Desde a última quarta-feira (3), um paciente que está a mais de 15 dias sentindo os desconfortos de sintomas da COVID19, procurou nossa reportagem para denunciar o descaso e falta de informações e de tratamento correto por parte do setor responsável da Secretaria de Saúde Municipal de Riachão do Jacuípe. Primeiro o jovem foi mandado para casa após consulta médica no Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe (ISAS), com a prescrição médica de um xarope e dipirona, ao notificar a Secretaria de Saúde para alertar que ele estava com sintomas de COVID, segundo uma tia, ele foi posto em uma fila de espera para testagem que dura mais de duas semanas.
“Ele se sentiu muito mal, teve febre alta vários dias, está tossindo muito e reclama de uma dor nas costas, e nada de fazerem o teste para que ele receba o tratamento correto, estou muito aflita, pois tem muitos jovens morrendo desta doença”, relatou a tia. Nossa redação então entrou em contato com o Prefeito Carlos Matos, deixando o mesmo a par da situação, ele prontamente nos respondeu e disse que acionaria o Secretário de Saúde Antônio Walter (Toninho da CTI), para que este solicitasse da Secretaria alguma providência.
Mas na sexta-feira (6), ontem, recebemos pela manhã um áudio da tia do jovem pedindo providências, pois ninguém da Secretaria de Saúde tinha entrado em contato com o jovem e nem com ela (ouça o áudio no final da matéria). No Programa Gazeta Alerta, da Rádio Gazeta FM, foi dado espaço a tia para cobrar as ações, e o Secretário Toninho da CTI foi cobrado severamente no ar por nossa jornalista Alana Rocha, uma das apresentadoras do programa, para que tomasse providências imediatas, pois além do jovem, morador do Bairro Bela Vista na sede do município, no momento do programa chegavam mais relatos e denúncias de moradores de comunidades da zona rural dando conta de que mais pessoas estavam na mesma situação, sem uma orientação ou mesmo testagem para COVID.
A reação do Secretário Toninho da CTI foi de ir para suas redes sociais fazer postagens levantando insinuações levianas e caluniosas contra o Programa Gazeta Alerta, a emissora de rádio comunitária Gazeta FM e a nossa jornalista Alana Rocha (veja a foto abaixo), e ainda irresponsavelmente expôs o prontuário médico de atendimento para COVID19 do jovem com suspeita da doença, incluindo-se aí a exposição do nome completo dele, endereço e número de telefone (veja foto).
É típico do temperamento do Secretário Toninho da CTI, o destempero, os ataques, a agressividade, desde que estava Vereador. O mesmo se mostra a cada dia, em apenas 64 dias de gestão, despreparado e incompetente para o cargo, até porque não tem formação na área de saúde, não é nem se quer técnico, algo que foi muito falado em campanha pelo atual gestor, que prometia na época “só nomear secretários técnicos” para sua gestão, que só partiria para nomeações políticas quando não houvessem mais alternativa nenhuma de nomes técnicos, o que não ocorreu, pois de imediato a posse, logo nomeou-se os secretários que em sua maioria nada têm de técnicos, mas têm sim de políticos.
Parentes do jovem mais uma vez entraram em contato com nossa redação para falar da revolta de verem exposto em redes sociais o jovem suspeito de estar doente. Indignados pedem uma providência por parte do Prefeito e do Ministério Público, expor prontuários de pacientes, ou mesmo fichas de atendimento que contenha números de identificação, informações sigilosas e principalmente de doenças graves é crime. A família segue aguardando o atendimento correto do jovem, e nós do Blog Hora da Verdade estimamos melhoras ao mesmo.
OUÇA O AUDIO:
POR ALANA ROCHA – JORNALISTA (DRT5323/BA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário