sábado, 30 de maio de 2015

URGENTE: Durante entrevista a este blog a exoneração do Delegado Baqueiro titular da DP da cidade já estava batida e publicada no Diário Oficial



Não foram só boatos de rua, infelizmente para alguns e felizmente para outros. Enquanto gravávamos a entrevista na manhã desta sexta-feira (29) com o Delegado titular da DP de Riachão do Jacuípe, Drº Carlos Baqueiro, a sua exoneração já estava sendo publicada no Diário Oficial do Governo do Estado, e junto com ela a sua transferência para a cidade de Capela do Alto Alegre.


Nos seis anos em que esteve à frente da Delegacia jacuipense, foram mais de 2.000 processos encaminhados para o Ministério Publico, e cerca de 500 investigações concluídas através do SI, mandados de prisão cumpridos e uma luta árdua de um Delegado que nem se quer com uma viatura contava, pois a oficial ao chegar, 0KM, sofreu um capotamento e nunca mais foi a mesma. Por diversas vezes o Delegado usou seu carro particular para diligencias e serviços da DP.


Agora quem assume a nossa Delegacia, segundo informações extraoficiais , é o Delegado Titular da cidade de Nova Fátima, o Drº Sérgio Vasconcelos. Mas e Candeal? A cidade estava sob os cuidados do Delegado Baqueiro, e agora, será que Doutor Sergio também ficará por conta da mesma, não seria acumular demais as funções? Há rumores de que o Delegado novafatimense não está nada animado para vir atuar em nossa cidade. 

“Como eu disse ontem na entrevista, eu não estou preocupado, o meu patrão é o Governador, o que ele decide está decretado e decidido, só me cabe acatar, minha aposentadoria está próxima, vou sossegar e fechar minha carreira com chave de ouro, em grande estilo, graças a Deus. Eu só tenho a agradecer ao povo jacuipense por tanto carinho e consideração que tem a mim, muitos me ligaram depois da publicação da entrevista, preocupados, torcendo para que eu ficasse, mas seja feita a vontade de Deus”, disse o delegado por telefone hoje à tarde. Agora para nossa população e da cidade de Candeal, só resta aguardar e ver a atuação do novo titular da DP Civil de nossa cidade.

TEXTO E INFORMAÇÕES – ALANA ADRIELLE (Foto do site www.denoticia.com.br)


ATUALIDADE: Delegado de Riachão do Jacuípe fala sobre boatos de sua saída do comando da DP da cidade




A cerca de 15 dias corre boatos na cidade de Riachão do Jacuípe de uma possível transferência do Delegado Titular da DP Civil, Drº Carlos Baqueiro. Os comentários foram diversos, desde que o Delegado havia pedido para sair até o de que o pedido tinha sido feito por vereadores, membros da sociedade e até a própria Prefeita. Segundo o Delegado a ida dos vereadores, representantes de entidades e da Prefeita até a corregedoria foi apenas cobrar mais segurança por conta de ondas de assaltos e crimes que vinha acontecendo na cidade.

Por outro lado o Delegado afirma que tem vários inquéritos sendo resolvidos, e que não pode fazer tudo a “toque de caixa”, pois todo crime precisa de uma boa investigação, para que inocentes não sejam culpados erradamente. Ele ainda fala das dificuldades com que tem que lhe dar no trabalho, a viatura após um capotamento nunca mais funcionou corretamente, sempre apresenta algum problema mecânico, a quantidade de policiais também é um dos pontos fracos com que o delegado precisa conviver.

VEJA O VÍDEO:

 

REPORTAGEM E IMAGENS - ALANA ADRIELLE.

domingo, 24 de maio de 2015

URGENTE: Laje de igreja em construção desaba e deixa quatro feridos em Conceição do Coité


Quatro homens que trabalhavam na construção de uma lage na parte dos fundos de uma igreja evangélica ficaram feridos depois que parte da lage que eles trabalhavam cedeu. De acordo com a Brigada Voluntária Anjos da Vida a equipe foi chamada para atender as vítimas por volta das 14h25, deste domingo (24) cujo acidente aconteceu a Rua Theognes Antônio Calisto, próximo a Escola Ana Rios.

Foram conduzidos para o Hospital Regional Márcio Miranda Falcão, 29 anos, morador da Rua Bailon Lopes Carneiro em Coité, Márcio Mota Almeida, 28, morador do Povoado de Almas, José Eliseu Araújo Damião, 35,  morador da Avenida Lauro Mota, em Serrinha, e a quarta vítima não teve a identidade revelada e que segundo a Brigada teve apenas escoriações leves e foi logo liberada. Ainda de acordo com os brigadistas, os demais ficaram no HR para serem avaliados sob suspeita de fratura de braço, perna e reclamação de dores na coluna cervical.

Com informações e foto do Site Calila Notícias.

sábado, 23 de maio de 2015

URGENTE: Radialista é encontrado morto em Conceição da Feira o mesmo sofria ameaças a algum tempo


Foi encontrado morto na manhã deste sábado (23) o radialista Djalma Santos da Conceição, apresentador do programa Acorda Cidade, da Rádio comunitária RCA FM, de Conceição da Feira. O corpo dele foi encontrado no povoado de Timbó, na zona rural do município, por volta das 7hs.

Segundo informações publicadas no site São Gonçalo Agora, o irmão de Djalma informou que três homens encapuzados sequestraram o radialista, por volta das 23hs desta sexta-feira (22), no quiosque dele, no município de Governador Mangabeira, enquanto realizava uma roda de samba. Ele contou que Djalma foi colocado à força dentro do porta-malas de um veículo branco pelos homens, que fugiram em seguida.


A polícia acredita que o crime foi praticado com requintes de crueldade e que o radialista teria sido torturado e depois executado. Segundo os policiais, foram deflagrados 15 tiros contra ele, que atingiram olho direito, perna, tórax, abdômen e queixo.

O radialista Djalma Santos era conhecido por ser muito polêmico, segundo informações da família o radialista recebia ameaças constantemente. O corpo do foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade de Santo Amaro.






Com informações do Site Acorda Cidade (Fotos: Sandro Araújo/ São Gonçalo Agora e Site Vermelhinho).

segunda-feira, 18 de maio de 2015

ATUALIDADE: Secretaria de Assistência Social realiza caminha pelo dia 18 de Maio de combate ao abuso de crianças e adolescentes




O “Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Em Riachão do Jacuípe esta data e lembrada com uma caminhada pelas ruas da cidade com alunos das escolas e crianças acompanhadas de seus pais, e toda equipe da Secretaria de Assistência Social.

A data é marcada e remete ao dia 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, uma menina de oito anos chamada Araceli Cabrera Crespo, que teve sua vida interrompida em decorrência da violência. Conta-se que no dia a menina deixou a escola mais cedo a pedido de sua mãe para fazer a entrega de alguns envelopes, supostamente com drogas, em um bairro nobre da cidade, nos registros mostram que a mãe da menina era uma traficante boliviana. No local da entrega, Araceli foi atacada por alguns jovens drogados, que a violentaram, espancaram e tiraram sua vida com requintes de crueldade.




Aqui em Riachão alguns casos de abuso são registrados, no ano de 2014 foram cerca de 100 casos registrados no Conselho Tutelar, muitos praticados por pessoas próximas da criança, alguns até parentes. Mas a cada ano a caminhada visa conscientizar a todos da importância de se prevenir, dando queixa, prestando atenção no comportamento da criança, conversando com os filhos adolescentes e alertando aos mesmos para o mal.

No abuso sexual, as crianças e adolescentes, por estarem em estágio de desenvolvimento diferenciado do agressor, às vezes não conseguem entender o contato sexual inadequado ou se esquivar dele, por diversas situações, sejam elas psicológicas ou sociais. O abuso é a utilização do corpo de outra pessoa para satisfação sexual pessoal. A exploração sexual por sua vez esta relacionada ao caráter mercadológico da prática sexual com menores de 18 anos, ou seja, quando se paga para ter sexo, em suas diferentes configurações. Ambas as situações são consideradas crimes de violência sexual.

DA REDAÇÃO (Fotos: Rômulo Carneiro – ASCOM/Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe).

sábado, 16 de maio de 2015

ATUALIDADE: Rádio Baiana FM dá o pontapé inicial para o Esperando o São João com Brega e Vinho




A noite desta sexta-feira (15) foi de festa em Riachão do Jacuípe, a Rádio Baiana FM deu inicio a maratona de shows que todos os anos antecipam os festejos juninos, o Esperando o São João, que começou muito bem com o Show da banda Brega e Vinho.

Apesar da chuva muitas pessoas foram até a D’Gust  assistir aos shows, um palco foi montado na rua ao lado da pizzaria, um toldo também foi providenciado para proteger o público da chuva. A noite começou com o som de vaquejada de Beto Filho e sua banda, animando quem já estava presente e quem ouvia de casa o som, que foi como um chamariz para alguns.

“Eu estava em casa, me arrumando, quase não vinha com essa chuvinha, um frio, mas quando comecei ouvir o som, não resisti, agora é esperar Brega e Vinho a pisadinha que eu adoooooro, a Rádio Baiana FM está de parabéns”, disse Meire, ouvinte da rádio.

E eles não tardaram a chegar, Brega e Vinho pisou no palco às 23hs, trazendo sucessos de seu repertorio e musicas inéditas, as dançarinas fizeram sucesso entre os homens presentes, como sempre. “Para nós é sempre um prazer estar em Riachão que a Banda Brega e Vinho já considera a sua segunda casa, quero agradecer a Rádio Baiana FM pelo convite”, disse Homero Silva, vocalista da banda.



Para Patrícia Roma, Diretora de Jornalismo da emissora, este é o principal evento promovido pela Rádio Baiana na cidade: “É um momento muito aguardado pelos ouvinte, desde novembro de 2014 estamos trabalhando no projeto, todos os anos melhoramos algo, desenvolvemos idéias para que seja sempre melhor que o ano anterior, e quero agradecer aos ouvintes que se fazem presentes e que estão na escuta diariamente da 96,5”, salientou. A Baiana FM ainda promove um show de prêmios todos os anos, logo após o réveillon, distribuindo brindes para os ouvintes e com shows gratuitos de bandas de renome, idéia também pensada por Patrícia Roma.

Agenor Filho, radialista e jornalista, um dos principais ancoras da emissora, falou da alegria que o evento traz também para os componentes da emissora: “Estar perto do público e sentir este carinho, este calor, não tem preço, é muito bom, ver de perto quem está do outro lado do rádio, nos recebendo todos os dias em suas casas, é maravilhoso este trabalho”, destacou. Agenor comandou a locução do palco junto com Rodrigo Nascimento, outra prata da casa. De agora em diante até o São João serão diversos shows promovidos pela Baiana FM, sempre em locais de grande movimento da cidade, acompanhe na programação da emissora os próximos eventos.

TEXTO – ALANA ADRIELLE (Fotos: Facebook Rádio Baiana e Site Forrozão Brega & Vinho)

sexta-feira, 15 de maio de 2015

URGENTE: Policia Rodoviária Federal (PRF) faz mega-operação na cidade de Riachão do Jacuípe


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está realizando uma mega blitz na BR-324, no trecho que corta Riachão do Jacuípe. De acordo com a assessoria de imprensa da PRF o objetivo é fiscalizar irregularidades em veículos automotores e principalmente em motocicletas, já que as mesmas se envolveram em cerca de 80% dos acidentes ocorridos em rodovias. 
Essa mega-operação será realizada em todo estado da Bahia, e serve para chamar atenção da população para o uso dos equipamentos obrigatórios como o capacete e os riscos de conduzir veículo sem possuir carteira nacional de habilitação (CNH). As informações coletadas pela nossa reportagem através de WhatsApp, ligações e informações nos locais de blitz indicam que até o momento várias motocicletas foram apreendidas alguns carros e uma caçamba. Todos serão levados até o posto da PRF localizado na BR-116 sul em Feira de Santana.

A assessoria da PRF ainda informou que os proprietários terão o prazo de três meses para regularizar e resgatar os veículos, antes destes irem a leilão. Em 2014, a PRF registrou na Bahia 1.529 acidentes. Desses acidentes, 56% envolveram motocicletas, e 38% dos envolvidos ficaram gravemente feridos ou vieram a óbito devido aos traumas ocasionados. 
DA REDAÇÃO.