terça-feira, 26 de março de 2019

URGENTE: Rio Jacuípe sobe e barracas da Barragem Grande ficaram inundadas em Riachão do Jacuípe




Depois das fortes chuvas que caíram na região da Bacia do Jacuípe, o Rio Jacuípe começou a subir seu nível, na manhã de hoje (26), um vídeo gravado pelo jornalista Agenor Filho, do programa Jacuípe News, registrou a cheia na Barragem Grande, ponto turístico de Riachão do Jacuípe, onde as barracas que servem comida e bebidas nos finais de semana aparecem já inundadas.

O cálculo do volume de água que o rio recebe não se baseia apenas nas chuvas que caíram em Riachão, mas conta também as chuvas desde a nascente do rio em Morro do Chapéu, e cidades da região da Bacia do Jacuípe, por isso, mesmo estiando na cidade, o Rio Jacuípe pode ainda receber agua de outros afluentes, aumentando assim seu nível.

A população que mora na beira rio da cidade já está atenta, a defesa civil do município também tem feito o monitoramento. Na noite desta segunda-feira (25), boatos em grupos de WhatsApp levaram apreensão a moradores, neles eram relatados rompimento de barragens ao longo do rio até Riachão e relatos de muita água chegando no Distrito de Barreiros, mas logo tudo foi esclarecido e todos puderam dormir tranquilos, menos quem mora na beira do rio, que passou a noite em claro monitorando a água.

Em 2016 uma enchente pegou a todos os moradores de surpresa, foi um dia de caos na cidade, que começou durante a madrugada, muitos moradores perderam tudo e até hoje muitos ainda não conseguiram se recuperar. Ficou o trauma e a atenção redobrada sempre que chove muito na região.

Outra preocupação é o Riacho do Boqueirão, que corta a cidade por dentro, vindo da região da Barraginha de Pedro São Paulo e Açude do Cedro, este ultimo que sempre que sangra causa cheia no Boqueirão, que passa pelos bairros do Clériston Andrade, Jatobá e Barra cruzando a BR-324, ele que foi o causador do rompimento da ponte da BR em 2016, deixando a cidade isolada e vários dias motoristas usaram um desvio, quando a água baixou.

Segundo a prefeitura, tudo está sendo monitorado 24hs e ainda não há motivos para saída de moradores de suas casas, caso isso ocorra todo suporte será dado a essas famílias. Para hoje a cidade não tem previsão de chuvas, uma possibilidade está para amanhã (27).

VEJA O VÍDEO:


POR ALANA ROCHA – VÍDEO DE AGENOR FILHO – FOTOS WHATSAPP.

APOIO:



Nenhum comentário: