segunda-feira, 30 de agosto de 2010

ATUALIDADE: Fonte Nova: 59 anos de história desaparece em 15 segundos.

 
Implosão gerou uma grande nuvem de poeira vista a kms do local.


Havia muitos curiosos perto do local - torcedores do Bahia, em sua maioria, mas também muitos do Vitória e até do Ipiranga, relembrando conquistas no estádio.
O anel superior da Fonte Nova foi implodido na manhã deste domingo (29/08/10), aproximadamente às 10:27hs, durando cerca de 15 segundos, levando ao chão o maior estádio da Bahia, com seus 59 anos de história. O atraso de quase meia hora aconteceu porque havia muita gente para ser retirada no raio de segurança da operação. Esta foi a maior implosão já realizada em um estádio na América Latina. Havia muitos curiosos perto do local - torcedores do Bahia, em sua maioria, mas também muitos do Vitória e até do Ipiranga, relembrando conquistas no estádio. Das janelas de casas e apartamentos, muita gente assistiu a Fonte Nova ir ao chão.  A operação de evacuação do entorno do estádio foi coordenada pela Defesa Civil, que contou com cerca de 1300 profissionais. A previsão é de que os arredores do estádio estejam limpos e liberados até as 18:00hs. Equipes da Coordenação de Defesa Civil de Salvador (Codesal) farão uma varredura no local para examinar e constatar obstruções nas vias.
Seis helicópteros circulam no local - eles são da Polícia Militar e dos Bombeiros. Foram usados 700 kg de explosivos, espalhados em 1.100 pontos dentro de furos feitos nas pilastras. O anel inferior foi demolido por máquinas há cerca de dois meses. A tribuna de honra ainda não foi demolida - segundo a Globo News, a demolição acontecerá na terça-feira. Por se tratar de uma área de risco, com muitas antenas, esta demolição sera diferenciada e feita mecanicamente.  Depois disso, o Consórcio Arena Salvador irá aguardar a liberação do alvará de construção, emitido pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom) - que deve sair ainda em agosto. A previsão é de que a construção do novo estádio comece em setembro.  A empresa responsável já realizou 72 implosões no Brasil, entre elas a da Penitenciária do Carandiru (fases I e II) e a do galpão em frente ao Aeroporto de Congonhas. 
 
Sequência de fotos da implosão

Nova arena
Todo o entulho da implosão sera reutilizada no novo estádio, que deve estar pronto em pouco mais de dois anos. A Arena Fonte Nova será mais moderna e focada na sustentabilidade, com capacidade para 50.433 pessoas, além de ter 1.978 vagas de eestacionamento. O empreendimento irá gerar 2,5 mil empregos diretos.
Para o lazer, a arena terá um restaurante panorâmico com vista para o gramado e para o Dique do Tororó. Serão 70 camarotes, podendo chegar a 100, 39 quiosques, além de lojas e centro de negócios. Segundo o presidente da Fonte Nova Negócios e Participações, Dênio Cidreira, o preço médio do ingresso no estádio será de R$ 39. 

                                                                                 Por: www.calilanoticias.com
 ASSISTA AO VIDEO DO MOMENTO EXATO DA IMPLOSÃO, IMAGENS TV ARATU:
 
video do momento da implosão


                                                                                          APOIO :
                                                   

Nenhum comentário: