quinta-feira, 30 de abril de 2015

URGENTE: Homem faz aposta para tentar passar sob carreta e morre atropelado Santa Barbara


Um homem de 34 anos morreu atropelado por uma carreta na cidade de Santa Bárbara, a cerca de 148 quilômetros de Salvador, depois de apostar que conseguiria passar por baixo do veículo, que estava em movimento. O veículo saiu de Cabo Santo Agostinho, no estado de Pernambuco, para entregar uma peça de usina eólica em Campo Formoso. O acidente ocorreu por volta das 9h desta quarta-feira (29), na BR-116 norte. Gilvan Bastos dos Santos, de 34 anos, morreu na hora. 
 
Segundo testemunhas, Gilvan estava voltando de Itapicuru, que fica a cerca de 200 km de Santa Bárbara. Na volta para Feira de Santana, ele e os amigos resolveram parar em um estabelecimento comercial para tomar café. Quando iam voltando para entrar no ônibus, Gilvan resolveu passar por baixo de uma carreta, mas não conseguiu. Ele bateu a cabeça, foi atropelado e morreu na hora. O irmão de Gilvan confirma que a vítima teria feito a aposta. 
 
"Ele estava bebendo e falou que ia passar debaixo da carreta", diz José Bastos. Gilvan estava com mais 11 amigos, que confirmaram que o rapaz estava bêbado, mas negaram que foi feita uma aposta para passar embaixo da carreta. “Não teve nada de conversa, de aposta, nem nada. Quando a gente saiu da lanchonete, a gente falou: ‘Bora, neguinho, bora para casa'. Aí a gente passou pelo fundo do carro e ele passou no meio da carreta", disse Marlan Almeida, amigo de Gilvan. O motorista da carreta não quis gravar entrevista, mas informou que o veículo é grande e que a velocidade máxima é de 40 Km/h. 
 
COM INFORMAÇÕES DO G1 BAHIA

quarta-feira, 29 de abril de 2015

DENUNCIA: Moradores de Pé de Serra reclamam de obra de calçamento parada deixando fossas abertas e mau cheiro na rua e foco de mosquitos




Nossa reportagem recebeu o chamado e foi ver de perto na manha desta quarta-feira (29) na cidade de Pé de Serra, onde desde a Semana Santa uma obra de pavimentação que vinha sendo feita parou. A rua é a Edmundo Carneiro Lima, segundo os moradores depois de passar o calçamento os locais onde ficam as fossas da rede de esgoto da rua foi aberto novamente deixando exposto todos os dejetos que passam por elas.

Alguns esgotos já correm pela rua, causando mau cheiro e incomodo aos moradores. Nas ultimas chuvas a rua alagou, e algumas casas foram invadidas pelas águas e dejetos na parte mais baixa da rua. Paralelepípedos estão acumulados junto com alguns entulhos e lixo, até o acesso de carros e motos e difícil na rua.



A maior preocupação dos moradores são os focos de mosquitos da dengue, que também transmite a chikungunya, doença com sintomas ainda mais graves que a dengue. Todos os dias o moradores chamam os agentes de saúde para que coloque remédio nos buracos que já empossam água.

Procurado por nossa reportagem o Secretário de Obras de Pé de Serra não foi encontrado no galpão e por telefone disse que a obra será retomada o mais rápido possível e que o mesmo está atento ao fato e tomando as providencias cabíveis, ele também disse por telefone que uma nota será enviada ao nosso blog.

VEJA O VÍDEO:


REPORTAGEM E IMAGENS – ALANA ADRIELLE.

URGENTE: Motoboy morre em acidente trágico na noite desta quarta-feira (28) em Riachão dom Jacuípe



Por volta das 23h40 da noite desta quarta-feira (28) um grave acidente envolvendo uma moto de dados não revelados e uma carreta que se evadiu do local, matou o jovem motoboy de  Riachão do Jacuípe, Walter Lima da Silva, mais conhecido como Walter motoboy.


Segundo informações da Polícia Militar, Walter morava na comunidade de Nova Esperança (Furrupa) e estava vindo para Riachão quando sua moto bateu violentamente em um veiculo que pelo estrago que deixou, pode se tratar de uma carreta. O motoboy teve parte do corpo esmagado. 



Quando chegou ao local do acidente, que é próximo ao Matadouro Frijacuípe, a equipe médica do Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe (HMRJ)  que foi na ambulância suspeitou que o mesmo ainda tinha vida, encaminhando para o HMRJ, mas foi em vão, Walter já deu entrada sem sinais vitais.


Nossa reportagem não teve acesso a mais informações, e a família também não quis falar sobre o caso e proibiu o nosso acesso a informações. O corpo segundo informações extra-oficiais que surgiram na frente do Hospital, será levado por um veiculo funerário, mas não se sabe se para o velório ou para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), o que é de praxe nestes casos. 


A Policia Rodoviária Federal (PRF) do posto de Capim Grosso, foi avisada do acidente, e disse que está de prontidão para observar se algum veiculo com avaria passa indo de Riachão no sentido da cidade, caso surja será parado e investigado.

DA REDAÇÃO (Fotos: Arquivo Pessoal - Facebook e enviadas por internautas via WhatsApp).


quinta-feira, 16 de abril de 2015

ATUALIDADE: Ministério Público fiscalizará gastos municipais com festas populares

 
Promotores de Justiça que atuam nos diversos municípios baianos foram orientados a instaurar procedimentos preparatórios para verificar gastos em desacordo com o princípio da legalidade, na realização de festas juninas, micaretas ou eventos congêneres, organizados pelas Prefeituras Municipais. 
 
Isso é o que recomenda o procurador-geral de Justiça Márcio Fahel em publicação divulgada dia 15, no Diário da Justiça Eletrônico. De acordo com o documento, os membros do Ministério Público estadual também deverão requisitar, nesses casos, informações, dados e documentos e ficar atentos à utilização de verbas oriundas de patrocínios, que forem destinadas, sob qualquer título, por entes públicos ou empresas privadas aos municípios. Caso sejam detectadas irregularidades, eles promoverão as medidas jurídicas cabíveis e encaminharão cópias dos documentos à Procuradoria-Geral de Justiça para subsidiar a análise de possíveis ações penais.
 

A recomendação foi expedida levando-se em consideração a atual queda de receita dos municípios e os elevados gastos efetivados na organização de festas, com realização de contratações em desacordo com as normas constantes na Lei de Licitações e Contratos Administrativos, violando os princípios da legalidade, moralidade e economicidade, em detrimento de serviços essenciais, a exemplo da saúde, educação e saneamento básico. 
 
Também foi considerado que a Administração Pública, mesmo no exercício de competência discricionária, jamais poderá distanciar-se do dever de bem administrar, em face do princípio da indisponibilidade do interesse público, pilar do regime democrático. Compete ao Ministério Público velar pelos princípios constitucionais que regem a Administração Pública, em especial, no caso concreto, os da legalidade, publicidade, impessoalidade, eficiência e da moralidade administrativa.
 
DA REDAÇÃO. Com informações do site Verdinho Itabuna (Fotos - Bahia.com e Calila Noticias)

quarta-feira, 15 de abril de 2015

POLITICA: Adiamento da votação das contas do ex-prefeito na Câmara de Riachão gera polemica, mas nova data já foi marcada




“Ele só está adiando o inevitável”, esta foi a frase que mais se ouviu na manhã desta quarta-feira (15) na Câmara Municipal de Riachão do Jacuípe. Hoje seria a votação das contas do ex-gestor Lauro Falcão da sua atuação de 2012, que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) rejeitou. O ex-prefeito aos 45 do segundo tempo fez uma jogada de mestre, e conseguiu adiar por mais alguns dias a sua sentença final.

Mas não adiantou muito, após uma exaustiva reunião, que começou por volta das 9h00, com participação dos vereadores de situação e o advogado Jarbas Abraão, que logo depois teve a presença dos vereadores Franklin, Juninho, Celinho e Ninho, ficou decidido uma nova data, e foi acatado o pedido do ex-gestor de defesa. Com base no regimento interno da casa e na lei orgânica do município, o prazo máximo de votação seria hoje, mas segundo a assessor jurídico da Câmara, Drº Ala, a constituição federal da direito a defesa, e Lauro Falcão aproveitou a brecha.

Para alguns vereadores o ex-prefeito ágil com esperteza, segundo Adelson, que é relator da comissão de finanças da casa, Laurinho queria que a comissão desse um passo em falso e assim poder anular a votação. Já Celinho, aliado político do ex-gestor e presidente da Câmara, disse que Lauro Falcão foi notificado em tempo, mas que sua defesa só foi protocolada agora, e que ele está sendo totalmente imparcial no caso e que não influenciou na decisão do ex-prefeito em enviar sua defesa apenas agora, adiando assim a votação.


Logo depois da reunião que decidiu a nova data e as regras, uma nota foi emitida a imprensa (foto), e ficou decido que Lauro Falcão terá direito a se defender pessoalmente ou representado por advogado, levar testemunhas e ter as contas julgadas, tudo no mesmo dia, “vai ser uma sessão lotada e exaustiva, mas faremos tudo no mesmo dia, o ex-gestor só está prorrogando o inevitável, não sei com que intenção, mas é certo a derrota do mesmo na casa, ele precisa de nove votos, e não tem”, disse o vereador Juninho.

Segundo o vereador Nem de Aureliano, não tenho a sessão, prevalece o parecer do TCM, e o prefeito desde hoje está inelegível, mesmo sem a votação, o que o deixa sem direitos a concorrer a cargos públicos, como o de Prefeito, por exemplo, por oito anos. A nova data para julgar e votar as contas do ex-gestor é o dia 30 de abril, será pela tarde, o anuncio oficial será feito na sessão ordinária da Câmara na manhã desta quinta-feira (16).

VEJA O VÍDEO:

 

REPORTAGEM E IMAGENS - ALANA ADRIELLE

terça-feira, 14 de abril de 2015

URGENTE: Adiada a votação das contas do Ex-Gestor Lauro Falcão na Câmara de Riachão



A notícia caiu como uma bomba na cidade, por volta de meio díade hoje (14), faltando menos de 12 horas para o acontecimento, o programa Mesa Redonda, que escancaradamente faz apologia ao ex-gestor, na rádio comunitária Gazeta FM, deu em primeira mão a informação, de quê a votação das contas de Lauro Falcão foi adiada.

Nossa reportagem entrou imediatamente em contato com o Presidente da Casa da Cidadania, Celinho da Saúde, que ao contrario do que foi pregado na rádio comunitária, que deu a informação de forma tortuosa, dando a entender que não seria mais votada as contas, o Presidente nos deu detalhes do que de fato aconteceu. Segundo ele, o ex-prefeito teve 15 dias para apresentar sua defesa, e só ontem (segunda-feira 13) foi que a defesa chegou a Câmara e foi protocolada. Pelo visto Laurinho adiou o quanto pôde justamente para ganhar tempo.

Ainda segundo o presidente da casa, a defesa foi enviada ao jurídico da Câmara, que avaliou que a mesma deve ser enviada a comissão para que seja apreciada, o que demanda um pouco de tempo, mas que a votação irá sim acontecer, não mais amanhã, mas numa data o mais breve possível. Celinho prometeu dar uma entrevista ao nosso blog amanhã esclarecendo melhor a situação e talvez divulgando a nova data. Então para quem também já comemorava o fato de adiamento, alguns até achando que permanente, continua tudo como antes, apenas adiado por um curto tempo, e como diz o ditado: “O bom da viagem é a demora!!!!”.

DA REDAÇÃO (Foto – Internet)