sexta-feira, 11 de junho de 2021

POLÊMICA: Vereador de Riachão do Jacuípe grava conversa com Secretário de Saúde e vasa acidentalmente em um grupo do aplicativo Whatsapp

Incidentes acontecem, não é mesmo? Mas dependendo da proporção que alguns tomam, tornam-se assuntos para dias e dias, ainda mais quando se envolve política e cidades pequenas. É o caso de Riachão do Jacuípe, uma cidade que respira política, e quando se trata de polêmicas, aí é que o caso rende. Na tarde desta segunda-feira (7), mais um assunto veio à tona com direito a perfil de trama de novelas da Globo. O que uma simples carona e um descuido com a ferramenta de gravações de áudio do aplicativo whatsapp pode causar? Neste caso, estes dois ingredientes formaram o estopim de uma BOMBA, a nível de atômica, nitroglicerina pura e explosiva. 

O Secretário de Saúde de Riachão do Jacuípe, Antônio Walter, conhecido como Toninho da CTI, pegou uma carona maldita com o Vereador Marquinhos Leão, talvez acidentalmente, ou propositalmente, não se sabe, o vereador começou uma conversa que acabou indo parar em um grupo de whatsapp. O conteúdo do áudio é bastante comprometedor, desde nomes de pessoas do alto escalão que estariam “mandando na Prefeitura” até rachadinhas de “carros encostados” (alugados), e nomes importantes que figuram na política e na sociedade jacuipense, que estariam obtendo vantagens junto a atual gestão.


Boa parte destas revelações são feitas pelo Secretário Toninho da CTI, que na campanha eleitoral de 2020 se revelou um forte aliado do atual Prefeito, Carlos Matos, mas que desde o mês de abril vem sendo colocado de lado pelo gestor, inclusive, sendo até vetado de dar entrevistas ou receber alôs na emissora de rádio da família do Prefeito, a Jacuípe AM, fato que o mesmo também revela nesta conversa gravada. Jjá o Vereador especula sobre líderes políticos locais e a suas apostas nos nomes de deputados que estes irão apoiar no próximo ano. 


Em determinado trecho, os vereadores Franklin Santana e João Igor, são citados como se estivessem tentando se aproximar da gestão, se aliar ao atual Prefeito, até mesmo o próprio Marquinhos, no início da conversa diz que "não vale a pena fazer oposição" e que está na dele, aguardando. 


Coincidência ou não, nos últimos dois meses o comportamento deste vereadores é neutro, inclusive ambos têm recebido muitos elogios rasgados do gestor, seja em entrevistas ou mesmo no programa que ele apresenta aos sábados na rádio Jacuípe AM. Questionado sobre esses rumores, o líder do grupo destes vereadores, o Ex-prefeito Zé Filho, disse que está deixando seus correligionários “a vontade”, fato é que a própria população já vem percebendo um distanciamento dos vereadores Franklin Santana e João Igor da base de oposição e a aproximação de ambos com a gestão, digamos que seria uma paquera.


CONTEÚDO DO ÁUDIO: A partir daqui, nossa reportagem destrinchou ponto a ponto a gravação, e segue abaixo os destaques das falas mais contundentes, o início da conversa se dá a partir do momento em que o Secretário Toninho da CTI entra em um carro, supostamente dirigido pelo Vereador Marquinhos Leão que diz “Estou na minha e tô na tua, aguardando as coisas acontecer”, o Secretário responde “e não vai acontecer… eu nunca vi um governo desse”. Na sequência o Vereador fala: “Carlinho [Prefeito] não botas as coisas em prática não”, é quando Toninho responde: “Na verdade quem manda no governo é ‘Dina’ [Analdina - Procuradora do Município] e Fabrícia [Chefe de Gabinete e Assessora Direta do Prefeito]", ambas são irmãs, ouça:


 



Mais adiante em outro trecho, os dois falam sobre as alianças e conjunturas para as próximas eleições [estaduais e federais - deputados], nesta parte ambos especulam ações e passos que os Vereadores Franklin e João Igor podem tomar, citando até que o Ex-gestor Zé Filho teria perdido o controle sobre o Vereador Franklin, e que o Vereador João Igor estaria “rodando todo mundo” sugerindo que o Edil em questão estaria sondando todos os grupos, mas que este já estaria quase certo de fechar com a liderança dele, que seria o Ex-Prefeito Lauro Falcão. Nesta parte o Vereador Marquinhos também diz que tentou fechar acordo com o Prefeito Carlinhos, mas que o gestor teria feito pouco caso de sua proposta, e que só resta a ele seguir com seu candidato Kaká Leão, ouça: 





No trecho seguinte, Toninho se diz desanimado com a atual gestão, logo depois os dois entram no assunto sobre ser correligionários ou invés de candidatos, para Marquinhos, às vezes é melhor ser amigo do Prefeito do que candidato, transferir votos, e assim posteriormente tentar barganhar vantagens na gestão, como por exemplo “encostar” [ceder] carros leves ou pesados para prestar serviços na Prefeitura, caminhões seriam mais lucrativos, chegando a ser citado o valor de R$12 mil reais, neste trecho ainda surge uma informação grave, Toninho, citando o nome do atual Secretário de Governo, Érico Matos, sugere que houve rachadinha, possivelmente na gestão da Ex-prefeita Tânia Matos, onde um veículo apurava o valor e deste, três mil reais iam para o filho da Prefeita, ouça:




Até a emissora de rádio da família do Prefeito, a Rádio Jacuípe AM, que pertence a um tio do gestor, foi citada na conversa, segundo Marquinhos, até alôs e abraços que são solicitados no jornal matinal da emissora [Jornal da Manhã] estariam sendo negados pelo apresentador Mário Amaral. Neste ponto o Secretário de Saúde relata que está proibido de falar na emissora, e que vai chegar processos para ele assinar de sua pasta, mas que ele só irá adiante se Carlinhos Matos [Prefeito] der uma contra ordem na Rádio Jacuípe para que ele volte a falar e ainda a criação de um programa de rádio exclusivo para a pasta da Saúde, tendo o Secretário como apresentador, ouça:





Depois desta parte ambos falam sobre as eleições de 2024, Toninho diz que está desanimado com os líderes que restaram na política jacuipense, é nesta parte que ele desce do carro e o Vereador Marquinhos diz que depois eles conversam mais, o aparelho segue gravando, o Vereador ainda fala com um amigo e depois segue dirigindo, bem no final do áudio, antes dele ser interrompido, ouve-se a voz do Vereador dizendo “PROOOONTO”, balbucia mais algumas palavras inaudíveis e a gravação se encerra, ouça:




Essa fala usando a palavra “pronto”, leva a crer que o Vereador sabia da gravação e estaria então parando o dispositivo, por outro lado, em uma entrevista exclusiva ao Jornal da Gazeta, o Secretário Toninho da CTI, afirmou que tinha conversado com o Vereador Marquinhos e que ele garantiu que teria sido um incidente a gravação,  Secretário também sustentou o que disse e falou que o teor da conversa não tinha nada demais que desabonasse a vida pessoal de ninguém, e disse que não volta atrás em uma vírgula do que falou. A conversa acabou indo parar em um grupo de Whatsapp e posteriormente em vários dispositivos de pessoas da cidade. Se fosse um post de rede social, diríamos que viralizou, e que essa conversa gravada entre Secretário e Vereador foi parar nos trend topics do Twitter chamado “boca do povo” de Riachão do Jacuípe. Agora, como se diz no popular, vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos. Ouça a entrevista do Secretário de Saúde no Jornal da Gazeta em nosso podcast aqui na lateral do Blog Hora da Verdade.



POR ALANA ROCHA - JORNALISTA (DRT-5323/BA). Fotos; Internet.







Nenhum comentário:

Postar um comentário