terça-feira, 30 de junho de 2020

ATUALIDADE: SAC de Riachão do Jacuípe terá inauguração virtual nesta quarta-feira (1)




Um momento muito aguardado para a população jacuipense enfim vai se realizar, infelizmente não será com a festa merecida que faz jus a grande conquista, mas já vale a alegria de ter em nosso município o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). A unidade vai beneficiar não só aos jacuipenses, mas também a população de mais de 20 municípios adjacentes, que poderão contar com os serviços do SAC com muita comodidade. Por conta da pandemia e das medidas de distanciamento, e proibição de aglomeração, essa inauguração será bem diferente, acontecerá de forma virtual.

“Quem me conhece sabe o quanto gosto do calor humano, de abraçar nossos irmãos jacuipenses, e as ocasiões das inaugurações são o momento perfeito para rever amigos e estar perto de nosso povo, com café da manhã, alegria, diversão, os bate papo, mas agora não é o momento para estarmos juntos. Com fé em Cristo vamos superar esse vírus e voltarmos ainda mais fortes, para aí sim, podermos nos confraternizar nos momentos importantes. O SAC é uma grande conquista para o Riachão, para nosso povo, e como já está pronto, chegou a hora de entregar esse presente para os jacuipenses, que poderão usufruir com conforto, agilidade, nas demandas de documentos, que antes tinham até que sair da nossa cidade para fazer fora. Além dos amigos das cidades vizinhas, nossas coirmãs, que também vão se beneficiar com os serviços do SAC, pois isso fica em casa e acompanhe mais essa inauguração”, destacou o Prefeito Zé Filho. 



O evento de inauguração virtual acontecerá a partir das 11h da manhã desta quarta-feira (1), e terá transmissão ao vivo nas redes socais da Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe, contando com a participação do Secretário Estadual da Administração Edelvino Góes e do Prefeito Zé Filho. O SAC Riachão do Jacuípe estará aberto ao público já a partir de quinta-feira (2), das 7h às 13h. Durante as ações de enfrentamento à COVID19, a unidade vai atender sob um regime especial, apenas para serviços essenciais à população, como RG e CPF, vale destacar que o atendimento será feito, exclusivamente, por agendamento, através do SAC Digital, que possui aplicativos para Android e iOS. Com a inauguração desta unidade, a rede SAC chega a 61 municípios na Bahia.

POR ALANA ROCHA. (FOTOS E INFORMAÇÕES DA ASCOM/PMRJ).

#FIQUEEMCASA, TODOS UNIDOS CONTRA O CORONAVÍRUS!!



segunda-feira, 29 de junho de 2020

URGENTE: Jovem morre eletrocutado no distrito de Barreiros em Riachão do Jacuípe



O acidente aconteceu no final da manhã desta segunda-feira (29), quando o jovem de prenome Tony, que estava em uma fábrica de cerâmicas do distrito de Barreiros, onde trabalhava, quando segundo informações teria sofrido uma forte descarga elétrica em uma das máquinas da empresa. Populares socorreram Tony com o carro que presta serviço a saúde do distrito e o levaram para a cidade de Nova Fátima, que fica mais próximo do local. Ao dar entrada no Hospital Municipal da cidade, infelizmente Tony faleceu.

Amigos e familiares do jovem informaram a nossa reportagem que o médico de plantão em Nova Fátima entregou um documento que eles não souberam explicar e liberou para que levassem Tony de volta para Barreiros. Um áudio foi enviado para nossa redação através do whatsapp informando que o corpo do jovem está neste momento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito, aguardando os técnicos do Instituto Médico Legal (IML) para que seja removido até um DPT, possivelmente o de Serrinha, para que seja feita uma perícia.


A notícia deixou todos os moradores de Barreiros triste e abalados, tanto pela forma que o jovem morreu, como também pelo carinho que muitos tinham por ele, pois era bastante conhecido no distrito assim como os seus pais também são, o senhor Tuquinha e a senhora Leny, que ficaram em choque com a notícia. Até o fechamento dessa matéria não tivemos informações se o corpo já tinha sido removido. A cerâmica onde Tony trabalhava pertence ao empresário de prenome Roque, da cidade de Conceição do Coité.

POR ALANA ROCHA. (FOTOS VR14 E ENVIADA PELO WHATSAPP).

#FIQUEEMCASA, TODOS UNIDOS CONTRA O CORONAVÍRUS!!



quinta-feira, 25 de junho de 2020

URGENTE: Colisão entre moto e carro em Riachão do Jacuípe deixa motociclista em estado gravíssimo




Uma batida entre uma moto e um carro na tarde desta quinta-feira (25), deixou o condutor da moto, conhecido com “Rael pintor” em estado gravíssimo. O acidente aconteceu por volta das 15h40 nas proximidades do terminal rodoviário da cidade, na BR-324. Segundo informações, Rael perdeu a direção, batendo de frente a moto que pilotava com um carro Renault Sandero, de placa não informada. A moto ficou destruída com o impacto, e Rael sofreu fraturas graves ficando desacordado.


A equipe de socorristas voluntários Anjos Jacuipenses foi acionada, e chegou em segundos ao local do acidente, que fica bem próximo a base deles, os socorristas puderam notar que o ferimento mais grave foi na cabeça do jovem. Imediatamente Rael foi levado para o Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe (ISAS), onde a equipe médica deu os primeiros socorros, mas o estado de saúde da vítima é gravíssimo e foi solicitada a transferência para Feira de Santana ou Salvador.





Rael completou idade nova ontem, seu aniversario, muitos amigos se comoveram com o acidente, ele é morador do Bairro Ranchinho, que também fica perto do local do acidente. O condutor do carro não sofreu ferimentos, ele seguia para Feira de Santana e informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que trafegava em velocidade moderada, quando de repente a moto surgiu em sua frente, sem tempo para que ele desviasse. Agentes da PRF seguem no local até a remoção dos veículos.


POR ALANA ROCHA. (COM INFORMAÇÕES E FOTOS DOS ANJOS JACUIPENSES).


#FIQUEEMCASA, TODOS UNIDOS CONTRA O CORONAVÍRUS!!


APOIO:




quarta-feira, 24 de junho de 2020

ATUALIDADE: Simbolo do São João fogueira artificial montada no palco fixo de Riachão do Jacuípe emociona população



Uma foto publicada nas redes sociais da Prefeitura de Riachão do Jacuípe na noite desta terça-feira (23), véspera de São João, viralizou e emocionou muitas pessoas, principalmente os jacuipenses que moram fora e na cidade. A foto é de uma fogueira simbólica, cênica, montada no meio do palco principal da quadra na Praça Landulfo Alves, que é o circuito principal dos festejos na cidade. Como sabemos por conta da pandemia do COVID-19, os festejos foram cancelados, e por ser uma doença respiratória, as fogueiras, principal símbolo da noite de São João, foram proibidas por conta da fumaça.


Uma faixa com a frase “Essa chama jamais vai se apagar”, deu o toque final para a cena melancólica e apertou o peito da saudade de ver o palco das principais atrações da festa no município onde diversos artistas nacionais e da terra já pisaram e tocaram alegrando multidões. Nossa redação recebeu através do whatsapp, diversas mensagens de pessoas emocionadas ao ver a foto e assistir ao vídeo institucional. Uma delas foi Carla dos Santos, filha de jacuipenses mas que mora em Salvador. “Tocou demais no meu coração, vê a foto me emocionou demais. Nessa altura eu já estaria lá em Riachão, festejando, reencontrando a família, feliz, mas com fé em Deus, ano que vem a gente desconta. Como diz na faixa, a chama não irá se apagar, pelo contrário, vamos fortalecer essa chama para ela aguentar mais um pouco até o ano que vem”, disse.


A Prefeitura fez essa intervenção artística com a intenção de lembrar às pessoas sobre o valor da vida, para manter viva a tradição dos festejos na lembrança e na saudade do coração de cada pessoa. O Prefeito Zé Filho falou sobre a ação. “A fogueira no meio do palco, onde acontece o São João de Riachão do Jacuípe, simboliza o coração junino, e foi posta ali para homenagear o principal evento cultural do município. A arte é um antídoto para as angústias e um remédio para a ansiedade, principalmente, diante desse momento que enfrentamos, por isso a representação do coração do São João tendo o palco como corpo presente da fé e da alegria é como o calor da fogueira para nossos espíritos”.


VEJA O VÍDEO:




POR ALANA ROCHA. (COM INFORMAÇÕES, VÍDEO E FOTO ASCOM/PMRJ).


#FIQUEEMCASA, TODOS UNIDOS CONTRA O CORONAVÍRUS!!



segunda-feira, 22 de junho de 2020

ATUALIDADE: Secretaria de Ação Social de Riachão do Jacuípe promove Arraiá do Bem Querer com forró delivery para alegrar idosos



Diante da pandemia do COVID-19, algumas situações rotineiras têm tido que se reinventar. Assim está sendo com os festejos juninos, que por conta da pandemia estão suspensos e proibidos. Mas a Secretaria de Ação Social de Riachão do Jacuípe, pensando no atendimento aos idosos do Florescer e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo do Idoso (SCFVI), os quais se encontram em isolamento social desde meados do mês março, criou o projeto “Arraiá do Bem Querer”, que tem a finalidade de elevar a autoestima das pessoas idosas da cidade, através do compartilhamento de experiências juninas que já vivenciaram ou vivenciam neste grupo e com seus familiares.

A ação consiste em levar o forró até essas pessoas idosas através de um “delivery do forró”, uma caravana do forró que ao chegar em frente as residências tocam músicas típicas, fazem danças de quadrilha, brincadeiras juninas e leva muita animação para eles neste momento tão atípico. Além disso as idosas são estimuladas pelas educadoras sociais, para reviverem e compartilharem dessa festa tão significativa e importante para a cultura do nosso povo jacuipense e do nordeste.



E quem marcou presença na ação foi a Primeira-Dama da cidade Nevolandia Guimarães, chamada carinhosamente de Nevo, ela destacou a importância da ação. “Nesse momento difícil nossos idosos precisam de mais atenção, por serem grupo de risco, eles estão mais ansiosos. Nesse período a cidade já estaria toda enfeitada, com forró em todos os cantos e os idosos nessa época se divertem bastante, então através do Florescer e do SCFVI tivemos essa ideia do Arraiá do Bem Querer fazendo a caravana do forró para levar a alegria tão maravilhosa do São João até eles”, disse.

O Prefeito Zé Filho também falou sobre o objetivo principal desse projeto. “O papel principal desse projeto é fazer os idosos e seus familiares reviverem a cultura dos Festejos Juninos, esse momento tão lindo e esperado todos os anos, e que infelizmente, agora em 2020, por conta do Coronavírus, não poderemos ter. Junto com o pessoal do Florescer e do SCFVI os usuários que estão em isolamento social em suas casas, vão recordar momentos de alegria e de grandes trocas de saberes e experiências de festas anteriores, além de estimular a manter a tradição junina mesmo diante desse momento difícil”, destacou.

Nesta segunda-feira (22) já teve forró, a equipe foi de surpresa na casa de vários idosos, foi um momento de muita emoção e alegria para eles. “Eu estou muito feliz, não tenho como agradecer esse povo todo, muita alegria ter esse forró aqui em casa hoje, para não passar em branco o São João”, relatou emocionada a Dona Jô, uma das idosas atendidas pelo SCFVI. O projeto seguirá ainda durante essa semana passando em alguns bairros de Riachão do Jacuípe, levando um sanfoneiro para tocar com muita alegria e forró e também distribuir mimos e lembrancinhas juninas com comidas típicas, como porções de amendoim, canjica, bolo de milho, e muitos sabores lembrando e celebrando o São João em casa nessa quarentena.

VEJA O VÍDEO:



POR ALANA ROCHA. (COM INFORMAÇÕES, VÍDEO E FOTOS ASCOM/PMRJ).

#FIQUEEMCASA, TODOS UNIDOS CONTRA O CORONAVÍRUS!!



domingo, 21 de junho de 2020

URGENTE: Jovem foi morto a tiros na zona rural de Riachão do Jacuípe



A bandidagem parece não temer o COVID19, mesmo com altos índices de contaminação da pandemia assolando e matando, os crimes seguem sem fazer quarentena. Desta vez o palco para mais um homicídio registrado na Bahia foi a cidade de Riachão do Jacuípe, desta vez vitimando o jovem Willy Tiago Silva de Jesus, que sofreu diversos disparos de arma de fogo por volta das 18h30 da noite deste sábado (20), mas seu corpo só foi encontrado na manhã de hoje, domingo (21), por volta das 11h.

O fato aconteceu na fazenda de Pedro Soares, região da Mandassaia 1, zona rural do município, onde o jovem morava. Pelo jeito que o corpo foi encontrado, Willy teria corrido e caído alguns metros depois, possivelmente fugindo do ou dos assassinos. Informações de populares e da polícia, relatam que Willy era suspeito de envolvimento com ilícitos, e o crime pode ter sido vingança, pelas características de execução.


A brigada de socorristas voluntários, Anjos Jacuipenses, foi acionada para prestar socorro, pois populares ao encontrar o corpo da vitima acreditou que ele ainda estaria vivo, mas com a chegada da equipe do Anjos foi constatada a morte. Ninguém quis comentar sobre a morte, apenas relatos de que aconteceu um evento na localidade na noite de ontem, e que homens encapuçado teriam chegado atirando. A Polícia Civil vai investigar a motivação e autoria do crime. O corpo de Willy seguiu para o Departamento de Polícia Técnica de Serrinha (DPT) onde será periciado, mas no local policiais perceberam perfurações de arma de fogo no tórax do jovem.

POR ALANA ROCHA. (COM INFORMAÇÕES E FOTOS REDES SOCIAIS E ANJOS JACUIPENSES).

#FIQUEEMCASA, TODOS UNIDOS CONTRA O CORONAVÍRUS!!