sexta-feira, 18 de outubro de 2019

ATUALIDADE: Prefeito de Riachão do Jacuípe promove reunião com Consórcio para definir soluções para o lixão da cidade



Uma assembleia geral ordinária, aconteceu na última terça-feira (15), na cidade de Riachão do Jacuípe, com membros do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território da Bacia do Jacuípe (Consórcio Jacuípe), que visa traçar estratégias para solucionar a regularização ambiental e o descarte dos resíduos sólidos (lixo) dos municípios consorciados e interessados.

A reunião contou com a presença de diversas autoridades e representantes de municípios da Bacia do Jacuípe, representando o Governo do Estado, Armindo Gonzalez Miranda, que faz parte da Diretoria de Planejamento Territorial, Infraestrutura e Resíduos Sólidos. Ele falou sobre o apoio técnico aos consórcios públicos e estratégias do planejamento regional. 




“A questão de Riachão do Jacuípe não é tão simples assim como os encaminhamentos aqui apresentados, as soluções aqui são de médio e longo prazo, para o atendimento às instituições de controle ambiental. O consórcio público se apresenta como a solução mais eficaz aos pequenos municípios, através de um plano integrado aos municípios consorciados, identificando os problemas de cada cidade e aplicando as soluções cabíveis, lembrando que aterro é apenas parte da solução” pontuou o diretor.

O prefeito de Riachão do Jacuípe, Zé Filho, conta que tem buscado incansavelmente a solução. “Nossa gestão tem se preocupado com o lixão desde que começamos nossos trabalhos, essa reunião hoje é mais um passo positivo para que, possamos junto com outras cidades da região, aplicar as soluções corretas. Existe um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a prefeitura e o Ministério Público do Estado (MP-BA) no ano de 2008, com medidas que precisam ser cumpridas. A gestão cidade mãe tem consciência disso, mas também não temos condições de arcar com o custo total para instalação do aterro sanitário.  Por isso hoje estamos buscando a parceria de outros prefeitos, do governo estadual, para que através do consórcio possamos trazer soluções rápidas, mas duráveis”, disse o prefeito.


O consórcio já assinou o Protocolo de Intenções junto ao Estado da Bahia, e o convênio para liberação de recursos e desenvolver as ações. Cerca de 85% dos municípios baiano estão na mesma situação de Riachão, segundo especialistas, os aterros controlados são soluções paliativas. Como resultado da reunião, uma carta de intenções foi assinada por todos, com a declaração efetiva de compromisso com as soluções para os resíduos, salientando que é necessário tempo de médio e longo prazo para viabilizar a implementação futura dos aterros e as soluções cabíveis.

POR ALANA ROCHA. COM INFORMAÇÕES E FOTOS DA ASCOM/PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHÃO DO JACUÍPE . 

Nenhum comentário: