sábado, 24 de dezembro de 2011

URGENTE: Secretaria de Saúde traz carro fumacê para combater dengue em Riachão.



Com a suspeita de novos casos de dengue em Riachão do Jacuípe e novos focos identificados nos bairros da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou na tarde desta quarta-feira (21/12/11) o combate ao mosquito com carro fumacê que já está rodando nas ruas da cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a operação com o fumacê só elimina mosquitos adultos e não tem a mesma eficácia com os ovos que irão eclodir, formando novo ciclo. O trabalho será complementado com os agentes de saúde visitando as residências. Para isso se faz necessário a ajuda dos morados recebendo bem os agentes. Dengue é compromisso de todos.

O carro estará percorrendo as ruas pela manhã e a tarde. Os trabalhos foram iniciados e a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que a população abra portas e janelas ao perceber a passagem do veículo para que o inseticida possa chegar dentro das residências, mas o que vem ocorrendo e que em alguns momentos da manhã ele tem passado muito cedo, o que impede que algumas residências estejam abertas pois o moradores ainda estão dormindo. Vale lembrar que a dosagem do inseticida utilizado no carro fumacê não é prejudicial à saúde.

Mesmo com esse novo instrumento contra a dengue a Secretaria Municipal de Saúde de Riachão reforça que a população deve manter os cuidados com material de descarte, principalmente os que acumulam água. Por isso, medidas como: guardar garrafas de cabeça para baixo, guardar os pneus velhos sem água em locais cobertos e abrigados da chuva, não jogar lixo em terrenos baldios, entre outras são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue o Aedes Aegypti.

                                                                         POR ALANA PEKETITA, DIRETO.

Nenhum comentário: