terça-feira, 10 de junho de 2014

ATUALIDADE: Município de Riachão promoveu exames oftalmológicos através do Programa Saúde na Escola para crianças da rede municipal


Com os atendimentos do Programa Saúde na Escola através do Projeto Olhar Brasil, e das equipes da SESAB e Secretarias de Saúde e de Educação do município, começaram ontem na Escola Municipal Aurélio Rodrigues Mascarenhas, os exames oftalmológicos para as crianças da rede municipal de ensino.

Foram mais de 100 crianças, que anteriormente passaram em suas escolas pela triagem para detectar problemas visuais, e passaram por exames oftalmológicos com óculos grátis.

“Aquelas crianças que na Ótica do Projeto não encontraram o modelo de óculos adequado, em relação ao formato e ao grau, serão encaminhados para análise e no máximo em 30 dias receberão na sua escola os óculos", garantiu a Secretária Ana Rita Rios.

O município de Riachão foi contemplado com o Projeto “Olhar Brasil” após a Prefeita Tânia Matos ter assinado em 2013, o Termo de Compromisso ao Programa Saúde na Escola, vinculado aos Ministérios da Saúde e da Educação.




O "Olhar Brasil" tem por objetivo identificar e solucionar problemas visuais de alunos da rede pública. Cidades como Riachão do Jacuipe, que cumpriram em 2013 todos os requisitos e ações do PSE, foram as únicas contempladas com o Programa Saúde na Escola com atendimentos oftalmológicos e outros problemas oculares em crianças com idade escolar de 7 a 14 anos.

De acordo com a Secretária de Saúde, Rose Meire das Mercês, em entrevista para a Rádio Baiana FM, a III Feira de Saúde, que começa hoje (10) movimentará ainda mais o município com tantos outros serviços na área da saúde.

“Trata-se de um evento só, de uma parceria nossa com a Secretaria de Educação, e com o total apoio do município através da pessoa da Prefeita Tânia Matos. Emendamos os eventos, visto que, este ano, temos muitas atividades e precisamos otimizar tempo. Estamos felizes com mais esta conquista e cientes que nossos profissionais, tanto da Educação quanto da Saúde, mais uma vez, estão contribuindo com esta valiosa oportunidade”, destacou.

Para a prefeita Tânia Matos, é mais um compromisso assumido. “A adesão ao Termo e assinatura anual do PSE no município é sagrado e faremos todos os anos. Aproveitamos a oportunidade para estender o convite a toda nossa população para comparecer à ASPAM e serem assistidos pelos atendimentos que estaremos ofertando lá em nossos stands”, convidou a Prefeita em entrevista na Rádio Jacuípe AM.

As Secretarias estarão mais uma vez a serviço da comunidade jacuipense, e na oportunidade serão disponibilizados os atendimentos destacados na Programação, acompanhem:

Programação III Feira de Saúde
Data: 10 e 11 de Junho de 2014
Local: ASPAM
Horário: 08:00 às 17:00 horas
Atividades: Acolhimento, Vigilância Epidemiológica, HIPERDIA, Saúde Bucal, Atenção Básica, Cartão SUS, Vigilância Sanitária, Nutrição Educação Física e Fisioterapia. Saúde Mental, Videoteca da Saúde, Pastoral da Sobriedade, CRAS, CREAS, Secretaria de Ação Social.


ASCOM/Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe.

Nenhum comentário: