domingo, 14 de agosto de 2011

URGENTE: Escritora jacuipense Iracema Sampaio morre aos 73 anos em Campo Grande-MS


A escritora Iracema Sampaio, de 73 anos, natural aqui de Riachão do Jacuípe, morreu na noite do último sábado, 06 de agosto, depois de lutar durante dois anos contra um câncer.

O corpo da escritora foi velado no cemitério Parque das Palmeiras e o sepultamento aconteceu na tarde do dia seguinte, o domingo (07/08/11), em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. Iracema era baiana de Riachão do Jacuípe, filha do casal Bino e Verônica, mas morou em Salvador durante vários anos. Em 1978, deixou a capital baiana para morar em Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste do Brasil, onde adquiriu fortes laços de amizade e se tornou sul-mato-grossense de coração.

Neste estado, Iracema criou filhos, fez dezenas de amigos e seguidores. Com seus livros, dedicados a culinária de Mato Grosso do Sul, foi uma das que difundiu o estado pelo Brasil. A escritora deixou três filhos e uma numerosa obra literária. Andança, Rua da Quixabeira, Campo Grande 2000 e Os Diamantes Negros de Bataguassu são algumas das obras escritas por Iracema.
De volta à terrinha
Nos últimos anos, Iracema Sampaio retornou várias vezes a Riachão do Jacuípe para visitar os familiares e amigos. Nestas viagens, Iracema também lançou alguns dos seus livros e participou de eventos culturais e sociais. Em meados da década de 1990, durante a Semana Cultural, Iracema Sampaio foi uma das personalidades homenageadas durante a “Noite das Estrelas”. O evento, realizado no Clube Lira 8 de Setembro, homenageou alguns dos filhos de Riachão do Jacuípe que brilhavam lá fora. De Mato Grosso Iracema também conseguiu incentivar o Projeto Cultural Riachão, divulgando-o através de uma Revista que tinha a edição sob a sua responsabilidade.
Homenagem no Mato Grosso

A amiga Vera Tylde, que conhecia Iracema há mais de 30 anos, conta que a escritora já tinha preparado um último livro, que já está pronto e revisado. Segundo a amiga, a obra fala das origens de Iracema, e junto conta a saga de um casal de jovens que escolhe Mato Grosso do Sul para morar.
Os amigos da escritora acreditam que publicar o livro que já tem o título de 'A dinastia dos Silva no reino do Rei José', vai ser uma bonita homenagem para ela.

OBS. DA REPORTER: EU TIVE O PRAZER DE CONHECER ESTA MULHER MARAVILHOSA, TENHO SEU LIVRO ANDANÇAS AUTOGRAFADO PELA MESMA NA ULTIMA VEZ QUE ESTEVE AQUI EM RIACHÃO EM 11/08/2006 A EXATOS 5 ANOS, QUE EMOÇÃO ESTAR PESSOAMENTE COM ESTA RIQUESA DE PESSOA, FICO TRISTE DE VER PARTIR UMA GRANDE VISIONARIA, SÓ QUEM LEU SUAS HISTÓRIAS É QUE SABE O VALOR QUE ELA TEM E CONTINUARA TENDO, E SUA LINDA FRASE NO LIVRO ONDE SE LÊ: "É TROPEÇANDO QUE SE APRENDE A ENSINAR JEGUE A COMER MANDACARÚ E COLOCAR OS ESPINHOS NO CANTO DA BOCA, ANDE COMIGO", COM CERTEZA IRACEMA ANDAREMOS SIM EM SUAS ANDANÇAS RICAS E MARAVILHOSAS, VOCÊ DEIXOU SEU LEGADO EM LINDAS LETRAS DE OURO QUE O TEMPO JAMAIS APAGARA, SIGA EM PAZ, GRANDE MULHER, EXEMPLO DE VIDA, SEU AMOR FRANCELMO TE ESPERA PARA AÍ NO CÉU CONTINUAREM SUA JORNADA!!!!
Por Evandro Matos, com informações do G1 MS e TV Morena e Alana Adrielle Peketita (Foto: Reprodução/ TV Morena).


Nenhum comentário: