quarta-feira, 30 de julho de 2014

ATUALIDADE: Prefeita Tânia Matos assina pacto pelo enfrentamento à violência contra a mulher em Riachão


No dia 16 de julho, a Prefeita Tânia Matos esteve em Salvador, na Secretaria de Politicas para Mulheres, na oportunidade, ela  assinou mais um ato em favor da emancipação feminina: “O Pacto pelo enfrentamento à violência contra a mulher”.

O Pacto pelo enfrentamento à violência contra a Mulher  foi lançado em agosto de 2007 pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como parte da Agenda Social do Governo Federal e consiste num acordo federativo entre o governo federal, estaduais e municipais para o planejamento de ações que visem à consolidação da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres por meio da implantação de Políticas públicas integradas em todo território nacional.

Além do Pacto, outras ações positivas em prol da emancipação feminina e da mulher jacuipense aconteceram na atual gestão, ao longo de 2013 a este primeiro semestre de  2014, vejamos: Criação do Conselho Municipal da Mulher, ampliação da Lei Municipal, com acréscimo do tempo licença maternidade para todas as funcionárias públicas municipais, que acrescentou 2 meses na licença maternidade. (Lei Municipal assegurava 4 meses), realização do Março Mulher Jacuipense em 2013 e 2014, um evento que já é tradição na cidade e que através de palestras, elaboração e fortalecimento de políticas públicas, bem como, prestação de serviços na Praça da Matriz para o sexo feminino em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Realização de mamografias para as mulheres jacuipenses através do Mamógrafo Móvel do Aristides Maltez em parceria com a Prefeitura em 2013, apoio, fortalecimento e nova configuração das ações do Outubro Rosa em 2013, pela Secretaria Municipal de Saúde. Realização de Festa na Praça da Matriz em 2013 e 2014, em homenagem  às mulheres mães jacuipenses. Assinatura do Pacto pelo enfretamento a violência contra mulheres, entre outras ações, que visam a geração de renda, o empoderamento e emancipação da mulher.



ASCOM/Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe.

Nenhum comentário: