quinta-feira, 16 de setembro de 2021

URGENTE: Prefeito de Riachão do Jacuípe é denunciado ao MP por contratar empresa que violou sigilo fiscal de jacuipenses


Carlos Matos (DEM) atual gestor do município de Riachão do Jacuípe, foi denunciado ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), por fazer uma contratação irregular de uma empresa de assessoria em sistema tributário, que acabou acessando dados sigilosos de contribuintes municipais, o que caracteriza violação do sigilo de dados fiscais dos mesmos. 

O Prefeito foi denunciado no último dia 09 de setembro de 2021 por Violação a Lei de Licitações, Improbidade Administrativa e quebra de sigilo de dados fiscais, em virtude da ausência de contrato firmado entre o município e o Sistema Integrado de Arrecadação Municipal (SIAM).




A administração ainda sob a vigência de contrato com a empresa T.O. Sistemas de Informática LTDA, manteve um  “contrato de boca” com o referido sistema (SIAM) e transferiu levianamente e de maneira irresponsável dados e informações de contribuintes do município de Riachão do Jacuípe. 

O sistema, que até hoje opera no Município, emite informações de dívidas de qualquer contribuinte para quem no site pesquisar, violando a obrigação imposta a Fazenda Pública de não divulgar a situação econômica ou financeira dos seus sujeitos passivo e a vedação de qualquer iniciativa que facilite a divulgação das informações fiscais. A denúncia tramita também no Núcleo de Investigação dos Crimes Atribuídos a Prefeitos (CAP) em Salvador sob o protocolo: IDEA 003.9.272404/2021 e também no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM).

POR ALANA ROCHA - JORNALISTA (DRT 5323/BA). COM INFORMAÇÕES COLHIDAS NO SITE DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA BAHIA. 

Nenhum comentário: