segunda-feira, 3 de maio de 2010

CULTURA: 1º DE MAIO POPULARIDADE, REIVINDICAÇÕES MARCARAM O DIA DOS TRABALHADORES.


Povo compareçeu e foi atrás do trio         


Mais de três mil trabalhadores, na maioria agricultores familiares, participaram sábado (01/05/10) aqui na cidade, das atividades comemorativas ao dia dos trabalhadores, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
As caravanas começaram a chegar por volta das 08:00hs da manhã e assistiram a uma celebração presidida pelo padre Roberto Silva, que durante a prece, destacou a importância do ato para classe trabalhadora. Também foram presenteadas cinco comunidades com uma bíblia, oferta de Ângela Almeida, mãe do dentista Marcelo Almeida, falecido há quinze dias. Dr º Marcelo prestava serviço a mais de um ano ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde atendia todos os sábados pela manhã. O presidente do Sindicato, Renivaldo Carneiro, disse que a entidade tem em seu quadro social aproximadamente onze mil sócios e boa parte esteve na festa, que se tornou tradicional e todos os prefeitos que administraram o município nestas duas décadas, foram parceiros. "Isto significa que não tomamos posição partidária. Nossa política é aquela que melhore a vida dos trabalhadores", afirmou Carneiro. 


 
Padre Robeto Silva


Roteiro - Diferente dos anos anteriores, a caminhada dos trabalhadores, todos usando bonés verde e amarelo simbolizando a Copa do Mundo e animados por um trio elétrico que tocava musicas direcionadas ao movimento, saiu da frente do Sindicato, passando pela Av. Eliel Martins e retornando pela Rua Aurélio Mascarenhas, chegando a Praça da Matriz, onde houve uma concentração, na praça, uma multidão aguardava a caminhada e muitas pessoas aproveitaram para usar os serviços montados pela Pastoral da Saúde e pela prefeitura, que montou um stand na ASPAM, para emitir cartões do SUS, a EBDA aproveitou o ato e firmou convênios com o STTR para distribuição de cinco gaiolas giratória para separar o bagaço do resíduo do sisal e transformar em ração. Segundo Reinaldo Wagner Almeida Barros, esses equipamentos comunitários serão experimentados inicialmente nas comunidades de Malhador, Pedrinhas, Terra Nova e Terra Branca. Ele lembrou também da prensa de capim que foi doada para comunidade de Mocambo e do kit de apicultura em Barreiros.
                                                                                                                                                                     

     
Teodomiro

      
Biloskinha

Reivindicações - O Secretário da entidade, Teodomiro Paulo, apresentou as reivindicações da categoria, com atenção especial para a reforma da Ponte do Salgado, localizada na fazenda Icó, sentido Povoado de Ponto Novo e a necessidade de asfaltar a estrada Riachão do Jacuípe/ Serra Preta. Ele lembrou ainda do esforço do presidente do Sindicato, Renivaldo Carneiro para "destravar", os projetos de eletrificações das comunidades da região do São Lourenço. A obra esta em andamento e irá custar mais de R$ 1 milhão.
Compromisso assumido pelo prefeito - O prefeito Lauro Falcão (PMDB), foi o único político com mandato a subir no trio. Ele foi receber as reivindicações e garantiu interferir junto a SEINFRA para resolver o problema da ponte e a construção da estrada. De acordo o prefeito, as estradas vicinais estão sendo cuidadas, a exemplo da que liga a sede do município ao Povoado de Vila Guimarães. Destacou o esforço para agilizar os projetos de energia rural e falou sobre o programa saúde em movimento, que irá atender ao território do Jacuípe, começando no sábado (08) e permanecerá por dez dias.

 
Prefeito Laurinho


Diretores da FETAG presente - Três diretores da Federação dos Trabalhadores no Estado da Bahia (FETAG), José Antonio, conhecido por Zé Doutor (Presidente), Cláudio Bastos (Tesoureiro) e o deputado Edson Pimenta (PCdoB), diretor afastado para cumprir o mandato parlamentar, prestigiaram o evento.
Valorização da cultura - Segundo o coordenador do evento, conhecido na região como "Bilosquinha da Bahia", assessor do pólo da região do Jacuípe, o diretores do Sindicato tem a preocupação de manter viva a cultura e por esta razão, as atividades são encerradas com muito samba brasileiro, cantigas de roda e repentes.

 
Claudio Bastos (FETAG)

Ze Doutor (FETAG)

Edson Pimenta

FOTOS: Raimundo Mascarenhas (CALILANOTICIAS.COM).

Nenhum comentário: