quarta-feira, 9 de junho de 2010

URGENTE: MORRE O EX-PREFEITO HERVAL LI MA CAMPOS



Na noite desta quarta-feira (09/06/10) por volta das 19:30hs, partiu deixando uma lacuna irreparável o ex-prefeito de Riachão do Jacuipe Herval Lima Campos, mais conhecido por Herval Campos. Filho de Drº João de Oliveira Campos e Silvia Lima Campos, Herval nasceu no dia 05 de janeiro 1936 em Tanquinho - Ba, tinha 74 anos de idade, e vinha sofrendo de problemas respiratórios e uma seria lesão na coluna, que lhe causava muita dor, a cerca de um mês ele estava internado no Hospital da Unimed em Lauro de Freitas, passando por tratamento, mas não resistiu e com a saúde agravada faleceu nesta noite por falência múltipla de órgãos.

Herval Campos chegou a Riachão no ano de 1946, com 10 anos de idade, em 1982 entrou na vida publica se tornando assim Secretario de Finanças do município, em 1987 disputou as eleições contra seu próprio pai, Drº João Campos, e perdeu por 113 votos de diferença, mas assumiu um ano depois quando seu pai acabou adoecendo, vindo a falecer logo depois, em junho de 1989. Em 1996 resolveu então tentar a prefeitura novamente, desta feita ganhou, com uma frente de 2000 votos contra seu concorrente, o também ex-prefeito Valfredo Matos, o “Valfredão”.

Em seu governo realizou inúmeras obras, como a vinda do INSS para Riachão, a construção da área de lazer com piscina, banheiros e barracas na área da barragem grande, transformando o local em uma espécie de parque aquático, criou o PAT (Programa de Assistência ao Trabalhador) em nossa cidade, no ano de seu governo foi reduzido a 0 (zero) o numero de casos de dengue em Riachão ficando assim o mosquito erradicado durante sua gestão, criou os grupos de agentes comunitários e os guardas municipais, inovou e apoiou Esporte, Educação, Cultura, sendo em sua gestão as melhores festas de são João na cidade. Herval também teve seu lado cômico em seu governo, foi quando construiu em Vila Aparecida (74) uma replica de navio, na época os moradores gozaram muito da obra, e a oposição tirava sarros e fazia chacotas, mas em uma de nossas ultimas conversas aqui no centro da cidade no restaurante Videira onde as vezes nos encontrávamos, eu curiosa perguntei, o porquê do navio? E ele me respondeu:

“Foi uma espécie de estímulos aos jovens para que se alistassem e servissem as forças armadas, em especial a Marinha que na época fazia uma vasta campanha de alistamento, a pedido de um General, que agora me deu um branco e não me recordo o nome, pediu a algumas cidades do interior que fizessem esta replica, não só aqui, mas como em algumas cidades do sertão e interior da Bahia ela foi construída”, disse Herval.

Também em sua gestão já em 1996 reformou completamente o terminal rodoviário da cidade, colocando em um painel numa parede, uma replica da frente de um ônibus, fato muito elogiado na época, na política sempre a favor do povo era um prefeito muito popular, onde sua casa vivia de portas abertas para o povo pobre e mais carente de Riachão a quem ele sempre ajudou, em sua gestão foi quando os funcionários públicos foram mais valorizados, como marca deixou também o novo cemitério que construiu com recursos próprios da prefeitura, fez varias redes de esgotos, e também um posto telefônico em Vila Aparecida e lutou por uma subestação de energia na cidade o que hoje e uma realidade, e uma biblioteca que ainda não foi possível, e com sua morte não poderá ver em breve mais esta vontade se realizar, pois segundo o atual gestor em breve uma biblioteca será construída em Riachão.

Esta e apenas uma pequena centelha da historia de Herval Lima Campos ex-prefeito de Riachão, seu sepultamento será em Salvador, no cemitério Jardim da Saudade, nesta quinta-feira (10/06/10) às 16:00hs, fato que chamou a atenção da população jacuipense, e causou revolta e indignação em muitos, que queriam ter na cidade o jazigo perpetuo do filho, mesmo que adotado ilustre: “Era para ele ser enterrado aqui, onde fez tantas coisas boas e onde era querido e reconhecido”, disse Zé Bico zelador do cemitério que Herval construiu na sua gestão, a nos agora só resta a saudade, e aguardar durante a madrugada que as coisas mudem e ele venha a ser sepultado aqui em um chão que ele semeou e ajudou crescer.

POR: Alana Adrielle, com informações de memória e do livro Historias de Riachão do Jacuípe, recem lançado por Amarílio Soares, "Tio Lio".

UMA HOMNAGEM ESPECIAL DE NOSSO BLOG AO SALDOSO E INSUBSTITUÍVEL HERVAL CAMPOS:

O Portão   Roberto Carlos 

Composição: Roberto Carlos / Erasmo Carlos

Eu cheguei em frente ao portão, Meu cachorro me sorriu latindo
Minhas malas coloquei no chão, Eu voltei!...
Tudo estava igual como era antes
Quase nada se modificou, Acho que só eu mesmo mudei e voltei!...

Eu voltei! Agora prá ficar Porque aqui! Aqui é meu lugar
Eu voltei pr'as coisas que eu deixei Eu voltei!...

Fui abrindo a porta devagar mas deixei a luz entrar primeiro
Todo meu passado iluminei, E entrei!...
Meu retrato ainda na parede, Meio amarelado pelo tempo
Como a perguntar... Por onde andei E eu falei!...
Onde andei! Não deu para ficar, Porque aqui!
Aqui é meu lugar, Eu voltei! Pr'as coisas que eu deixei, Eu voltei!...

Sem saber depois de tanto tempo, Se havia alguém a minha espera
Passos indecisos caminhei... E parei!...
Quando vi que dois braços abertos, Me abraçaram como antigamente
Tanto quis dizer e não falei, E chorei!...

Eu voltei! Agora prá ficar, Porque aqui! Aqui é o meu lugar
Eu voltei! Pr'as coisas que eu deixei
Eu voltei!..  Eu parei em frente ao portão
Meu cachorro me sorriu latindo! Eu voltei agora pra ficar....


SIGA EM PAZ HERVAL CAMPOS, BENÇA MEU DINDO DE FOGUEIRA DE SÃO JOÃO, DEUS E DRº jOÃO TE RECEBA DE BRAÇOS ABERTOS AÍ NO CÉU. ADEUS NÃO, ATÉ BREVE.

Um comentário:

Unknown disse...

riachão perdeu um grande homen herval campos