sábado, 20 de agosto de 2011

POLICIA: Jovem é conduzido à delegacia de polícia de Riachão por porte ilegal de arma;


Durante uma abordagem nesta sexta-feira (19), em Riachão do Jacuipe, na região sisaleira do Estado, a Policia apreendeu o jovem João Paulo Pereira de Santana.

Ele portava um revólver de calibre 38, da marca Taurus, com cabo de madeira, a numeração raspada e com seis cartuchos intactos. Além disso, João Paulo conduzia uma moto Honda CG 125, placa BXV 8102 – licença de Riachão de Jacuípe – sem os documentos obrigatórios. João Paulo, que reside no Bairro Alto do Cemitério, em Riachão do Jacuípe, de onde é natural, foi conduzido e apresentado à Delegacia de Polícia local, o jovem também é muito amigo dos jovens baleados na festa de aniversário de Riachão domingo passado, onde um deles veio a obto.

Esforço

A Polícia Militar de Riachão do Jacuípe, dentro de suas possibilidades, tem se esforçado para contribuir com a manutenção da paz e da segurança da população. É com esse propósito, e com vistas em uma forma de proteger sem agredir, que a Polícia Militar realiza o trabalho pautado em abordagens, na tentativa de amenizar os efeitos da violência, combatendo-a.

                                                                                     FONTE: www.interiordabahia.com.br

terça-feira, 16 de agosto de 2011

POLICIA: Jovem ferido na festa em Riachão passa bem.

O jovem Marcelo da Silva Oliveira de 18 anos que ficou ferido no último domingo em um tiroteio em um bar na praça Landulfo Alves durante os festejos de aniversário da cidade (leia abaixo) passa bem depois de cirurgia, segundo a sua mãe Edileuza dos Santos Silva, que esteve em contato com nossa reportagem com exclusividade, ela nos informou que Marcelo passou por cirurgia no HGE em Salvador e passa bem, ela ainda informou que o mesmo foi transferido na noite de ontem após 5 horas de cirurgia para um hospital em Cajazeiras 2 na capital baiana, Marcelo está com um dreno no abdomem onde foi atingido pelo tiro, a bala foi retirada com sucesso e ele não corre mais risco de vida, ele não está conversando para evitar esforços e comprometimento dos pulmões, a mãe dele ainda informou que vai conversar com os médicos para saber se Marcelo terá sequelas que possa impedi-lo de voltar a jogar bola.

Pra quem não sabe Marcelo e um ótimo jogador e faz parte dos juniores do Esporte Clube Jacuipense, chegou até jogar em Minas Gerais, Marcelo não previsão de alta, e sua mãe agradece a todos pelas orações dos amigos e a preocupação para com ele.

                                                     Por: ALANA ADRIELLE PEKETITA, DIRETO DA REDAÇÃO

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

URGENTE: Tiros em bar de Riachão deixa um morto e outro em estado grave.


Na noite deste domingo (14/08/11) o aniversário de Riachão do Jacuípe foi palco de uma tragédia, durante o show do cantor de arrocha Diego Costa por volta das 23:15hs dentro de um bar dois jovens foram alvejados a tiros, um morreu no local, segundo informações preliminares trata-se de Antonio Adson Rangel da Silva de 25 anos e Marcelo da Silva Oliveira de 18 anos, informções dão conta de que os jovens estavam no bar bem proximo ao palco da quadra onde acontecia o show em comemoração ao aniversário da cidade e também da inauguração da reforma da praça Landulfo Alves, quando dois homens não identificados chegaram em uma moto de dados ignorados desceram e fizeram os disparos, Antonio Adson morreu no local, enquanto que Marcelo foi levado em estado grave para o Hospitl Municipal de onde foi transferido para o HGE em Salvador, nossa reportagem entrou em contato com sua mãe e ela nos informou que o mesmo passa por cirurgia neste momento, os dois jovens moram no Alto do Cemitério e são muito amigos, segundo familiares nenhum deles sofreu ameaças nos ultimos dias, o corpo de Antonio Adson encontra-se no DPT de Feira de Santana e aguarda liberação para seu sepultamento que ocorrerá às 16:00hs no cemitério local. Daqui a pouco mais informações.

                                                                           Por: ALANA PEKETITA DIRETO DA REDAÇÃO.

domingo, 14 de agosto de 2011

ATUALIDADE: Prefeitura responsabiliza totalmente a S&R Concursos em audiência pública no Lira 8.


Ocorreu, nesta quinta-feira, dia (11/08/11), uma audiência pública de iniciativa da ONG Mobilizadores Sociais para discutir os rumos do concurso público aberto pelo município e não realizado no prazo previsto pelo edital. O evento começou por volta das 20:00h, no Clube Lira Oito, com a participação de dezenas de pessoas interessadas no assunto e de representantes de instituições convidadas. A prefeitura enviou o procurador jurídico Filipe Sales e a presidente da comissão de realização do concurso, Geiza. Eles mais uma vez evidenciaram a incompetência e má fé da empresa S&R Concursos, que também foi oficialmente convidada pela organização da audiência a prestar informações, mas não compareceu. O Ministério Público também não enviou representante e foi repudiado pelos participantes.
 
Durante a reunião, o assessor jurídico dos Mobilizadores Sociais, Dr. Francisco Tadeu também demonstrou, através de documentos e notícias de jornal, a falta de idoneidade da S&R Concursos, observando que, não apenas a empresa, mas até o seu proprietário responde pessoalmente por estelionato. Em seguida, os cidadãos passaram a questionar os representantes da prefeitura que se limitaram a explicar todo o procedimento após a licitação. Quando questionados sobre a data da licitação, o horário, os concorrentes e quem fazia parte da comissão de licitação que aprovou o nome da S&R, não souberam responder.
De acordo com integrantes dos Mobilizadores Sociais, a falta de informação da procuradoria jurídica do município sobre as condições em que foi feita a licitação pode ser um indício de irregularidade no processo que elegeu a S&R Concursos como sendo uma empresa capaz de cumprir com as obrigações propostas.
 
O fato dos representantes da administração gastarem todo o tempo explicando o que aconteceu após a licitação pode ser uma estratégia para desviar a atenção do público quanto ao que aconteceu antes, ou seja, no momento da licitação, se é que houve realmente uma licitação, já que nem o procurador jurídico da prefeitura tinha informações claras sobre o processo licitatório. Dr. Filipe disse que os documentos podem ser requisitados, mas o histórico da administração atual, quando se trata de realizar concursos, não inspira confiança em certos documentos públicos emitidos por ela.
A audiência terminou aproximadamente às 22:30hs, com o comprometimento do procurador jurídico, no sentido de que a solução para o problema do concurso deve acontecer num prazo aproximado de um mês, embora alguns participantes tenham manifestado sinais de descrença. Os Mobilizadores Sociais estão disponbilizando o Jurídico para mover uma ação popular, com o intuito de que o concurso seja realizado por outra empresa e que o dinheiro das inscrições seja devolvido para os candidatos que desejarem desistir do concurso. Os interessados podem procurar os integrantes da ONG, apresentando cópia do comprovante de inscrição, RG e CPF.
                                       Por: ALANA ADRIELLE PEKETITA, DIRETO DA REDAÇÃO; FONTE: www.mobilizadoressocias.blogspot.com

URGENTE: Escritora jacuipense Iracema Sampaio morre aos 73 anos em Campo Grande-MS


A escritora Iracema Sampaio, de 73 anos, natural aqui de Riachão do Jacuípe, morreu na noite do último sábado, 06 de agosto, depois de lutar durante dois anos contra um câncer.

O corpo da escritora foi velado no cemitério Parque das Palmeiras e o sepultamento aconteceu na tarde do dia seguinte, o domingo (07/08/11), em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. Iracema era baiana de Riachão do Jacuípe, filha do casal Bino e Verônica, mas morou em Salvador durante vários anos. Em 1978, deixou a capital baiana para morar em Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste do Brasil, onde adquiriu fortes laços de amizade e se tornou sul-mato-grossense de coração.

Neste estado, Iracema criou filhos, fez dezenas de amigos e seguidores. Com seus livros, dedicados a culinária de Mato Grosso do Sul, foi uma das que difundiu o estado pelo Brasil. A escritora deixou três filhos e uma numerosa obra literária. Andança, Rua da Quixabeira, Campo Grande 2000 e Os Diamantes Negros de Bataguassu são algumas das obras escritas por Iracema.
De volta à terrinha
Nos últimos anos, Iracema Sampaio retornou várias vezes a Riachão do Jacuípe para visitar os familiares e amigos. Nestas viagens, Iracema também lançou alguns dos seus livros e participou de eventos culturais e sociais. Em meados da década de 1990, durante a Semana Cultural, Iracema Sampaio foi uma das personalidades homenageadas durante a “Noite das Estrelas”. O evento, realizado no Clube Lira 8 de Setembro, homenageou alguns dos filhos de Riachão do Jacuípe que brilhavam lá fora. De Mato Grosso Iracema também conseguiu incentivar o Projeto Cultural Riachão, divulgando-o através de uma Revista que tinha a edição sob a sua responsabilidade.
Homenagem no Mato Grosso

