sábado, 25 de março de 2023

ATUALIDADE: Presidente da Câmara de Vereadores de Riachão do Jacuípe dá um basta na farra das diárias

 


Na sessão ordinária da última quinta-feira (23) o Presidente da Câmara de Vereadores de Riachão do Jacuípe, Raimundo Falconery (Chuá da farmácia), resolveu dar um basta no uso indiscriminado de diárias pelos Edis da Casa da Cidadania jacuipense. Pregando a transparência desde que foi eleito em chapa única e apoio de quase todos os Vereadores, inclusive alguns de oposição, para presidir a mesa da Câmara, Chuá tem feito sucessivas prestações de contas do financeiro da Casa de forma verbal, durante as sessões ordinárias como pede o Regimento Interno.

No último mês, o que chamou atenção da população e da opinião pública, foram as quantidades de diárias feitas em apenas 30 dias. Apenas um vereador, que hoje faz parte da bancada do Prefeito, usou 6 (seis) diárias, somando o valor de R$ 2.400,00 (dois mil e quatrocentos reais), algo jamais visto na Câmara jacuipense em décadas, sendo que o salário livre de um Vereador do município hoje, gira em torno de R$ 6.000,00 (seis mil reais) 

Após o assunto virar notícia no programa jornalístico Jornal da Gazeta, na Rádio Comunitária Gazeta FM, que também transmite na íntegra as sessões da Câmara, surgiram várias especulações de que até mesmo Vereadores que não iam até Salvador visitar gabinetes de deputados ou secretarias de estado em busca de demandas para o município, estariam recebendo dos colegas que iam atestados e comprovantes, para assim também poder receber a diária, o fato foi apelidado de “farra das diárias”. 




Em seu programa de rádio, Riachão Novos Tempos Uma Nova História, Toninho da CTI, que já foi Secretário Municipal e Presidente da Câmara, quando estava Vereador, disse ter conhecimento de um áudio vazado onde um vereador, possivelmente da bancada de situação disse; “Isso guerreiro, Chuá nos traiu, vamos fazer diárias guerreiro, tem que fazer diária toda semana guerreiro…” o áudio não foi divulgado. 

Temendo a rejeição de contas, fato que ele mesmo citou em seu discurso na última sessão, o Presidente, Vereador Chuá, relatou que neste mês não pagaria mais diárias, e a partir do mês de abril, cada Edil só terá direito a duas diárias no mês, sendo uma a cada quinzena. Isso impacta diretamente aos Vereadores da bancada de situação, que já estavam planejando ir até Brasilia junto com o Gestor municipal para a Marcha do Prefeitos, que acontecerá nos próximos dias. 

Segundo uma fonte, na reunião após a sessão na sala da Presidência, houve muito bate boca e discordâncias, mas Chuá bateu na mesa e fez valer sua autoridade e poder de Presidente da Casa, ficando claro que a decisão é irreversível, até porque são as contas do seu biênio que estão em jogo, e contas de Câmaras rejeitadas pelo TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) não podem ser revertidas pelas respectivas Câmaras de Vereadores.


POR ALANA ROCHA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário