quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

POLÊMICA: Vereador pede afastamento da Câmara para assumir Secretaria e em menos de 48h pede exoneração

 


A atual gestão da cidade de Riachão do Jacuípe não está mesmo sendo fácil de se entender. A mais nova manobra polêmica foi a dança das cadeiras promovida pelo Prefeito Carlos Matos, que trouxe uma arrumação política para começar seu segundo ano de mandato, mas que está lhe rendendo agora uma boa dor de cabeça, aliás enxaquecas são rotinas na vida do atual Gestor.

No ano passado a mudança foi na pasta da saúde, também envolta em polêmicas na época devido o vazamento de um áudio do então Secretário da época, em conversa com um Vereador do município. Na fala ele fez duras críticas ao Prefeito e alguns membros do alto escalão da gestão, e não deu outra, dias depois a exoneração saiu no Diário Oficial.

Agora, a mudança se deu na Secretaria de Obras e Infraestrutura, também envolta em polêmicas. O Ex-secretário Cristóvão Ferreira, disse que estava se afastando para fazer um procedimento médico, mas, no mesmo D.O. em que foi exonerado foi publicada a nomeação dele como Assessor Especial do Prefeito, e na manhã desta quinta-feira (3) o mesmo já dava o seu expediente na Prefeitura.

Fato é que, com essa “arrumação” o então Vereador Xavier Menezes assumiria a pasta de obras e abriria sua vaga  na Câmara para seu suplente, nada mais nada menos que o Ex-vereador Valdinei Pereira (Irmão Boka de Deus). Tudo já estava organizado, inclusive Xavier já dava também seu expediente e suas ordens na SEINFRA jacuipense, Boka já estava com o terno prontinho e engomado, teve sua exoneração como Sub-secretário de Meio Ambiente publicada no Diário Oficial do dia 1º de fevereiro, o baba estava todo organizado.




Mas o agora Vereador licenciado Xavier pegou a todos de surpresa na manhã de hoje durante a primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Riachão do Jacuípe do ano de 2022, na abertura dos trabalhos, adentrou no plenário e tomou seu lugar. De imediato exigiu que o Presidente da Mesa Diretora corrigisse a informação dada na leitura da pauta do dia que o colocava como Ex-vereador. Foi quando começou um bate boca entre ele e o Presidente da casa, Zil de Barreiros, que se tornou mais acalorada e a sessão foi suspensa por 15 minutos.

Ele queria dois salários”- No retorno da sessão, toda a bancada de situação, além de Xavier, os vereadores Marquinhos Leão e João Igor, se retiraram do plenário, deixando a Câmara sem quórum para as votações do dia e provavelmente sem possibilidades de reafirmar a posse do suplente do Vereador Xavier. 

Em meio a toda essa confusão, Xavier disse ter sido exonerado ontem,  quarta-feira (2), mas a publicação só foi feita no Diário Oficial de hoje (3), momentos depois da suspensão da sessão, coincidentemente. Nos bastidores há relatos de que o Vereador não será mais Secretário. Em contato com a ASCOM da Prefeitura, nos foi informado que Xavier irá se pronunciar posteriormente, nossa reportagem buscou contato com o Vereador, mas parece que o mesmo bloqueou nossos números de contato.

Falando da tribuna como Vereador, Zil de Barreiros declarou que a intenção de Xavier foi tumultuar a sessão e fazer um “circo”. “O circo está armado, na abertura dos trabalhos da casa, um vereador completamente desequilibrado, comete esse ato, só porque queria receber dois salários, e ele sabia que iria para apreciação do plenário e dos demais vereadores. O Prefeito deveria avaliar melhor essa possibilidade de colocar ele como Secretário, pois com essas atitudes ele não serve nem para ser vereador, quanto mais Secretário”, declarou.




O clima agora é de incertezas, a cidade fica sem Secretário de Obras, porque após a última exoneração do Sub-secretario da pasta, que poderia assumir agora interinamente, nenhum outro nome foi disponibilizado. Já Boka segue exonerado, nem foi e não se sabe se volta, também tentamos contato com ele, mas parece que o número que temos não pertence mais ao suplente. A assessoria da Prefeitura disse que o Prefeito não vai se pronunciar sobre os fatos, que cabe a Xavier Menezes as explicações públicas pela decisão que tomou, explicações que como falamos anteriormente, serão dadas por ele nas próximas horas ou amanhã, segundo a ASCOM.

Por Alana Rocha (Jornalista DRT-5323/BA). Fotos: Arquivos de internet.

Nenhum comentário: