quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ATUALIDADE: CHUVAS CHEGAM À REGIÃO DO SISAL, EM RIACHÃO TODOS OS AÇUDES ENCHERAM



A tão esperada trovoada e fortes chuvas chegaram na tarde desta segunda-feira (21), após um forte calor, por volta das 16hs, o céu começou a fechar, nuvens carregadas começaram surgir e logo surgiram os primeiros trovões e relâmpagos, não demorou muito e logo uma forte chuva começou cair.

Por cerca de uma hora a chuva foi intensa e sem intervalos, algumas vezes com vento, a chamada chuva de “açoite”, em alguns locais se ouviu barulhos como se fossem pedras caindo no telhado, um possibilidade de granizos, o que não foi confirmado.
Durante a manhã muitos moradores foram aos principais pontos da cidade para ver os resultados, muita água chegou ao Rio Jacuípe, trazendo alegria aos moradores da zona rural da região que já sofria muito com a seca.

Açude do Cedro: Com sua capacidade quase que completa, o açude do cedro foi bastante visitado hoje, muitos procurando ver se o mesmo tinha “sangrado”, fato que não aconteceu, mas o mesmo já está com 70% de sua capacidade, mais algumas chuvas e ele poderá chegar a 100%.


Barragem de Pedro São Paulo (Barraginha): A mais de um ano seca, mais uma vez a população volta a ver as águas correndo pela barraginha de Pedro São Paulo, muitas pessoas tiraram fotos e ficaram felizes de ver o local novamente com água.


Barragem Grande: Na barragem não foi diferente, com muita chuva na região de São José do Jacuípe, Capim Grosso e Morro do Chapéu, bastante água chegou no Rio Jacuípe, a piscina chegou a ficar coberta pela manhã, mas durante a tarde a água baixou mais, muitos aproveitaram para se refrescar e pescar nas águas.


Mas como toda chuva, e trovoadas, não faltaram os problemas, em muitos bairros de Riachão foram registrados pontos de alagamentos e invasões das águas em casas, no bairro Jatobá, casas que ficam localizadas na saída para Malhador foram invadidas, uma cerca caiu e muito barro tomou conta da rua, a passagem molhada que liga o bairro a estrada do Malhador ficou interditada durante todo dia de hoje devido à correnteza do riacho da barra, no bairro da Barra uma grande lagoa se formou no calçamento novo, segundo moradores a obra não foi terminada e foi mal feita, sem local para escoar as águas, muitas casas ficaram dentro d’água. Já na Bela Vista todo passeio da nova pavimentação às margens da BR-324 Rodovia Lomanto Junior se quebrou com a força da enxurrada, moradores dizem que o cimento usado na obra foi pouco.


O secretario de obras Toninho da C.T.I e seu assessor João Pitú, a prefeita Tânia Matos, juntamente com a secretaria de ação social Mara do PT e sua equipe, saíram às ruas para ver de perto os prejuízos e resolver o que fosse possível, também esteve nas ruas o secretario de administração Valfredo Junior, também o vereador Xavier rodou alguns bairros, todos em prol de resolver as necessidades mais urgentes, maquinas da prefeitura e garis foram colocados à disposição para limpas córregos e escoar poças de água. A prefeita Tânia pessoalmente coordenou alguns trabalhos.


Segundo Toninho, providencias estão sendo tomadas para o maquinário da prefeitura entrar em ação nas estradas, que ficaram intransitáveis devido às chuvas. Ainda segundo a meteorologia poderá chover em Riachão durante a semana, mas com menos intensidade, o fato é que todos estão felizes, mais felizes, com as chuvas e melhora na seca. 

VEJA O VIDEO: 

                                                              REPORTAGEM E IMAGENS - ALANA ADRIELLE




Nenhum comentário: