domingo, 18 de dezembro de 2016

REPORTAGEM ESPECIAL: Tradição de montar presépios no Natal continua forte, em Riachão o de Dona Nadir é o mais famoso e bonito



É sem duvida uma arte que encanta adultos e crianças em todo mundo, uma tradição que todos os anos atrai milhares de pessoas a shoppings, praças e também às casas de muitas famílias que seguem na tradição de montar presépios no Natal. 

Em Riachão do Jacuípe o presépio mais famoso e visitado é o de Dona Nadir de Seu Hélio, a montagem do presépio dura uma semana, todos os filhos de Dona Nadir ajudam no trabalho e participam da tradição anual, para encantar visitantes a cada ano, todos os detalhes são muito bem pensados, e a cada ano algo novo é acrescentado.



As portas da casa de Dona Nadir são abertas todas as noites, vem gente até de outras cidades para visitar o presépio mais famoso e bonito de Riachão do Jacuípe, que já criou fama e é muito esperado pela população em cada Natal.

O primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis, com peças de argila ele quis demonstrar de forma simples o nascimento do menino Jesus e a importância dessa data, a tradição tomou conta dos templos cristãos e depois as casas de pessoas comuns, no Brasil o presépio chegou em 1556, anos depois da colonização portuguesa, o padre José de Anchieta usou como método para mostrar a cena do nascimento de Jesus aos índios e colonos.


E assim em cada lar que tem a tradição de fazer presépios ou lapinhas, como também são chamados, fica um pedacinho de infância e de fé de que Papai Noel logo logo vai chegar com presentes, e que o nascimento do menino Jesus comemorado a cada final de ano renova nossa fé e esperança de que o ano seguinte será ainda melhor e de muitas realizações. Feliz Natal.

VEJA O VÍDEO:

  

REPORTAGEM - ALANA ADRIELLE
IMAGENS E FOTOS - ENZO SEBAH

OFERECIMENTO:

Nenhum comentário: