sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

ATUALIDADE: Natal em Riachão do Jacuípe é marcado por ruas sujas e “matos” por toda parte

 



Diferente de anos anteriores em que até mutirões aconteceram, para que a cidade de Riachão do Jacuípe chegasse até as festividades de final de ano limpa e com ruas e praças capinadas, o que se vê agora neste 2021 que se finda são, lama, lixo, entulhos e “matos”, algumas ruas se transformaram em verdadeiras florestas, calçadas de resistência parecem mais pasto, de tanto capim.

Enquanto o atual Gestor inaugura novos PSFs em imóveis alugados e canta obras aqui e ali pelo rádio, passeia pela capital federal, a realidade nua e crua da população jacuipense é bem diferente. Principalmente nos bairros mais afastados do centro, como por exemplo Loteamento Mandacaru, Guarapuava, Cidade Maria Luiza, partes do Alto do Cruzeiro, Ranchinho e Santa Mônica, além de algumas ruas da Bela Vista e Loteamento Juquinha Pereira. 

Todos estes locais se somam a Barra, partes do Jatobá e Cleriston Andrade, todos possuem ruas entregues à sujeira e “matos” (veja as fotos). A população tem buscado reclamar em emissoras de rádio, e também junto aos órgãos competentes e o canal de ouvidoria da Prefeitura, este parece se fazer de “ouvido de mercador”, anota, mas providências nunca são de fato tomadas.





O lamentável que resta e fica registrado é uma cidade com aspecto feio, sujo, mal zelada, mesmo em partes do centro, como por exemplo um dos cartões postais de Riachão do Jacuípe, obra que orgulha inclusive o grupo do qual o atual Gestor faz parte, o palco fixo, obra construída pelo saudoso já falecido Ex-prefeito Valfredo Matos, tio do atual Gestor. O palco fixo da quadra hoje mais parece um prédio abandonado, as escadas de acesso aos camarins e área de show, que já foram pisadas por artistas de renome nacional, agora têm como companhia plantas e “matos”, até mesmo dentro da quadra, arena de festas juninas memoráveis e inesquecíveis, atualmente desbotada, com desgastes e brotando “matos” por todos os lados.



“Nunca vi nossa cidade assim, parece cidade em fim de mandato de prefeito que perdeu, feia, abandonada, triste, muitas famílias vindo visitar seus parente e se deparando com esse cenário vergonhoso e tenebroso”, disse um morador que pediu para não ter seu nome divulgado.

Além disso, ainda tem o sentimento de pessoas que não querem se expor para reclamar, boa parte acreditando que não adianta, e evitando se envolver em contendas políticas. Os que ainda tentam sinalizar as mazelas, pedem sigilo, por medo de perseguições. “Eu acredito que ele deva fazer uma limpeza antes do réveillon, não é possível que ele vá deixar a cidade desse jeito”, pontuou a senhora Raimunda Santos, moradora da Barra.

No bairro da  Barra inclusive fica o terminal rodoviário, portal de entrada do município, por onde chegam visitantes que vêm de ônibus. Lá também está o SAC que durante a semana recebe diversas pessoas para atendimento. A população segue na espera de que uma limpeza geral e capinação sejam feitas ainda antes do “ano bom”.

VEJA O VÍDEO, GRAVADO POR MORADORES:



Por Alana Rocha (Jornalista DRT-5323/BA) 

Fotos enviadas por moradores. 

Nenhum comentário: