domingo, 30 de novembro de 2014

CULTURA: CECORJ promove seminário na Praça do Fórum em comemoração ao dia da Consciência Negra




A noite de sexta-feira (28) e sábado (29), foram bastante animadas na Praça do Fórum Abelard Rodrigues, onde foi promovido o VI Seminário Pró Igualdade Racial e Inclusão Social, marcando as comemorações do Dia da Consciência Negra.


O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado na data de 20 de novembro no Brasil, que é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de "Zumbi dos Palmares", em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro em 1549.


O Centro Comunitário de Riachão do Jacuípe (CECORJ) organizou palestras e eventos educativos, visando principalmente a educação e respeito aos negros. Outros temas debatidos pelo evento foram: Inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra.




Um desfile foi apresentado, com roupas de temas africanos, apresentação de capoeira com o grupo Raízes, do professor Tana, e samba de roda com o grupo Sorriso da Cultura, também teve dança com o grupo Tributo ao Corpo. Para Rildo Carneiro, organizador do evento, tudo aconteceu como planejado, e ele se disse feliz com mais um ano do evento.


“É bom ver todos aqui prestigiando essa causa que é tão importante, a causa do negro, o combate ao preconceito de cor, de raça, aconteceram palestras maravilhosas, com Professora Marinélia, Professor Fredson Costa, apresentação de filme, a participação de Samyr Uhuru, Claudio Lisboa e Fábio Calisto, dando sua contribuição para as palestras, aos quais eu agradeço muito, e foi muito bom mesmo, ano que vem tem mais, com certeza”. Disse Rildo.



Muitos moradores do Alto do Cemitério estiveram presentes no evento, prestigiando, membros da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), onde o filho de Rildo estuda atualmente, também estiveram presentes. A noite terminou com um bom samba de roda.
 
REPORTAGEM E FOTOS – ALANA ADRIELLE.
        
                                                 

Nenhum comentário: