quarta-feira, 30 de agosto de 2023

URGENTE: Tribunal de Contas dos Municipios (TCM) inocenta Zil de Barreiros em denúncia da compra do Renalt Duster

 


A compra de um veículo para a Câmara de Vereadores de Riachão do Jacuípe, pelo Vereador Zil de Barreiros, enquanto estava Presidente da Casa (2021/2022), deu o que falar desde sua chegada (ASSISTA AQUI). O veículo, um SUV Renalt Duster, foi licitado e comprado como carro de câmbio automático, mas recebido como carro de câmbio manual, esse fato foi o ponto inicial e crucial para que o Suplente de Vereador Valdinei Pereira de Jesus (Boka), em seus discursos, começasse a levantar suspeitas sobre a lisura  do processo de licitação, e assim acusar o Vereador Zil de Barreiros de suspostas inrregularides diante de sua gestão na mesa diretora. 

Em entrevistas numa emissora de rádio da cidade, o Suplente chegou a dizer quê; "tem coisa errada aí, e a sociedade precisa saber", em algumas falas, o Suplente acabou dando a enteder que Zil, neste caso, teria embolçado o valor da diferença no preço do carro. O Suplente, investido hoje no cargo de Vereador, denunciou ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que também fiscaliza e julga as contas das Câmaras Municipais, e na tarde desta quarta-feira (30) foi levado a apreciação do Planário na 28ª Sessão Ordinária da 1ª Câmara no TCM e julgado o processo de denúcia de n° 0657e23. 

Tendo o Excelentíssimo Conselheiro Ronaldo Sant'anna como relator, que deferiu seu parecer aos demais dizendo: "Todas as especificações mínimas elecadas no contrato... observa-se no termo de entrega de veículo, e das declarações e da nota fiscal... pois que de fato, existiram falhas procedimentais em relação a entrega e aceitação do veículo, em questão. Todavia a contratante (Câmara) adotou providêcias para impedir a ocorrência de prejuízo ao erário ao passo que a contratada (concessionária) manifestou sua boa fé durante todo o transcurso do processo investigativo", destacou. 

Ao final do voto do Relator, o Concelheiro Presidente Plínio Carneiro Filho abriu a discussão e votação ao relátorio que julgou não procedente a represetação, aplicando apenas uma advertencia, o que foi aceito pelos demais pares por unanimidade. A sessão foi transmitida pelo YouTube, ao vivo, pelo canal do TCM (veja trecho em vídeo no final da matéria) e acompanhada pelo Vereador Zil de Barreiros e sua família, que vibraram com o resultado; "Nunca temi nem tive dúvidas deste resultado, eu acredito e sempre acreditei na justiça, desde o momento em que a situação foi notada pela secretaria da Casa, eu imediatamente tomei as providências cabíveis. Tenho meu nome e uma reputação a zelar, respeito o erário público, jamais praticaria ilicitudes num cargo tão importante que é a presidência de uma Câmara", disse.

"Que sirva agora para os que apontam dedo e julgam a revelia, por pura picuinha, mas este responderá também na justiça por suas leviandades frente aos microfones de rádios e discursos da Tribuna no Plenário. Estou muito grato a Deus primeiramente, foram muitas orações ao altíssimo, pedindo que a verdade fosse mostrada, agradecer a seriadade dos membros do Tribunal de Contas, aos amigos e minha família que sempre acreditaram e torceram por este resultado de hoje", completou Zil de Barreiros. Amanhã tem Sessão da Câmara em Riachão do Jacuípe,onde certamente este assunto será tema do discurso do Vereador Zil na Tribuna da Casa.

VEJA O VÍDEO:




POR ALANA ROCHA.


Nenhum comentário: