terça-feira, 20 de maio de 2014

ATUALIDADE: Bruno Quintella, filho de Tim Lopes, fez palestra para estudantes da FAT e profissionais de imprensa de Feira de Santana



Na noite desta segunda-feira (19), aconteceu no auditório do Empresarial Rosilda Dantas, a palestra Os desafios da Reportagem Investigativa, que contou com a presença de Bruno Quintella, filho do Jornalista Tim Lopes, e do professor e escritor Danillo Duarte, lançando seu livro Jornalismo Policial na Televisão Brasileira.



O evento começou às 19hs, com a recepção e autógrafos do professor Danillo, logo depois o professor da FAT (Faculdade Anísio Teixeira), Andrews Pedra Branca, fez a abertura da mesa, convidado os palestrantes. A professora e coordenadora do Curso de Comunicação da FAT, Marly Caldas, também fez parte da mesa e abriu as falas lendo uma mensagem e falando sobre o Jornalismo Investigativo.
 
O professor Danillo Duarte fez uma explanação rápida através de slides, de seu livro, que trata do gênero e endereçamento dos programas policiais, como Cidade Alerta, Brasil Urgente e o extinto Linha Direta. Logo depois, Bruno Quintella falou aos estudantes, ele contou um pouco da trajetória do seu pai, o jornalista Tim Lopes, que  foi morto por traficantes no ano de 2002, Tim Lopes desapareceu em 2 de junho de 2002, depoimentos de traficantes presos indicam que ele teria sido sequestrado e morto de forma brutal e covarde num morro onde o mesmo fazia uma reportagem/denuncia.


Segundo Bruno, a morte de seu pai abriu a possibilidade para que empresas e profissionais que fazem jornalismo de investigação sejam mais protegidos. Após a fala de Bruno, foram colocadas em um telão as imagens de reportagens feitas por Tim Lopes, inclusive a reportagem que lhe rendeu um Prêmio Esso, no qual aconteceu a revelação de seu rosto, ao ir para o evento receber o prêmio, o que ocasionou o seu reconhecimento na favela onde foi assassinado.



O filho de Tim Lopes também falou do documentário que vai estrear dia 5 de junho nos cinemas do Brasil, contando a vida e trajetória de Tim Lopes, o qual ele dirige, segundo ele, foi emocionante e gratificante contar a história de seu pai, um ícone ímpar do jornalismo investigativo.


OUÇA A ENTREVISTA DE BRUNO QUINTELLA:"  
ENTREVISTA COM PROFESSOR DANILLO DUARTE:  
REPORTAGEM E FOTOS – ALANA ADRIELLE.

Nenhum comentário: