quarta-feira, 21 de maio de 2014

ATUALIDADE: Caps de Riachão comemora o Dia da Luta Antimanicomial com caminhada e evento na Praça da Matriz

 

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (21), uma caminhada em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, lembrada no dia 18 de maio. A Luta Antimanicomial, se refere a um processo mais ou menos organizado de transformação dos Serviços Psiquiátricos, derivado de uma série de eventos políticos nacionais e internacionais.



O Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro. Esta data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo, que reuniu mais de 350 trabalhadores na área de saúde mental.



Na sua origem, esse movimento está ligado à Reforma Sanitária Brasileira da qual resultou a criação do Sistema Único de Saúde - (SUS); está ligado também à experiência de desconstitucionalização da Psiquiatria desenvolvidas em Gorizia e em Trieste, na Itália, por Franco Basaglia nos anos 60.


O evento aconteceu na Praça da Matriz, onde pacientes e familiares puderam se divertir junto com os membros do CAPS, dança, artesanato, brincadeiras, tudo para divertir todos. Segundo Jussara, coordenadora do CAPS de Riachão, a forma atual de tratar os pacientes tem dado grandes resultados, pois os mesmos junto à suas famílias se dedicam mais aos medicamentos e se setem mais segurosde seguir o tratamento.

VEJA O VÍDEO: 




REPORTAGEM E IMAGENS - ALANA ADRIELLE.

Nenhum comentário: