domingo, 7 de abril de 2013

ATUALIDADE: Riachão é contemplado com o Programa Escola Aberta, mais uma conquista do Governo Construindo com o Povo


O município de Riachão do Jacuípe foi contemplado com o Programa Escola Aberta destinado a municípios com população acima de 100 mil habitantes. De acordo com a Secretária de Educação, Ana Rita Rios, o município, apesar de não ter uma população de 100 mil habitantes, conseguiu ser contemplado devido a sua nova política de gestão educacional, uma política de articulação com o Sistema Nacional de Educação.
A partir do momento que aderimos a Programas como o PROINFO, PROUCA, Mova Brasil, e também a Escola Aberta abrimos as portas a novas adesões e conquistas para a educação municipal".
O Programa Escola Aberta incentiva e apóia a abertura, nos finais de semana, de unidades escolares públicas localizadas em territórios de vulnerabilidade social. A estratégia potencializa a parceira entre escola e comunidade ao ocupar criativamente o espaço escolar aos sábados e, ou domingos com atividades educativas, culturais, esportivas, de formação inicial para o trabalho e geração de renda oferecidas aos estudantes e à população de todo município.
É proposta do Projeto oferecer cursos técnicos de cabeleireiro, costura, pintura, bordado, e muitos outros de acordo com as necessidades da comunidade jacuipense. As ações do Programa são dirigidas à ampliação do acesso às atividades educativas, culturais, esportivas, de lazer e de geração de renda. Dessa forma, o Programa tem como um dos objetivos contribuir para a redução da violência escolar, especialmente dos jovens, sobretudo aqueles em situação de vulnerabilidade social. 
As escolas participantes do Programa serão abertas nos finais de semana para o desenvolvimento de diversas atividades formativas, informativas, de esporte, cultura e lazer. As ações implementadas em cada escola são escolhidas a partir de consulta às comunidades locais e da identificação de seus talentos, levando em conta as diversidades regionais e as oficinas fomentadas pelo MEC.
As oficinas serão ministradas por voluntários, membros da comunidade e por jovens universitários provenientes de camadas populares, selecionados pelas universidades federais, para desenvolver temas sobre direitos humanos, cidadania, diversidade, leitura e meio ambiente.

COM INFORMAÇÕES DA ASCOM/Prefeitura

Nenhum comentário: