sexta-feira, 6 de abril de 2018

ATUALIDADE: Deputado Estadual Targino Machado reivindica Unidade de Oncologia para Riachão do Jacuípe

Resultado de imagem para targino machado

O deputado estadual Targino Machado (PPS) fez indicação de uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) para a cidade de Riachão do Jacuípe, que ofereça tratamento de quimioterapia e radioterápico para atender pacientes com câncer pelo Sistema Único de Saúde e de convênios dos municípios que compõem a região da Bacia do Jacuípe e municípios adjacentes. O parlamentar justifica dizendo que “a indicação tem como objetivo ampliar o acesso à assistência oncológica pelo SUS aos pacientes que necessitem de tratamento quimio e radioterápico. Implantar uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia no município de Riachão de Jacuípe, será de grande relevância para os pacientes do município e região”, argumenta.

Riachão do Jacuípe, caso o pedido do deputado seja atendido, se tornará base para este atendimento, evitando assim os T.F.D's (Tratamento fora de domicilio) que ocorrem constantemente nessas regiões, onde pessoas em tratamento por muitas vezes viajam por horas até Salvador para buscar atendimento. 

Para ele, é fundamental que se garanta aos cidadãos um atendimento de saúde que seja digno e de qualidade, porém, para que isso de fato aconteça, é necessário que a ampliação do atendimento seja efetivo, chegando à população mais carente. A construção de uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, portanto, além de melhorar a qualidade de vida da população, também fornecerá melhores condições para o tratamento adequado dos pacientes. 

Por fim, Machado lembra que “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

DA REDAÇÃO.

Nenhum comentário: