segunda-feira, 7 de junho de 2010

CULTURA: RIACHÃO GANHA CINE CLUBE CHAMADO OLNEY SÃO PAULO



O Cine Clube Olney São Paulo em Riachão é uma idéia de jacuipenses, estudantes universitários e de nível médio, e de outras categorias que se interessam pela cultura local.
O nome de Olney São Paulo foi decidido pelos cineclubistas em homenagem e reconhecimento à importância desse jacuipense no Cinema Nacional. Enquanto um movimento ativista, o Cine Clube propõe outra alternativa de filmes que não seja apenas os convencionados pela indústria de consumo.

Além dos cineclubistas jacuipenses, o projeto, conta também, com a parceria do Movimento Audio-visual Pensar Fimes, que nasceu em Pintadas, mas já se estende por toda a região. 

Em Pintadas, o Pensar Filmes realiza uma capacitação em Cinema para 40 jovens de toda a Bacia do Jacuípe. Na última oficina em Riachão, o cineasta André, frizou: “Nosso interesse é unir jovens de todo o Território que desejam dialogar com o cinema”.

No fim da década de 50, Riachão contou com algumas exibições de filmes, no Cine, denominado Guarany, que foi  instalado na rua Aurélio Mascarenhas, antiga rua Nova.

“Foram instaladas câmeras em 16 mm no mesmo prédio, isso nos idos da década de 60 para 70 e tinha como responsável Manoelzinho Paraibano, e, posteriormente, projeção no mercado municipal. Houve ainda a tentativa de instalar 35 mm na década de 60, o que não foi viável, acredito eu, por influência já da televisão”. Informou o artista plástico jacuipense, Florival  Carvalho.

“Na geografia desértica do sertão brasileiro, uma camisa manchada de sangue balança com o vento”. Essa é a principal chamada e pano de fundo do drama que narra a luta ancestral entre famílias pela posse de terra no sertão nordestino.

Trata-se de “Abril Despedaçado, um filme de  Walter Salles, que fará a estréia do Cine Clube Olney São Paulo em Riachão, neste sábado, 05/06, a partir das 19h30. Na sequência, o Cine terá suas exibições a cada oito dias, por enquanto, na Associação do Amparo ao Menor, ASPAM, na Praça da igreja Matriz da cidade. 

Por Laura Ferreira. 
www.interiordabahia.com.br

Nenhum comentário: