quinta-feira, 20 de outubro de 2016

URGENTE: Radialista de Riachão é condenado na justiça e poderá ter rede social tirada do ar após descumprir sentença judicial




No ultimo dia 19 de outubro a Juíza Bela. Janaína Medeiros Lopes determinou sentença para o despacho da RP nº 30612 que tramita no Juizado Eleitoral da Comarca de Riachão do Jacuípe determinando a suspensão da conta do Facebook de Marlon Carvalho, mais conhecido como “Marlon Ventania – repórter do povo”. Marlon era apresentador de um programa de rádio intitulado “passando a limpo”.

O repórter além de atuar no rádio, usa da sua conta do Facebook para postar vídeos onde trata de assuntos sempre polêmicos ligados a pessoas ou algum acontecimento da cidade, sempre voltado a política. Ainda durante a campanha eleitoral Marlon em um de seus vídeos falou sobre o candidato, hoje eleito, Zé Filho, e da sua coligação.

O conteúdo do vídeo foi visto como algo difamatório e mentiroso, a coligação então pediu através de sua assessoria jurídica, direito de resposta, que foi determinado pela Juíza, determinando que Marlon desse em seu Facebook o mesmo tempo de resposta a Zé Filho em um vídeo. Marlon não cumpriu a determinação o que fez agora com que uma nova determinação fosse efetivada pela Bela. Janaína Medeiros determinando a suspensão da conta e perfil do Facebook de Marlon Carvalho por no mínimo 90 dias (três meses)

Diz o texto da determinação: “Tendo em vista que MARLON DE CARVALHO ARAÚJO não publicou o vídeo com direito de resposta da parte requerente, descumprindo, dessa forma, decisão judicial, determino que: oficie-se à Autoridade Policial requerendo-se a instauração de procedimento para se apurar a prática do delito tipificado no art. 330 do Código Penal; b) oficie-se o FACEBOOK denunciando prática de crimes pelo requerido em sua página virtual, devendo o FACEBOOK excluí-lo dos seus usuários ou suspendê-lo por, no mínimo, 90 (noventa dias). Após, arquive-se os autos”. (Veja na foto):


Marlon ainda não se pronunciou sobre o caso, ele vai estrear o seu programa em uma nova emissora nesta sexta-feira (21) no mesmo horário das 17hs, as expectativas é que ele fale sobre o assunto no programa. Além deste caso, durante a campanha aconteceram também muitas ofensas, calunias e difamações através de perfis falsos, os chamados “fakes”, e até hoje ainda tem fatos relacionados a perfis falsos na rede social.

O Facebook através de uma mensagem disse a nossa reportagem que seus métodos de banir e evitar esses perfis estão sendo aperfeiçoados para que os casos sejam evitados até que chegue um momento em que não seja mais possível criar contas falsas. Essa é a primeira sentença, que vem a publico na cidade de Riachão, determinando punição à práticas irregulares em redes sociais, segundo alguns especialistas jurídicos, isso é só o começo, cada vez mais e sempre mais rápido a justiça irá agir nestes casos.

DA REDAÇÃO. (Fotos enviadas pelo WhatsApp e Facebook).

Nenhum comentário: