Venho através desta pagina na posição de Secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente, orientar a população em relação as questões de Meio Ambiente sobre á remoção de árvores no tocante da divisão de Poda, Agressão e Erradicação de Árvores em Logradouros Públicos e também a cerca da divisão de fiscalização da Gestão de Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva.
A divisão de Fiscalização atua no atendimento de denúncias de poluição e corte irregular de vegetação, Esse trabalho na maior parte é amparado legalmente por Leis Municipais assim o cidadão poderá fazer o registro de sua denúncia, o registro será encaminhado á divisão de fiscalização, onde será programada a vistoria para verificação.
No caso de denúncia de poluição, uma vez constatada infração á Legislação, o responsável será notificado. Persistindo será multado e caso se mantenha o problema sem adoção de medidas para a solução, será encaminhando o embargo da atividade poluidora. Poderão se denunciadas a geração das poluições hídrica, sonora, atmosférica e residual.
No caso de corte irregular de vegetação o responsável é notificado para a ciência da Lei, e multado, sendo exigida ainda reparação do dano ambiental.
Enfatizando que para o corte de qualquer tipo de árvore e necessário solicitar autorização na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente. O corte sem autorização implica em multa, de acordo com a espécie e diâmetro da árvore
Abaixo seguem fotos da entrega de mudas do Nim Indiano a um cidadão que após solicitação a Prefeitura removeu a árvore localizada na porta de seu comércio o mesmo apresentou justificativas pertinentes para remoção, e se propôs a plantar uma nova muda no local.
Atenciosamente,
Esaú Silva
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente.
O crime aconteceu na tarde de quarta-feira (26), Sirlene dos Santos Oliveira foi morta com cinco facadas pelo próprio filho, José Carlos Oliveira, no povoado dos 30 região de Capim Grosso, a policia não sabe o que motivou o crime.
Segundo informações de vizinhos da vítima, o filho dela morava em São Paulo e voltou a conviver com ela a poucos dias, o jovem aparentava estar passando por problemas de depressão, mas alguns vizinhos desconfiam também de uso de drogas.
Um vizinho que não quis se identificar, disse a nossa reportagem por telefone, que ouviu uma discussão entre mãe e filho momentos antes do crime, cinco facadas na região do abdome ceifaram a vida de Sirlene, apos o crime o jovem ainda tentou fugir mas foi preso em flagrante pela policia.
No momento da prisão, segundo a policia local, Carlos não falou nada, perguntado por que matou a própria mãe o mesmo se calou, ele foi encaminhado para a Delegacia de Capim Grosso onde está preso, o corpo de Sirlene foi encaminhado para pericia no DPT (Departamento de Policia Técnica de Jacobina, e liberado para sepultamento em Riachão do Jacuípe, de onde era natural.
Sirlene morou por muito tempo na Mandassaia, povoado de Riachão, era filha de Dona Nezinha, moradora do Ranchinho, e entrou em choque ao saber do crime, conhecidos da vítima ficaram chocados, segundo informações, o filho assassino também já morou no povoado de Mandassaia e no Ranchinho, quando era mais jovem.
De interesse público - Hospital Municipal: Diretor Clinico do Hospital Municipal, Dr: Joilson Martins esclarece sobre o funcionamento do Hospital, Terceirização, e outros aspectos do interesse de todo jacuipense. OUÇA AQUI: https://soundcloud.com/prefeituraderiachao/de-interesse-p-blico-hospital?utm_source=soundcloud&utm_campaign=share&utm_medium=facebook&utm_content=https%3A%2F%2Fsoundcloud.com%2Fprefeituraderiachao%2Fde-interesse-p-blico-hospital
Na noite desta terça-feira (26) por volta das 20hs aconteceu um acidente que por pouco não acabou em tragedia, segundo informações o senhor José Ademir segui de Feira de Santana em direção a Riachão do Jacuípe, em seu veiculo GM Corsa de placa CIS-3646 licença de Guarulhos - SP, ao passar nas proximidades do posto Carreteiro o mesmo se deparou com bois na pista.
O impacto foi inevitável e a frente do veiculo ficou completamente destruída, para-brisa quebrado e por pouco o animal não entrou na parte interna do veiculo, o que poderia causar a morte do Senhor Ademir, após a colisão, segundo o mesmo falou a nossa reportagem, ele saiu do carro bastante tonto e caiu ao solo próximo a cabeceira da ponte que fica no Km 456 da BR-324.
Um motorista que vinha logo atras socorreu o Senhor Ademir, ele se reanimou e dirigindo o próprio carro acidentado foi direto para casa de parentes onde deixou o veiculo, e seguiu em outro carro para o Hospital Municipal, onde recebeu atendimento medico e foi liberado em seguida.
A PRF (Policia Rodoviária Federal) esteve no local, onde o boi atropelado ainda agonizava, com a 4 patas quebradas e com fraturas expostas, o dono do animal não foi localizado, segundo os inspetores da PRF o índice de animais a noite nas estradas BA e BR da região tem sido grande, e tem provocado muitos acidentes, alguns com morte, eles alertam para que o motoristas que viajam a noite redobrem a atenção nestes trechos, principalmente entre Serrinha/Santa Bárbara/Feira de Santana, ainda de Serrinha/Coité/Santa Luz/Monte Santo, e Feira de Santana/Riachão/Capim Grosso/Jacobina/Juazeiro, são os trechos com mais animais soltos na pista à noite e durante a madrugada.
Começou na manhã de ontem, (25), o treinamento para os selecionados da Paquetá Indústria de Calçados, no Galpão de treinamento, situado na Avenida Eliel Martins, próximo a Igreja Assembléia de Deus.
De acordo com a necessidade de funcionamento da empresa, serão chamados ao trabalhos as equipes treinadas, e assim trazer de uma forma rápida e imediata geração de emprego e renda em nosso município, a Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe providenciou um gerador para o funcionamento das máquinas, pois, a mais de um mês, aguardou-se o fornecimento de energia por parte da Coelba, que foi solicitado mas a empresa até o momento não cumpriu a solicitação, para não haver atrasos no treinamento, segundo informações ainda esta semana será cobrado da Coelba providencias.
Pela manhã, a prefeita Tânia Matos acompanhou o treinamento, e conversou com cada um dos presentes, desejando sorte e dando estimulo com palavras de carinho, a prefeita disse estar feliz com mais esta conquista que já estará gerando empregos imediatos, e com isso trazer mais qualidade de vida principalmente aos jovens que não tinham esperança de emprego e renda alguns meses atrás na cidade.
"Agora estamos vendo que Riachão terá uma fábrica de verdade, e não aquele fantasma lá na saída para Coité, que não empregou ninguém", disse uma jovem que estava fazendo o treinamento.
"Um emprego de verdade, seguro, era tudo que eu mais queria, agora quero estudar ainda mais para progredir e quem sabe crescer na empresa", disse outro jovem.
Por Alana Adrielle com informações da ASCOM/ Prefeitura.
Aconteceu na noite desta terça-feira (20) no auditório da
UNEF de Feira de Santana, um encontro com a Jornalista e Blogueira Cubana Yoani
Sánchez, o evento teve como finalidade a divulgação da visita de Yoani ao
Brasil.
Às 19hs o evento começou com uma palestra de abertura concedida
pela blogueira, ela falou por cerca de uma hora, com um espanhol um pouco
abrasileirado foi bem entendida por todos os presentes, ela falou das
dificuldades de combater um governo ditador em seu país, Cuba, e como sofre
algumas represálias por postar diversas informações em seu blog.
Yoani Sánchez é uma filóloga e jornalista cubana, licenciada
em Filologia em 2000 na Universidade de Havana, alcançou fama internacional e
numerosos prêmios por seus artigos e suas críticas da situação social em Cuba
sob o governo de Fidel Castro e de seu sucessor, Raul Castro.
É conhecida por seu blog Generación Y, editado desde
abril de 2007, com dificuldades, porque não pode acessá-lo de casa, e por isso
definiu-se como uma blogueira "cega". A revista Time a incluiu em sua
lista de "cem pessoas mais influentes de 2008", dizendo que
"debaixo do nariz de um regime que nunca tolerou dissensão, Sánchez exerce
um direito não garantido aos jornalistas que trabalham com papel: liberdade de
expressão".
Depois de falar, Yoani abriu espaço para perguntas, através
de uma fila pessoas foram uma a uma questionando a mesma.
Protestos e hostilização: No momento das perguntas, alguns jovens que traziam
faixas de protestos contra a visita de Yoani, aproveitaram para extravasar suas
opiniões, o primeiro a perguntar foi um jovem que acabou polemizando e
discursou dizendo que Yoani não era bem vinda e que a mesma servia aos Estados
Unidos contra Cuba.
Entre muitos que perguntaram, alguns demonstraram
hostilidade, outros apoio, mas Yoani sempre respondia com um sorriso, e a todo
o momento dizia que o Brasil e democrático e que entedia os protestos, pois
aqui a liberdade de opinião existe.
Conversa com nossa reportagem: Na saída do palco tentamos chegar até Yoani, mas alguns
seguranças não permitiram ao ver a câmera em minhas mãos ela pediu que o
segurança desse passagem, ao me aproximar dela, pedi que me respondesse apenas
uma pergunta, muito simpática ela disse que “até duas”, aproveitei e lancei logo,
primeiro o que está achando do Brasil e toda esta hostilidade contra você:
“O Brasil é um país belo, de pessoas lindas, estes protestos
não me ofendem nem tão pouco causa espanto, acho que democracia é isso, um povo
livre, que pode falar e expressar suas opiniões, também tenho encontrado muito
carinho por parte de algumas pessoas”.
Yoani, você acredita que um dia Cuba será como o Brasil: “Sim,
acredito e luto por isso, um povo livre, uma imprensa livre, pessoas que pensam
e dão vida aos seus pensamentos, isso um dia poderá acontecer em Cuba”.
Yoani Sánchez deixou o prédio sob uma forte escolta de
policias e seguranças, seguiu para Salvador onde irá visitar pontos turísticos como
Pelourinho, Farol da Barra, na noite desta quarta-feira (21) ela embarcará para
São Paulo onde pega um voou para a Argentina, próximo país que visitará sua
caminhada ainda será grande, apenas no inicio do ano que pessoas foram
liberadas para poder deixar Cuba normalmente.
Prêmios conquistados por Yoani Sánchez:
2008 - Prémio Ortega y Gasset Prize de Jornalismo
2008 - "100 Most
Influential People in the World” - Time
2008 - "100 Hispano-americanos más Importantes"
- El País
2008 - "Los 10 personajes de 2008"
2008 - “10 Most
Influential Latin American Intellectuals” of the year - Foreign Policy
2009 - "25 Best
Blogs of 2009" - Time
2009 - "Young
Global Leader Honoree" - World Economic Forum
2009 - Maria Moors Cabot Prize - Prémio da Columbia
University
2010 - "Prémio Príncipe Claus"
2011 - Prêmio Libertas
2012 - "10 intelectuais ibero-americanos mais
influentes" do ano - A revista Foreign Policy.
A coletiva aconteceu na noite desta quinta-feira (14), às 19hs o auditório do Centro Cultural estava lotado, a população compareceu em massa e todos os Secretários do Governo, Vereadores da situação e o Prefeito e Vice, por volta das 19hs30 o Prefeito Assis entrou no recinto sendo aplaudido de pé por mais de cinco minutos ininterruptos, ele apertou a mão de grande parte dos presentes, um a um.
Com o slogan "Governo da Gente", o telão mostrava a nova marca do governo e das secretarias, do lado de fora também foi colocado um telão para as pessoas que não puderam entrar no auditório, Valdemi de Assis, que é secretario de Comunicação e Relações Institucionais abriu a coletiva em uma breve explanação registrando a presença de todos e da imprensa, disse que um próximo evento deste porte será no ginásio para comportar a demanda de pessoas que foram até o local que ficou pequeno e não coube todos, em seguida chamou ao palco o Prefeito Assis.
Os vereadores Betão, Ana Lene, Danilo, que é líder da bancada do governo, os vereadores que passaram a fazer parte da base do governo, do PSD José Balduino e Araújo, vereador Gel de Tête, Secretaria de Educação ProfEssora Perpetua, de Ação Social Evania Carneiro, marcaram presença.
Rapidamente o Prefeito Assis falou de tudo que encontrou ao tomar posse, segundo ele, muitas contas para pagar, só de INSS o município de Coité deve R$ 40.000.000,00 (Quarenta Milhões) em aberto existe mais de R$ 9.000.000,00 (Nove Milhões) divida esta que vem desde 1987, e que ele prometeu tentar negociar.
Também foi citado pelo prefeito a frota sucateada e materiais do almoxarifado que não serviram para nada, tão grande era a degradação, segundo ele salientou o almoxarifado foi o pior de todos os setores, no prédio da prefeitura uma verdadeira bagunça, pastas espalhadas pelo chão e mais de 85 linhas telefônicas, todas em debito.
Após abrir sua fala, foi mostrado no telão um vídeo com imagens de todo abandono, que arrancou da plateia muitos comentários imagens fortes de prédios escolares depredados, e abandonados, com muitas rachaduras nas paredes, telhas quebradas e muita sujeira, os veículos municipais acabados, um deles provocou a reação da plateia ao aparecer, tratava-se de uma caçamba que dias antes da posse de Assis e Alex estava rodando pelas ruas de Coité, e o grupo a encontrou sem rodas e com motor todo revirado e batido, praticamente toda desmontada, só de multas e emplacamentos dos veículos públicos somam-se mais de R$ 20.000,00 (Vinte Mil Reais).
Assis ainda disse que encontrou muitas "cascas de banana", uma das piores foi a troca dos HD's de grande parte dos computadores da Prefeitura, fora os que sumiram, ou foram sucateados, as quadras esportivas todas com problemas, precisando ser reconstruídas o que mais chamou atenção nas imagens também foi o Terminal Rodoviário com banheiros quebrados, entupidos, sujos de fezes e com roupas velhas pelo chão, cenário de um filme de terror.
Todos os secretários também falaram e cada um destacou os problemas que encontrou em suas pastas e quais soluções serão tomadas para resolve-los, por volta das 22hs o evento acabou apos uma entrevista para os repórteres de rádio que estavam presente, Assis disse que em 4 anos não vai resolver tudo, seria impossível mas que será o mais transparente possível em seu mandato e que sempre vai estar prestando contas ao povo, ele também pontuou a dificuldade de contratações e nomeações por conta da lei de responsabilidade fiscal, mas que sua equipe fará o possível para corresponder as expectativas da população, e terminou sua fala dizendo que as pessoas não o julgue agora, mas sim julguem seu governo apos alguns meses.
Madrugada de terror na Bairro da Bela Vista, em Riachão, por volta da 01hs da madrugada deste domingo (10) um carro foi incendiado na frente da delegacia, o veiculo GM Celta de placa JIY-2129 licença de Brasília - DF pertencente a Cosme Moreira Castro da Silva, por pouco não causou uma tragedia.
Segundo informações de populares, por volta de 01hs, vizinhos escutaram o barulho de vidros quebrando, e poucos minutos depois o fogo tomou conta do veiculo, as chamas foram tao fortes e a fumaça tão densa que pôde ser vista até por moradores de bairros próximos a Bela Vista, pessoas se juntaram com baldes de água para debelar o fogo, que tomou conta de toda frente do carro.
O para-brisa foi quebrado com uma pedra, e através do mesmo foi jogada alguma substancia inflamável e ateado fogo, que rapidamente consumiu o painel plastico, volante, forros das portas, e todo motor, suspensão dianteira e pneus dianteiros.
O dono do carro, Cosme Moreira recebeu nossa reportagem em uma casa, na Bela Vista, onde segundo ele, estava passando o feriado de carnaval, segundo o mesmo um dia depois de chegar em Riachão, mais precisamente quinta-feira (07), ele teria tido uma briga com um jovem conhecido como Júnior "Cabeção", chegando às vias de fato, em frente a casa onde ele está, e depois deste dia o mesmo passou a ameaça-lo, inclusive chegou a atirar pedras em seu carro no sábado a tarde, após discutir mais uma vez com Cosme.
Temendo que o carro sofresse avarias pelo suspeito, Cosme o deixou na frente da Delegacia Civil que fica próximo a casa onde ele está passando o carnaval, por segurança deixou o veiculo dormindo lá, para na manhã deste domingo (10) prestar queixa do fato, mas não teve tempo.
Ninguém confirma que o jovem Júnior tenha sido realmente o autor do incêndio, mas Cosme acredita fielmente nisso, pois conta que sofreu varias ameaças do suspeito horas antes do incêndio, e que até agora depois do fato pessoas ligadas ao suspeito passam pela rua da casa que ele está, e parentes do suspeito comentam o fato com desdem, segundo Cosme disse a nossa reportagem, ele também falou que quer ir embora o mais rápido possível, pois teme pela sua vida, e que quer justiça, pois seu veiculo não possuía seguro. A policia investiga o caso.
Segundo informações da policia, Gilberto Gomes Evangelista é suspeito de ter cometido o crime de homicídio naquele estado. Policiais de Pernambuco, juntamente com os investigadores do SI (Setor de Investigação) e Policia Militar de Riachão, saíram em diligencia em busca do suspeito e o encontrou em sua residência.
Gilberto não esboçou reação no momento da prisão e foi levado até a Delegacia de Policia Civil de Riachão, mas a todo o momento negou o crime sobre o qual é acusado. A policia não sabe informar quando o homicídio aconteceu, apenas disse que os policiais vieram com o mandado expedido pelo Excelentíssimo Juiz Edílson Rodrigues Moura, e Gilberto foi imediatamente recambiado para Pernambuco, onde deverá responder pela acusação.
Gilberto é conhecido na cidade, pois já reside em Riachão há mais de 15 anos. Em 2009, o mesmo implantou no bairro do Ranchinho um centro de reabilitação para viciados e usuários de drogas e bebida alcoólica. Em 2012 o “Pastor” se engajou na campanha política, trabalhando em carros de som e como cabo eleitoral da candidata Gleide Márcia. Ele também fazia parte de uma igreja evangélica da cidade, onde pregava.
Segundo a policia, após denúncias anônimas do paradeiro de Gilberto, o mandado foi cumprido com a sua prisão. Agora ele está preso à disposição da justiça pernambucana.
Atualização:Policiais da equipe malhas da lei de Petrolina, prenderam nesta sexta-feira (08), Gilberto Gomes Evangelista, acusado de homicídio, ele estava morando na cidade de Riachão do Jacuípe-Ba, interior da Bahia, onde foi localizado e preso.
De acordo com as investigações, Gilberto juntamente com seu irmão, assassinou a tiros de revolver a pessoa de nome Edivan, no bairro Cosme e Damião em setembro de 1997, e o motivo do crime, de acordo com o inquérito policial remetido a justiça, foi motivado uma denuncia da vítima a polícia que o irmão do imputado de teria roubado seu veiculo.
Após consulta ao sistema de Informações de Segurança Pública- INFOSEG, os policiais constataram ainda que Gilberto Evangelista também responde pelo crime de latrocínio no estado da Paraíba e a Policia Federal instaurou inquérito em seu desfavor por crime contra a telecomunicações (rádio pirata). O acusado foi apresentado à delegacia de polícia em Petrolina, sendo recolhido ao presídio Doutor Edvaldo Gomes, onde permanecerá a disposição da justiça.
A equipe malhas da Lei que é composta por policiais civis e militares, objetiva o cumprimento das diretrizes do Programa de Política de Segurança Pública Pacto Pela Vida, instituído no âmbito do Estado de Pernambuco, objetivando reduzir os índices de criminalidade no Estado, com a efetivação de cumprimento de mandados de prisão.
Por Alana Adrielle. (Com informções também do site Grande Rio FM - PE).
No inicio da tarde deste sábado (09), por volta das 12h40, mais um afogamento acabou em morte no Rio Jacuipe, desta vez a vitima foi José Magno Gonçalves, de 20 anos de idade, segundo parentes o jovem passou a manhã toda em sua residencia no Bairro do Ranchinho, onde morava, e por volta das 11hs saiu sem dizer onde iria.
Por volta das 13hs a noticia chegou dando conta que o mesmo havia se afogado nas águas do rio próximo ao local conhecido como baia de Zé de Raminho, parentes disseram que José Magno tinha problemas de epilepsia, e que provavelmente pode ter dado uma crise dentro da agua.
Algumas pessoas que estavam no local disseram que no momento do afogamento, haviam dois homens pescando próximo a ele, e segundo informações, estes dois homens não ajudaram Magno a sair da água, achando se tratar de uma brincadeira, pelo fato do jovem ter problemas mentais.
O corpo de Magno afundou e ficou submerso por mais de meia hora, alguns jovens mergulharam e tiveram exito achando o corpo, ele foi retirado da agua e ficou em baixo de uma algaroba, enquanto aguardava a chagada da pericia.
O corpo de Magno segui para o DPT de Feira de Santana, onde sera necropsiado e liberado para sepultamento, veja o vídeo:
Convidada para fazer uso da palavra pelo presidente da Casa, Antônio Marcos Oliveira Silva, a prefeita Tânia Matos foi bastante enfática ao destacar os seus objetivos para Riachão do Jacuipe nos próximos quatro anos.
“Primeiro estamos colocando a casa em ordem. Fizemos o recadastramento dos funcionários e remanejamos para desempenhar suas funções; não podemos permitir que nossa juventude seja destruída pela droga; precisaremos reconstruir a saúde de nossa população, a educação também será prioridade em nosso governo; percebemos algumas escolas que precisam de reformas e faremos de tudo para adaptá-las o mais rápido possível”.
A prefeita também anunciou o encaminhamento de proposta para a pavimentação asfáltica do centro da cidade até a ponte que dá acesso ao bairro da Bela Vista. O Centro Administrativo de Riachão do Jacuipe (CARJ) também será reformado e ampliado para o pleno funcionamento de todas as secretarias.
Estiveram presentes ainda na primeira sessão da Câmara, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Esaú Silva, o Secretário de Finanças, José Carlos de Matos Soares, a Secretária de Educação, Ana Rita Rios, além de Edmilson Castro (Borgéu).
Atividades
As atividades na Câmara começaram por volta das 9h, sob o comando do presidente Antônio Marcos Oliveira Silva (Marquinhos), que desejou boas vindas ao público e colegas vereadores.
Na atual Câmara, houve uma renovação de aproximadamente 50 % em relação a legislatura que se expirou no dia 31 de dezembro de 2012. A bancada que apóia a prefeita Tânia Matos tem seis parlamentares: Francisco Xavier Menezes, Adelson Guimarães, Joãonério Avelino de Santana (Nem de Aureliano),Catarina Roma, Zil de Barreiros e Ana Clécia Ferreira.
Pela oposição, os vereadores Valdoberto Oliveira Carneiro (Beto de Eni), Franklin Santana; Adonias Alves, José Nivaldo Cordeiro (Ninho Moto Boy), Antônio Marcos Oliveira Silva (Marquinhos), Antônio Brito Júnior (Juninho) e Célio Roberto (Celinho da Saúde).
Inicialmente, os vereadores usaram a tribuna da Câmara num expediente de cinco minutos, para apresentar as suas propostas. O parlamentar Adelson Guimarães abordou a necessidade de recuperação nas estradas vicinais, além da preocupação com o estado em que se encontra a ponte destruída na estrada que liga o município de Riachão do Jacuipe à cidade de Ichu.
Outro assunto bastante explorado na primeira sessão da Câmara foi sobre a aquisição de uma casa de apóio em Salvador, haja vista a demanda e os transtornos enfrentados pela população jacuipense quando precisa levar algum parente à capital baiana.