quarta-feira, 24 de junho de 2020

ATUALIDADE: Simbolo do São João fogueira artificial montada no palco fixo de Riachão do Jacuípe emociona população



Uma foto publicada nas redes sociais da Prefeitura de Riachão do Jacuípe na noite desta terça-feira (23), véspera de São João, viralizou e emocionou muitas pessoas, principalmente os jacuipenses que moram fora e na cidade. A foto é de uma fogueira simbólica, cênica, montada no meio do palco principal da quadra na Praça Landulfo Alves, que é o circuito principal dos festejos na cidade. Como sabemos por conta da pandemia do COVID-19, os festejos foram cancelados, e por ser uma doença respiratória, as fogueiras, principal símbolo da noite de São João, foram proibidas por conta da fumaça.


Uma faixa com a frase “Essa chama jamais vai se apagar”, deu o toque final para a cena melancólica e apertou o peito da saudade de ver o palco das principais atrações da festa no município onde diversos artistas nacionais e da terra já pisaram e tocaram alegrando multidões. Nossa redação recebeu através do whatsapp, diversas mensagens de pessoas emocionadas ao ver a foto e assistir ao vídeo institucional. Uma delas foi Carla dos Santos, filha de jacuipenses mas que mora em Salvador. “Tocou demais no meu coração, vê a foto me emocionou demais. Nessa altura eu já estaria lá em Riachão, festejando, reencontrando a família, feliz, mas com fé em Deus, ano que vem a gente desconta. Como diz na faixa, a chama não irá se apagar, pelo contrário, vamos fortalecer essa chama para ela aguentar mais um pouco até o ano que vem”, disse.


A Prefeitura fez essa intervenção artística com a intenção de lembrar às pessoas sobre o valor da vida, para manter viva a tradição dos festejos na lembrança e na saudade do coração de cada pessoa. O Prefeito Zé Filho falou sobre a ação. “A fogueira no meio do palco, onde acontece o São João de Riachão do Jacuípe, simboliza o coração junino, e foi posta ali para homenagear o principal evento cultural do município. A arte é um antídoto para as angústias e um remédio para a ansiedade, principalmente, diante desse momento que enfrentamos, por isso a representação do coração do São João tendo o palco como corpo presente da fé e da alegria é como o calor da fogueira para nossos espíritos”.


VEJA O VÍDEO:




POR ALANA ROCHA. (COM INFORMAÇÕES, VÍDEO E FOTO ASCOM/PMRJ).


#FIQUEEMCASA, TODOS UNIDOS CONTRA O CORONAVÍRUS!!



Nenhum comentário: