segunda-feira, 22 de junho de 2020

ATUALIDADE: Secretaria de Ação Social de Riachão do Jacuípe promove Arraiá do Bem Querer com forró delivery para alegrar idosos



Diante da pandemia do COVID-19, algumas situações rotineiras têm tido que se reinventar. Assim está sendo com os festejos juninos, que por conta da pandemia estão suspensos e proibidos. Mas a Secretaria de Ação Social de Riachão do Jacuípe, pensando no atendimento aos idosos do Florescer e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo do Idoso (SCFVI), os quais se encontram em isolamento social desde meados do mês março, criou o projeto “Arraiá do Bem Querer”, que tem a finalidade de elevar a autoestima das pessoas idosas da cidade, através do compartilhamento de experiências juninas que já vivenciaram ou vivenciam neste grupo e com seus familiares.

A ação consiste em levar o forró até essas pessoas idosas através de um “delivery do forró”, uma caravana do forró que ao chegar em frente as residências tocam músicas típicas, fazem danças de quadrilha, brincadeiras juninas e leva muita animação para eles neste momento tão atípico. Além disso as idosas são estimuladas pelas educadoras sociais, para reviverem e compartilharem dessa festa tão significativa e importante para a cultura do nosso povo jacuipense e do nordeste.



E quem marcou presença na ação foi a Primeira-Dama da cidade Nevolandia Guimarães, chamada carinhosamente de Nevo, ela destacou a importância da ação. “Nesse momento difícil nossos idosos precisam de mais atenção, por serem grupo de risco, eles estão mais ansiosos. Nesse período a cidade já estaria toda enfeitada, com forró em todos os cantos e os idosos nessa época se divertem bastante, então através do Florescer e do SCFVI tivemos essa ideia do Arraiá do Bem Querer fazendo a caravana do forró para levar a alegria tão maravilhosa do São João até eles”, disse.

O Prefeito Zé Filho também falou sobre o objetivo principal desse projeto. “O papel principal desse projeto é fazer os idosos e seus familiares reviverem a cultura dos Festejos Juninos, esse momento tão lindo e esperado todos os anos, e que infelizmente, agora em 2020, por conta do Coronavírus, não poderemos ter. Junto com o pessoal do Florescer e do SCFVI os usuários que estão em isolamento social em suas casas, vão recordar momentos de alegria e de grandes trocas de saberes e experiências de festas anteriores, além de estimular a manter a tradição junina mesmo diante desse momento difícil”, destacou.

Nesta segunda-feira (22) já teve forró, a equipe foi de surpresa na casa de vários idosos, foi um momento de muita emoção e alegria para eles. “Eu estou muito feliz, não tenho como agradecer esse povo todo, muita alegria ter esse forró aqui em casa hoje, para não passar em branco o São João”, relatou emocionada a Dona Jô, uma das idosas atendidas pelo SCFVI. O projeto seguirá ainda durante essa semana passando em alguns bairros de Riachão do Jacuípe, levando um sanfoneiro para tocar com muita alegria e forró e também distribuir mimos e lembrancinhas juninas com comidas típicas, como porções de amendoim, canjica, bolo de milho, e muitos sabores lembrando e celebrando o São João em casa nessa quarentena.

VEJA O VÍDEO:



POR ALANA ROCHA. (COM INFORMAÇÕES, VÍDEO E FOTOS ASCOM/PMRJ).

#FIQUEEMCASA, TODOS UNIDOS CONTRA O CORONAVÍRUS!!



Nenhum comentário: