terça-feira, 15 de agosto de 2017

FESTA: Comemorações de São Roque leva alegria e festa as ruas de Riachão do Jacuípe


Na tarde desta terça-feira (15) por volta das 15hs saiu a tradicional Lavagem de São Roque, este ano o cortejo teve início na casa de Dona Idalina, no bairro Alto do Cruzeiro. A homenagem este ano foi para o Maestro Roberto, durante o cortejo uma porta estandarte carregava um baner escrito: “Maestro Roberto, a você nossa eterna gratidão”.

Alguns vestiam camisas com a frase: “O que eu herdei de minha gente eu naca posso perder”. Como já é tradição varias mulheres se vestiram de baiana, como foi o caso de Dona Anália, que não perde uma lavagem e sempre trás alguma fantasia inusitada ou que remete a algum fato histórico ou que chamou atenção no ultimo ano na cidade. Teve também Nilson do acarajé, vestindo uma indumentária da orixá Oxum e crianças vestidas de baianinhas.



O cortejo percorreu varias ruas da cidade, levando alegria por onde passava, a cada rua mais pessoas se juntavam para seguir a lavagem, que contou com a Banda do Biriba fazendo o som para todos dançarem, músicas de charanga e fanfarra. No dia da lavagem é feriado na cidade, por isso muitos seguem o cortejo até o fim, ou ficam na porta de suas casas esperando a passagem da lavagem do Glorioso São Roque.


A procissão se encerrou em frente à igreja matriz como é de praxe em todos os anos. E escrevendo essa matéria aqui para o blog Hora da Verdade, me vejo lá em frente de casa assistindo o cortejo passando e recebendo tantos abraços como recebia, e me vejo pensando como não damos as vezes valor a pequenas coisas da vida, muitas vezes não segui o cortejo da lavagem, ou por cansaço, mal humor, stress... e hoje só queria estar em Riachão e tomar um banho de cheiro de alfazema e receber aqueles abraços calorosos de Jucira (Juci do Sispum) e tantos outros amigos e amigas. Amo-te meu Riachão do Jacuípe, salve Glorioso São Roque.


POR ALANA ROCHA (ALANA ADRIELLE). FOTOS JOSELITO SOARES.

Nenhum comentário: