quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

DENÚNCIA: Ano novo "manias velhas" população de Riachão do Jacuípe começa 2024 dentro do lixo

 

lixo em Terra Branca

O ano de 2024 mal começou e os velhos problemas que aflingem a população jacuipense continuam, alguns até se intensificaram e ficaram piores. É o caso da coleta de lixo que desde o mês de setembro de 2023 vem causando transtornos aos moradores da sede e das localidades rurais de Riachão do Jacuípe, após um recesso descompesado de final de ano, onde muitos serviços essenciais pararam, mesmo sendo dito que não parariam, agora na primeira semana do ano, nosso blog recebeu várias reclamações de acumulo de lixo pelas ruas do município e também de alguns distritos e povoados.


 

É o caso do Distrito de Barreiros e Vila Aparecida, alguns relatos, mas sem fotos, também chegaram ao nosso blog vindos do Distrito de Chapada, que teria lixo sem recolher. Em Terra Branca moradores reclamam que desde a semana entre o Natal e o Réveillon a coleta não passou na localidade e até essa quinta-feira (4) ainda não foi recolhido esse lixo, que inclusive tem degetos e restos de comida que já estão causando mau cheiro pelas ruas do povoado. "Meu lixo tem material da semana do Natal ainda, da céia, isso é um absurdo, essa coleta de uns meses para cá está muito desorganizada", relatou um morador que prefereiu não ter seu nome citado.





   


Enquanto isso, o Gestor do município, em suas séries de entrevistas de balanço de final de ano, e no programa que apresenta aos sábados na emissora de rádio de sua família, quando questionado sobre a sujeira e lixo pelas ruas da cidade, culpou a população (veja vídeo no final da matéria). Mas os moradores se defedem e relatam que na verdade o que está ocorrendo é uma deficiencia na coleta, como por exemplo, horários e escalas modificadas e não respeitadas, alguns bairros da cidade inclusive, foi relatado que cada dia a coleta acontece em um horário diferente, deixando moradores confusos com o momento de "pôr o lixo pra fora".

"Aqui cada dia passa num horário, um dia é de manhã 10h, aí tem dia que passa 11h30 outra semana vem de tarde, fica assim salteando, e tem dias que nem vem, temos que sair pra trabalhar e sem saber se bota ou não o lixo na porta", apontou uma moradora do Guarapuava que pediu para não ser identificada. "Aqui hoje amanheceu cheio de lixo nas portas, é mais fácil ganhar na loto do que acertar a hora que o carro do lixo passa aqui, aí o vento e os bichos esparramam o lixo e o 'bonito' do Prefeito vem dizer que o povo que é mal-educado e deixa lixo nas ruas, o problema está é na coleta inrregular dele", comentou a moradora Raimunda do Loteamento Juquinha Pereira. 

A saída de um caminhão compactador locado também contribuiu com todo este caos da coleta, segundo fontes do Blog Hora da Verdade, o motivo da ausência do veículo seria falta de pagamento, assim como há também relatos de atrasos em salários de garis terceirizados, que são conhecidos como "contratados". Até o momento da publicação dessa matéria nenhuma nota ou manifestação por parte do setor responsável foi feita para população, que segue aguardando a regularização efetiva da coleta de lixo, principalmente nos Distritos e localidades rurais.

VEJA O VÍDEO: 




POR ALANA ROCHA.

  
  


Nenhum comentário: