Após a exposição em praça púbica dos carros oficiais sucateados, o Vereador Zil de Barreiros, atual Presidente da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Riachão do Jacuípe, vê mais uma preocupação pela frente. Isso porque os carros oficiais da casa da cidadania, também já estão sendo motivo de comentários e polêmicas. O já conhecido carro modelo VW Gol, placa JQP-3339, que já foi notícia aqui neste blog (reveja clicando aqui), quando ficou abandonado em um terreno no Bairro Jatobá, agora está de volta aos holofotes, ele foi um dos carros expostos na semana passada na Praça da Matriz da cidade.
Mas o atual Presidente alega que o abandono do veículo, ocorreu por parte do Poder Legislativo, e não do Poder Executivo, e que o sucateamento do carro teve início a mais de quatro anos, e não seria de responsabilidade do ex-gestor Zé Filho. “O carro está em estado deplorável, sem motor, faltando peças, rodas, situação muito complicada que vem de muito tempo, por várias vezes esse carro foi pauta dos debates da casa. Ali é impossível de arrumar e por para rodar novamente, mas precisamos apurar para saber o porque de terem deixado o carro ficar naquela situação, todo enferrujado, uma verdadeira sucata”, declarou Zil.
Outro perrengue que o novo Presidente encontrou, foi a falta dos carros oficiais da Câmara no primeiro dia dos trabalhos da casa, inclusive no momento da posse do novo mandato dos edis, isso porque, segundo ele, o Ex-Presidente, no final do último mandato, como um último ato, emitiu um documento (ofício), devolvendo todos os carros da Câmara Municipal para a Prefeitura, um ato que, segundo o atual Presidente, foi de extrema irresponsabilidade. “Nós conseguimos reverter a ação e trouxemos de volta os veículos, o atual Prefeito foi compreensível e de imediato anulou o ato, devolvendo os carros para a Câmara”.
O fato do Gol estar entre os veículos oficiais sucateados expostos no Centro da cidade, causou surpresa em alguns dos vereadores, como por exemplo os vereadores Ninho e Beto de Eny. “É equivocado o Gol da Câmara estar ali, deu a entender que o carro ficou naquele estado por culpa da Prefeitura, e não do Legislativo, que é de fato quem tem a responsabilidade sobre o bem”, relatou Ninho.
Já para Beto de Eny, a situação só colaborou para constranger aos vereadores do último mandato. “Ficou feio para a casa e para os colegas do mandato passado, pois expôs um carro que estava sob os cuidados da Câmara, e não da Prefeitura, temos que ter muita cautela quando se trata dessas ações, porque a informação pode chagar com ruído para a população, que pode tirar conclusões erronias do fato”, completou.
Agora o Presidente Zil de Barreiros irá avaliar de que forma pode reverter toda essa situação, até porque além do Gol, completamente inutilizado, a Câmara possui mais dois carros, uma Toyota Hillux que já está bem rodada, com cerca de 11 anos de uso, e mais o recente Fiat Uno, este mais novo e conservado.
POR ALANA ROCHA (COM FOTOS DE GUILHERME MASCARENHAS E ASSESSORIA DA CÂMARA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário