quinta-feira, 24 de junho de 2010

UTILIDADE: SAIBA COMO SOCORRER UMA VÍTIMA DE QUEIMADURA, CUIDADOS COM FOGOS.



Pessoas com queimaduras profundas podem correr sério risco de vida. Quanto maior a extensão, maiores os perigos para a vítima.
Existem diferentes graus de lesão. Leve em conta que uma pessoa pode apresentar, ao mesmo tempo, queimaduras de terceiro, segundo e primeiro graus - e cada tipo de lesão pede um socorro específico.

*É proibido...
passar gelo, manteiga ou qualquer coisa que não seja água fria no local, em qualquer caso. Também não se deve estourar bolhas ou tentar retirar a roupa colada à pele queimada.

*O que não se deve fazer:
Passar pasta de dente, pomadas, ovo, manteiga, óleo de cozinha... apenas água fria é permitida. Gelo também não pode.

- Furar as bolhas.
- Retirar a pele morta
- Arrancar a roupa grudada na área queimada
- Apertar o ferimento

Como socorrer vítimas de queimadura:
- 1.Use água, muita água. É preciso resfriar o local. Faça isso com água corrente, um recipiente com água fria . Não use gelo.
- 2. Em casos de queimadura de primeiro grau - e apenas nesse caso - é permitido e recomen

*Primeiro grau
As queimaduras deste tipo atingem apenas a epiderme, que é a camada mais superficial da pele. O local fica vermelho, um pouco inchado, e é possível que haja um pouco de dor. É considerada queimadura leve, e pede socorro médico apenas quando atinge grande extensão do corpo.
dável beber bastante água. Leve a pessoa a um posto de saúde ou hospital.

*Segundo grau
Já não é superficial: epiderme e derme são atingidas. O local fica vermelho, inchado e com bolhas. Há liberação de líquidos e a dor é intensa. Se for um ferimento pequeno, é considerada queimadura leve. Nos outros casos, já é de gravidade moderada. É grave quando a queimadura de segundo grau atinge rosto, pescoço, tórax, mãos, pés, virilha e articulações, ou uma área muito extensa do corpo.

*Terceiro grau
Qualquer caso de queimaduras de terceiro grau é grave: elas atingem todas as camadas da pele, podendo chegar aos músculos e ossos. Como os nervos são destruídos, não há dor - mas a vítima pode reclamar de dor devido a outras quimaduras, de primeiro e segundo grau, que tiver. A aparência deste tipo de ferimento é escura (carbonizada) ou esbranquiçada.

Fonte: Terra 


                                                                 OFERECIMENTO:
 

Nenhum comentário: