segunda-feira, 4 de março de 2013

ATUALIDADE: Riachão: Jornada Pedagógica 2013 acontece nesta segunda e terça-feira


O evento começou ao som do Hino Nacional, com a presença de todos os professores da rede estadual, na abertura por volta das 09hs, após o Hino, um vídeo com a mensagem da diretora da Direc Regional Nívia Maria Oliveira da Silva, e da Coordenadora Jaciara Moreira da Costa Franco, dando boas vindas aos professores presentes ao evento.

Após um vídeos com imagens de alunos da rede estadual de ensino em atividades culturais a mesa foi desfeita, e começou uma palestra com o tema Fortalecer as Aprendizagens com a Articulação dos Projetos Estruturantes, com a Professora Ana Celia Dantas, que faz parte da Direc 02.

  

Ela falou sobre o PAIP (Plano Anual de Intervenção Pedagógica), e como ele influencia na articulação dos projetos estruturantes no planejamento, este espaço coletivo, busca consolidar e planejar o ano letivo junto a professores e diretores das escolas estaduais, e estabelecer as metas e objetivos para melhoria do processo.

Logo depois fez uso da palavra Perpetua Almeida que é Técnica da Direc, falando sobre os vários projetos de ensino aplicados nas redes estaduais de ensino, como o EJA (Educação para Jovens e Adultos) dentre outros.


  


 A perspectiva é potencializar a aprendizagem de modo que venha a impactar nos resultados das avaliações internas e externas, em especial o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Objetivos específicos: Planejar o trabalho do ano letivo de 2013, a partir do diagnostico da unidade escolar, considerando a distorção idade/série, aprovação, reprovação, abandono e os resultados das avaliações das Prova Brasil, Avalie, ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e IDEB.

Pretendem elaborar o planejamento, considerando a diversidade das modalidades de ensino, fortalecer a organização do trabalho pedagógico coletivo na unidade escolar, considerando o PPP (Projeto Politico Pedagógico), conhecendo, discutindo e inserindo a dimensão de monitoramento e acompanhamento avaliando e intervendo através do PAIP.

   


Hoje durante todo o dia acontece o evento, agora pela manhã as atividades já estão acontecendo, pela tarde acontecerá uma conversa sobre matriz curricular e de referencia, planejamento dos projetos e apresentação de vídeos, ao final acontecerá a avaliação do encontro.

Nesta terça-feira acontecem também reuniões com o planejamento da AC (Área de Conhecimento) e Avaliação da Jornada com encerramento e os resultados deste encontro.

Por Alana Adrielle.




Nenhum comentário: