quarta-feira, 12 de abril de 2023

COTIDIANO: Extraoficialmente Presidente suspende sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Riachão do Jacuípe em semana de denúncias e caos na saúde

 


Está circulando em redes sociais desde as 20h da noite desta quarta-feira (12), uma mensagem encaminhada, dizendo ser do Presidente da Câmara de Vereadores de Riachão do Jacuípe, Raimundo Falconery, Chuá da Farmácia, dando conta de que a sessão ordinária desta quinta-feira (13) foi suspensa. O pretexto alegado no “recado virtual” é de o motivo seria pelo falecimento de um parente de um Vereador, mas o fato é que esse parente, segundo consta, nunca foi político no município, e o sepultamento já aconteceu na tarde desta quarta-feira, e a câmara desde o falecimento, nos últimos dois dias, funcionou normalmente. 

Na semana passada não houve a sessão por conta de um decreto de ponto facultativo, publicado pela Prefeitura Municipal, o qual a Câmara seguiu e suspendeu a sessão, sendo que o feriado foi na sexta-feira. A suspensão ocorre em um momento de caos e muitas reclamações em diversos setores da saúde do município, principalmente no Hospital Municipal. Procurados por nossa reportagem, vereadores de oposição declararam que teriam na suas pautas amanhã diversas cobranças referentes a esse tema. 



“Nunca vi isso, deixo aqui todo o meu respeito ao luto e meus sentimentos à família do Vereador, mas não era necessário suspender os trabalhos”, disse um dos vereadores de oposição. “Parece uma manobra para que a população vá esquecendo os fatos graves ocorridos nas últimas semanas, e mais uma sessão se passe sem discutirmos e cobramos providências. Além disso temos projetos importantes que estão tramitando na casa e que ficarão ainda mais atrasados”, opinou outro Vereador. 

A próxima quinta-feira (20) antecede mais um feriado, o de Tiradentes, como o ponto facultativo foi por parte da Prefeitura, resta a dúvida se outro será decretado mais uma vez, e a outra semana ficará sem sessão. “Isso é uma vergonha, nós estamos aqui ansiosos, esperando respostas para essas demandas que ocorreram, como os Vereadores vão cobrar, esclarecer a população, aí vai e suspende a sessão, isso foi bem o Prefeito que mandou e Chuá obedeceu”, disse o senhor João Barreto, morador do Distrito de Barreiros, ele enviou mensagem para o nosso blog, dizendo que acompanha toda semana as sessões através da Rádio Comunitária Gazeta FM, que faz a transmissão.

“É bom demais ser político, trabalho pouco e dinheiro muito, várias situações de nosso povo precisando ser fiscalizado e cobrado e eles aí caçando folga. A obra aqui de nosso bairro está parada, não vejo um Vereador pisar o pé aqui pra cobrar”, declarou Dona Maria Raimunda, moradora do Bairro Cleriston Andrade. Nosso blog tentou contato com o Presidente da Câmara, mas não conseguimos êxito. 

POR ALANA ROCHA.


Nenhum comentário: