terça-feira, 3 de maio de 2022

URGENTE: Alunos da rede estadual de Riachão do Jacuípe ficam expostos ao perigo em ônibus escolar mal conservado e em fuga da PRF


Um fato no mínimo inusitado aconteceu no município de Riachão do Jacuípe no início da tarde desta terça-feira (3), um ônibus de placa MXT-0161 licença de Ouriçangas-BA, que transportava alunos até o Distrito de Vila Aparecida, teve que fugir de uma blitz da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-324 nas proximidades do entroncamento com BA-120 (Riachão / Serra Preta).

Ainda durante o Jornal da Gazeta, que vai ao ar de segunda a sexta às 12h30 na Rádio Comunitária da cidade, a Gazeta FM, a apresentadora Alana Rocha recebeu a denúncia de alguns estudantes, que enviaram vídeos para o WhatsApp dela e da emissora. Num destes vídeos o estudante Tobias relatava a aflição pela qual tinha acabado de passar.  “Oi gente estamos aqui no meio do nada” enquanto outra aluna dizia “fardados e largados", todos já do lado de fora do veículo que estava parado no acostamento da BA.

Após relatar o fato no ar, mães de Vila Aparecida que ouviam o Jornal, e já estavam preocupadas com a demora dos filhos chegarem em casa, mandaram mensagens para Alana através do Instagram e para o WhatsApp da Rádio Gazeta FM pedindo providências. “Muito revoltante isso, tenho uma filha que vai nesse ônibus e eu tô pela graça de Deus aqui, aflita, já deu 1h30 da tarde e nada de chegarem e nós mães ficamos  em casa preocupadas esperando”, disse uma mãe. 




Outras mensagens foram enviadas de mães e pais aflitos em busca de notícias, um deles chegou a pegar a moto e ir até a sede do município para buscar o filho que estava no ônibus. Segundo informações, o veículo não tem cadastro na ANTT e nem tão pouco licença para transportar estudantes, denominado de serviço escolar, ainda não se sabe como o mesmo foi contratado pela prefeitura sem esses documento e ainda por cima com emplacamento atrasado. 

Segundo os próprios alunos que viajavam no ônibus, modelo tipo coletivo urbano de carroceria CAIO Vitória, o motorista, que não teve o nome revelado, fez uma manobra muito brusca ao avistar a viatura da PRF e a blitz, entrado em velocidade no acesso à BA-120, quando parou o ônibus ele teria telefonado para alguém e dito que a “federal” estava na pista e que teria desviado por conta do ônibus não estar emplacado e irregular, fato é que as placas são da cidade de Ouriçangas, consta no banco de dados atrasos de licenciamento, Ouriçangas fica a cerca de 97 km de Riachão do Jacuípe, na microrregião de Alagoinhas. 

Alguns alunos relataram também a má conservação do veículo, pneus carecas, assentos quebrados, peças internas soltas, porta traseira quebrada e falta de saídas de emergência, iluminação precária e cinto de segurança não existe. Um vereador do município soltou um áudio em grupos de WhatsApp no final da tarde dando conta da veracidade da denúncia e dizendo que o ônibus não rodaria mais prestando serviços a Prefeitura, e que a comunidade sabia do estado do mesmo e aceitou a situação, para que alunos não fossem prejudicados nos estudos, fato que foi desmentido por quatro mães de alunos que falaram com a nossa reportagem através de mensagem.

O vereador ainda relatou que outro ônibus seria contratado, mesmo que de outra cidade, mas agora a noite os estudantes falaram com nossa produção e disseram que lhes foi dito por parte do setor responsável que não teria transporte para eles amanhã. Até a publicação desta reportagem nem a Prefeitura nem a Secretaria de Educação se pronunciaram sobre o caso, nem mesmo através de nota de esclarecimento por meio das redes sociais ou canais de comunicação das mesmas. 



OS AMARELINHOS - No início da gestão o atual Prefeito expôs em praça pública uma frota de veículos oficiais sucateada e acusou o Ex-gestor de deixar a “herança maldita” para ele, até furto de todas as baterias dos amarelinhos foi relatado em entrevistas. Alguns destes ônibus oficiais passaram por manutenções, nossa reportagem chegou a ver alguns em oficinas da cidade e também em guinchos sendo levados para oficinas até fora do município. 

O amarelinho que servia aos estudantes de Vila Aparecida, deixou de rodar a mais de uma semana, por conta de problemas mecânicos, tal problema teria causado dano em uma peça que não está sendo encontrada no mercado para reposição, o que está causando atrasos no concerto, levando ao setor de transporte e Secretaria de Educação a lançar mão deste “improviso” arriscado de por um ônibus mal conservado e com documentos atrasados para transporte de alunos, que são da rede estadual, que através de convênio repassa verba de ajuda de custo para as prefeituras do interior arcarem com o transporte dos mesmos.

VEJA O VÍDEO:




Por Alana Rocha (Jornalista DRT-5323/BA).

Nenhum comentário: