domingo, 27 de janeiro de 2019

URGENTE: Onda de assaltos assusta moradores de Riachão do Jacuípe



Já se vai longe o tempo em que morar no interior era sinônimo de sossego e tranquilidade, antigamente sentava-se à porta de casa para bater papo com vizinhos, tomar fresca, mas a realidade atual é completamente diferente, com a violência que cresce a cada ano, cada vez mais cedo as pessoas se trancam em casa.

Em Riachão do Jacuípe não é diferente, na última semana vários relatos de assaltos ou tentativas de assalto a pessoas nas ruas da cidade circularam no WhatsApp e redes sociais, uma delas foi neste domingo (27), onde a professora Creuza Mercês quase foi vitima de um roubo de celular, como a mesma relatou em suas redes sociais por volta das 20h30, veja;





O clima de medo toma conta em cidades do interior a noite, tanto nos pequenos centros urbanos como na zona rural, que é ainda mais vulnerável, a comunidade de mandaçaia por exemplo, muitas vezes já esteve sob ameaça de meliantes que durante a madrugada invadem casas e fazendas, inclusive agredindo idosos. Roubo de gado e carneiros são só o fio da meada que expõe uma segurança infelizmente precária nos municípios do interior baiano.

Enquanto bandidos e assaltantes se multiplicam com a rapidez semelhante à de ratos, a policia se vê desaparelhada e com equipamentos por vezes sucateados, como viaturas e armas, deixando muitas vezes PMs de mãos literalmente atadas. A população de Riachão conta com uma CIA independente, a CIPM 90, mas muitos moradores acreditam que o contingente ainda é pequeno para a demanda do município. 


“Se acontece algo em Barreiros por exemplo, a policia se desloca daqui pra lá, mas o centro fica descoberto, e aí? Se ao mesmo tempo acontece algo em Chapada e Barreiros, os dois principais distritos de Riachão, o que será de nós aqui no centro?”, relata um morador que preferiu não ter seu nome revelado.

A professora Creuza estava na porta de casa, chegava com um grupo de amigas, ao perceber que os suspeitos não estavam armados recusou entregar o aparelho celular e pediu socorro, fato que assustou os assaltante que fugiram, mas a policia não recomenda esta atitude, pela própria segurança da vitima abordada, o importante é nunca reagir.

POR ALANA ROCHA – DA REDAÇÃO.

Nenhum comentário: