terça-feira, 2 de abril de 2019

URGENTE: Criança foi picada por cobra em Riachão do Jacuípe, socorro rápido foi importante para salvar vitima



No final da tarde desta terça-feira (2) uma criança de 11 anos foi picada por uma cobra na zona rural de Riachão do Jacuípe, segundo informações, a vítima caminhava por uma estrada próximo de casa quando foi atacada pelo animal peçonhento. A Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses foi acionada para o resgate da criança, Lucival, um dos coordenadores dos voluntários salientou a importância de a vítima ter ficado imóvel após a picada.

“Fomos acionados e ao chegar no local encontramos ele deitado imóvel, isso foi bom porque daí o veneno não circula tão rápido na corrente sanguínea, dando tempo de socorrer a vítima com maiores chances de recuperação”, disse ele. E foi exatamente o caso da criança que chegou consciente e estável no Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe (ISAS).




Lucival ainda destacou que a criança não sabia dizer a espécie da cobra que o mordeu, por estar já no inicio da noite, e o local onde aconteceu o acidente ser escuro, a vítima foi encaminhada para Feira de Santana, já que no ISAS não tinha soro antiofídico que combate o veneno de cobra. Especialistas ressaltam que nesta época de chuvas e trovoadas, muitas cobras, venenosas e não venenosas, se aproxima das casas, sendo maior o numero de acidentes com esses animais.

A recomendação é, atenção redobrada em locais próximos a vegetações densas ou com histórico de aparecimentos de cobras, uma simpatia ou remédio caseiro da roça, que segundo alguns espanta as cobras, é queimar chifre de boi na casa ou quintal, já supersticiosos dizem que assobiar no terreiro das roças chama a dita cuja pra perto da casa e das pessoas. 

Em todo caso o melhor mesmo é ter atenção e sempre olhar nos guarda-roupas com cuidado antes de mexer, coisas amontoadas, calçados, montes de roupa, etc... É sempre bom antes de pegar olhar com calma, principalmente quem mora na zona rural. Hoje foi mais um daqueles dias de plantão agitado dos Anjos Jacuipenses, que chegou a ficar sem combustível em uma das ambulâncias, por isso mais uma vez Lucival salienta a importância de doações da população.

POR ALANA ROCHA – FOTOS (INTERNET).

APOIO:



Nenhum comentário: