terça-feira, 22 de setembro de 2015

ECONOMIA: Inadimplentes há mais de 90 dias vão perder imóveis no Minha Casa Minha Vida


Os beneficiários da faixa UM do Minha Casa Minha Vida (MCMV) inadimplentes há mais de três meses terão os imóveis tomados pela Caixa Econômica Federal, segundo reportagem publicada  no jornal O Estado de S. Paulo no domingo (20). A categoria corresponde a famílias com renda de R$ 1,6 mil por mês e é a que apresenta a maior inadimplência entre as faixas do programa. De janeiro a junho deste ano, o índice foi de 22% - dez vezes superior aos atrasos dos financiamentos imobiliários tradicionais e também bem acima dos demais beneficiários. Os dados foram repassados pelo Ministério das Cidades.

De acordo com as regras do programa, as prestações para as famílias da faixa 1 não podem ultrapassar 5% da renda do beneficiário, com valor mínimo de R$ 25 pagos pelo período de dez anos. A Caixa Econômica Federal apertou a cobrança das prestações atrasadas e passou a ligar e a enviar SMS para os beneficiários logo após os primeiros dias de vencimento, de acordo com o jornal.
O primeiro passo para retomar os imóveis dessas famílias foi dado no fim do ano passado, quando o governo modificou uma lei para determinar que os imóveis tomados tenham um tratamento diferenciado. Em vez de ir a leilão, a Caixa tem de reincluir o imóvel no programa, para ser direcionado a outro beneficiário na lista de espera do MCMV.


A alteração na lei evita que o imóvel retomado seja comprado por uma família com renda superior à dos beneficiários do programa. A mudança de postura em relação aos calotes da faixa 1 do programa estaria ligada a dois fatores: o agravamento da crise, que não permite ao governo ser leniente com a inadimplência e o temor da fiscalização dos órgãos de controle, já que até 95% desses imóveis são bancados com dinheiro público.

Na época, o Ministério das Cidades informou que o programa não tinha objetivo de retomar os imóveis no caso de inadimplência. O discurso, porém, mudou. O Ministério das Cidades informou agora que adotará o que diz a lei para os casos de inadimplência, ou seja, entregar o imóvel para outra família.

“O Ministério das Cidades e o agente operador do programa estão discutindo a forma de implementação da lei”, disse. A Caixa diz que é praxe o envio de SMS  “inclusive orientando as famílias sobre a possibilidade de retomada do imóvel, caso não coloque em dia as prestações”.

DA REDAÇÃO. (Com informações do Site Verdinho Itabuna)

Nenhum comentário: