domingo, 7 de agosto de 2011

ATUALIDADE: Se estivesse vivo, jacuipense Olney São Paulo faria 75 anos neste domingo (07/08/11)



Se estivesse vivo, Olney São Paulo (n 07.08.1936 - +15.02.1978) completaria 75 anos neste domingo (07/08/11). Nascido em Riachão de Jacuípe, onde residem vários de seus parentes, ele faleceu há 33 anos. 

Em Feira de Santana, onde morou muito tempo, Olney é sempre lembrado e homenageado. Nesta cidade, ele encontrou produção para o seu primeiro longa-metragem, "O Grito da Terra", 1964, obra importante do Ciclo Baiano de Cinema. Em 2009, por exemplo, foi realizado em Feira o Tributo a Olney São Paulo, “uma homenagem póstuma para manter viva na lembrança de Feira de Santana a obra do cineasta", como disse Dimas Oliveira, que coordenou o evento, ocorrido na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
A realização foi da Prefeitura de Feira de Santana, no governo do então prefeito José Ronaldo de Carvalho, através da Secretaria de Cultura, Esporte Lazer e da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, além da Fundação Senhor dos Passos, através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense.
A justificativa foi a de marcar os 73 anos de idade que Olney completaria se estivesse vivo. “O objetivo é manter viva na lembrança de Feira de Santana a obra de Olney São Paulo", disse Dimas Oliveira, á época.
No programa formatado, houve a participação dos filhos de Olney, Ilya São Paulo (ator), que veio do Rio de Janeiro, e Olney São Paulo Júnior (músico), que veio de Salvador; exposição de fotos, exibição de filmes do cineasta, painel com Regina Machado ("Trajetória Histórica do Cineasta"); José Umberto, Roque Araújo e Tuna Espinheira ("Importância de Olney São Paulo"); e André Setaro ("Olney em Visão Crítica"). O jornalista Evandro Matos, como representante de Riachão do Jacuipe, a terra de Olney, também teve assento na mesa.


Na manhã deste domingo, em Salvador, na Sala de Arte, Cinema do Museu, a comemoração do Dia do Documentário, com exibição do filme "Manhã Cinzenta", de Olney São Paulo, e bate-papo sobre "O Papel do Documentário no Cinema e na Sociedade", promoção da ABCV Bahia.

Neste domingo também acontece no Rio de Janeiro o lançamento do Dia do Documentário, além da exibição de Manhã Cinzenta.

                                                                        FONTE: www.interiordabahia.com.br

Nenhum comentário: