domingo, 30 de novembro de 2014

ATUALIDADE: Mandassaia mostra união em trido de louvor a Santa Catarina de Alexandria, padroeira da comunidade

 

Na noite deste sábado (29), aconteceu o trido em louvor a Santa Catarina de Alexandria na comunidade de Mandassaia 1, zona rural de Riachão do Jacuípe. As comemorações são feitas todos os anos na mesma data, e conta com a participação de todos da comunidade.

Este ano o tema foi vocações, novos caminhos para que a comunidade unida na fé busque a Deus e a devoção a Santa Catarina. Baseado nesse tema o jovem Lucas Willian, membro da Pastoral da Juventude (PJ), fez uma palestra abordando a dedicação dos jovens.



“Precisamos buscar a Deus, não só em casa, não só sentados na igreja, mas sim no dia-a-dia, em orações, em devoção, devemos carregar a cruz no peito, mas não só no peito fora, e sim mais ainda no peito por dentro, no nosso coração, ouvindo os chamados de Deus”, disse ele em um trecho de seu discurso.

Numa visão, Santa Catarina foi transportada para o céu, encontrou-se com o menino Jesus e a Virgem Maria e, em êxtase, casou-se misticamente com Cristo, convertendo-se ao Cristianismo. Ela tinha, na época, dezoito anos de idade, e este sonho foi interpretado como um sinal, um chamamento de Deus.



Santa Catarina é considerada padroeira dos estudantes, filósofos e professores e também invocada pelos que trabalham com rodas e contra acidentes de trabalho. É padroeira da comunidade de Mandassaia, onde foi erguida a igreja em sua homenagem e devoção. Neste domingo (30) ainda acontece as comemorações, com missa, e logo depois show e quermesse no palco armado na pracinha da igreja.

REPORTAGEM E FOTOS – ALANA ADRIELLE

Nenhum comentário: