois primeiros anos seguintes as eleições, o papel é observar, ver e enfatizar os erros de quem está no poder, como forma de estar na "ativa", aparecendo para o povo. Mas, no terceiro ano, não se fala em outra coisa, ESPECULAÇÕES, quem será candidato??? Mas como em Riachão do Jacuípe tudo é diferente das demais cidades, desde agosto de 2022 que já há conversas na cidade, e "andanças" de pré-candidatos pelos eventos, interior do munícipio e bairros, marcando presença, visitando amigos e assim vai se desenhando "quem é quem".

Junto a tudo isso, começam as tais pesquisas de consumo interno, aquelas feitas pelos candidatos a canditatos e também pelo Gestor da vez, para ver no termômentro a tempertura da aceitação da população, só eu, de janeiro de 2023 pra cá, respondi umas oito pesquisas. Em posse destes números, muitos sabem onde a "porca vai torçer o rabo", ou, "onde o calo está apertando mais". 

Misteriosamente, após essas pesquisas, em sua maioria feitas em nosso município após os festejos de São João, o pré-candidato a Prefeito, Lauro Falcão, o Dr° Laurinho, começou a ser atacado em algumas frentes desta batalha eleitoral, tanto por parte de alguns seguidores de outros pré-candidatos, mas também e principalmente pelo atual Gestor, que ainda não declarou concretamente se irá ou não para reeleição. Olhando clinicamente para esses fatos, só me leva a crer que, nestas tais pesquisas de consumo interno, algo referente a Laurinho os incomodou, causando temor e medo neles.

Além de uma série de ataques ao filho de Laurinho, o Vereador Gabriel Falcão, feitos pelo atual Prefeito, por Vereadores e suplentes da bancada de situação na Câmara e de alguns "sabujos", como diz meu amigo Ailton São Paulo, com intenções de atigir ao pai, alguns temerosos de ver o nome de Dr° Laurinho nas urnas, agora passam o tempo inventando factóides via aplicativos de mensagem, nos tais "grupos do ZAP", a última deles é que o "campeão", como também é carinhosamente chamado Laurinho, está inelegível e não será candidato. Mas, por que tanto medo de Drº Laurinho???

Essa é a mesma cantilena entoada em 2016, quando Falcão não só foi às urnas como obteve mais de seis mil votos, computados e que estão dispostos até hoje no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Lauro Falcão Carneiro, o Dr° Laurinho, entrou para a história do munícipio de Riachão do Jacuípe por dois feitos, foi o Prefeito mais jovem já eleito, em 2004, e até hoje também é o único que já foi reeleito, fato ocorrido em 2008. Além disso, o pré-candidato conta com algo que jamais poderão lhe tirar, CARISMA, nasceu no DNA dele, e conta atrevés disso com muito carinho e receptividade da população jacuipense, principalmente por parte dos mais carentes.

Dr° Laurinho já esclareceu várias informações que são distorcidadas e passadas ao povo pelos que temem vê-lo candidato e na disputa ano que vem, desde as lembranças de fatos de suas duas gestões, alguns até já esclarecidos e arquivados judicialmente, até as questões ligadas a Fundação. Agora a bola da vez é a inelegibilidade, que Laurinho já fez questão de esclarecer por duas vezes, em dois vídeos em suas redes sociais e até mesmo em entrevistas em emissoras de rádio, (veja no final desta coluna). 

Só cego nao vê que, algo em Laurinho está incomodando seus concorrentes, e com os ataques, a única reação que vêm conseguido de Dr° Laurinho é ele ir e estar nas mídias, não só para esclarecer, mas também mostrar sua caminhada em visitas e eventos na sede e na zona rural, sempre muito bem acompanhado de seus entusiastas e correligionários, é aquela velha história minhas queridas leitoras e meus queridos leitores, "BOLO QUANTO MAIS VÊ FERMENTO, MAIS CRESCE"... Laurinho taí, Laurinho taí de novo... 

POR QUE TANTO MEDO DE DR° LAURINHO???

AGUARDEM CENAS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS.

VEJA O VÍDEO:




POR ALANA ROCHA.

URGENTE: Vereador Gabriel de Laurinho se defende de FakeNews sobre ele ter ameaçado o Prefeito

 


Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Riachão do Jacuípe, do dia 14 de setembro, o Vereador Gabriel Falcão, também conhecido como Gabriel de Laurinho, fez uma fala em seu discurso rebantendo os duros ataques que vem sofrendo por parte do Gestor municipal. Já tem alguns meses que o atual Prefeito da cidade vem atacando o Vereador e o seu pai, o Ex-Prefeito Lauro Falcão, o Dr° Laurinho, em entrevistas e também num programa político que o Prefeito apresenta aos sábados na emissora de rádio da familia dele. Durante o programa do dia 9 de setembro, o atual Prefeito disse que no ano de 2012 foi procurado várias vezes por Doutor Laurinho para que, naquela época, fosse o sucessor de Laurinho na corrida eleitoral para Prefeito, citando inclusive outros políticos baianos de destaque no cenário político estadual, como intermediários desses encontros dele com Laurinho.

Neste mesmo programa, o atual Gestor de Riachão do Jacuípe, ainda disse que se negou a fazer acordos com Dr° Laurinho porque não compactuava com as ações dele como Prefeito da época e porque também tinha sido seu opositor ferrenho na Câmara, o mesmo papel que Gabriel faz hoje como Vereador de oposiçao. Mas, fato é que, houve conversas e encotros sim, deixando claro que mesmo sendo o crítico que era, ele cojitou a possibilidade de união, com quem hoje chama de "criminoso". 

O que o Vereador Gabriel falou durante seu discursos na sessão do dia 14, foi que se recusaria veementemente a sequer cumprimentar o atual Gestor do munícipio, quem dirá um dia sentar-se com ele para acordos ou coversas, e que se o atual Prefeito mesmo assim o chamasse, nem que fosse para um "cafezinho", que seria capaz de jogar o café no Gestor, dando êfase a manifestação de quê jamais conversaria com o atual Prefeito. (veja o vídeo do discurso completo no final da máteria).

"Eu falei a frase de forma idiomática, ilustrativa, desde que ali eu me referi a uma situação hipotética, algo que jamais teria a possibilidade de acontecer, desde quando eu não tenho o mínimo interesse em sentar com esse cidadão para qualquer tipo de conversa", destacou Gabriel. O Vereador acredita que todos esses ataques e a distorção de seu disurso são para atingir seu pai, que é pré-candidato a Prefeito de Riachão do Jacuípe e vem ganhando destaque entre os nomes cotados para o pleito em 2024.

"Eles [defensores do atual Gestor] distorcem tudo a favor deles, fizeram um recorte completamente fora de contexto da minha fala, publicaram em um blog aqui da cidade, ligado ao Gestor, criando uma FakeNews, completamente descabida. Mas isso eu sei porque é, meu pai tem ganhado força em torno de sua pré candidatura, e isso tem incomodado a eles [da gestão], agora nós somos o alvo deles para tentar nos desestruturar, mas Deus e o povo sabem da nossa tranquilidade e dedicação a essa terra. Não irei me abalar com esse tipo de ataque baixo, o Gestor tem que explicar a população o porque de tantas mazelas na sua administração, e parar de atacar grosseiramente e arrogantimente quem cobra dele explicações", finalizou.

VEJA O VÍDEO:



POR ALANA ROCHA.


terça-feira, 5 de setembro de 2023

DENÚNCIA: Sob Decreto de redução de gastos patrol da Prefeitura limpa terreno particular de balneário em Barreiros (vídeo)

 



No início da tarde desta terça-feira (5), nosso blog recebeu uma denúncia grave de beneficiamento de terreno particular com uma máquina da frota oficial da Prefeitura do município de Riachão do Jacuípe, trata-se de uma patrol que foi levada até um terreno pertencente a um balneário, de propriedade particular, no Distrito de Barreiros. Segundo informações, este local teria sido um "QG" do atual Gestor durante a campanha eleitoral de 2020. 

Além do uso indevido da patrol, o município, desde a última quinta-feira (31), está sob o Decreto (n° 760/2023) de redução de gastos, onde em seu artigo 8° dita que: Pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, ficam reduzidas em 40% (quarenta porcento) as despesas com borracharia, abastecimento de veículos e máquinas, materiais de consumo e de expediente e manutenções de veículos e máquinas, desde que não afetem a prestação de serviços essenciais à população. 







Ainda de acordo com a denúncia, no momento desta ação, estavam presentes o Vereador Leandro Magno e um dos administradores do Distrito, que conta com dois neste cargo, eles permitiram, além do descumprimento do decreto, já que trata-se de um serviço não essencial, ainda chancelaram o uso idevido da máquina em um terreno particular. (veja vídeo no final da matéria). Mas, enquanto terreno de correligionário é beneficiado com aval do "Vereador do Prefeito", falta o "essencial" de fato, a reconstrução do muro do Estádio, derrubado para acesso na Festa de Vaqueiros de Barreiros (FBV), sobram buracos em muitas ruas e nem mesmo o entulho, restos da obra de pavimentação da rua onde moram os Vereadores Zil de Barreiros e Adonias, liberada a duas semanas, nem estes nunca foram retirados, prioridades.

VEJA O VÍDEO:


 

POR ALANA ROCHA.