A amiga Vera Tylde, que conhecia Iracema há mais de 30 anos, conta que a escritora já tinha preparado um último livro, que já está pronto e revisado. Segundo a amiga, a obra fala das origens de Iracema, e junto conta a saga de um casal de jovens que escolhe Mato Grosso do Sul para morar.
Os amigos da escritora acreditam que publicar o livro que já tem o título de 'A dinastia dos Silva no reino do Rei José', vai ser uma bonita homenagem para ela.

OBS. DA REPORTER: EU TIVE O PRAZER DE CONHECER ESTA MULHER MARAVILHOSA, TENHO SEU LIVRO ANDANÇAS AUTOGRAFADO PELA MESMA NA ULTIMA VEZ QUE ESTEVE AQUI EM RIACHÃO EM 11/08/2006 A EXATOS 5 ANOS, QUE EMOÇÃO ESTAR PESSOAMENTE COM ESTA RIQUESA DE PESSOA, FICO TRISTE DE VER PARTIR UMA GRANDE VISIONARIA, SÓ QUEM LEU SUAS HISTÓRIAS É QUE SABE O VALOR QUE ELA TEM E CONTINUARA TENDO, E SUA LINDA FRASE NO LIVRO ONDE SE LÊ: "É TROPEÇANDO QUE SE APRENDE A ENSINAR JEGUE A COMER MANDACARÚ E COLOCAR OS ESPINHOS NO CANTO DA BOCA, ANDE COMIGO", COM CERTEZA IRACEMA ANDAREMOS SIM EM SUAS ANDANÇAS RICAS E MARAVILHOSAS, VOCÊ DEIXOU SEU LEGADO EM LINDAS LETRAS DE OURO QUE O TEMPO JAMAIS APAGARA, SIGA EM PAZ, GRANDE MULHER, EXEMPLO DE VIDA, SEU AMOR FRANCELMO TE ESPERA PARA AÍ NO CÉU CONTINUAREM SUA JORNADA!!!!
Por Evandro Matos, com informações do G1 MS e TV Morena e Alana Adrielle Peketita (Foto: Reprodução/ TV Morena).


terça-feira, 9 de agosto de 2011

URGENTE: Bomba!!!! Dono da Ricardo Eletro e auditor da Receita são condenados a prisão por corrupção


SÃO PAULO - O empresário Ricardo Rodrigues Nunes, dono da rede de varejo Ricardo Eletro, e o auditor da Receita Federal, Einar de Albuquerque Pismel Júnior, foram condenados a 3 anos e 4 meses e 4 anos de prisão, respectivamente, por corrupção ativa e passiva. Nunes, que responde a ação em liberdade, é acusado de pagar propina ao fiscal da Receita em São Paulo para que não fosse autuado por sonegação fiscal. O advogado do empresário, Nélio Machado, já entrou com recurso no Tribunal Regional da 3a. Região em São Paulo para anular a condenação. Para o advogado, o empresário foi "vítima de extorsão" pelo fiscal federal. "Ele (nunes) vinha sendo extorquido e pressionado por esse fiscal há algum tempo", argumentou o advogado.


A condenação do auditor a 4 anos de prisão se deu depois de ele ser preso em flagrante em setembro do ano passado com com cerca de R$ 60 mil, em notas de reais e dólares, na saída de uma das lojas da Ricardo Eletro, na zona Sul de São Paulo. A Polícia também encontrou mais dinheiro (reais, dólares e euros) e uma máquina de contar notas em sua casa. Os advogados de Albuquerque também recorreram da sentença, mas ainda não conseguiram um habeas corpus para libertá-lo. Nunes e Albuquerque foram condenados por corrupção no dia 13 de junho de 2011 pelo juiz Hélio Egydio Nogueira, da 9a. Vara Federal Criminal de São Paulo. O processo corre em segredo de justiça.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/mat/2011/08/08/dono-da-ricardo-eletro-auditor-da-receita-sao-condenados-por-corrupcao-925092038.asp#ixzz1UWujI3j5
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.


                                                                                   FONTE: www.globo.com  G1

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

URGENTE: Motociclista bate na traseira de caminhonete e morre na BR-324 em Riachão, proximo a exposição.


A bruxa parece estar solta no km 546 da BR-324 Rodovia Lomanto Júnior em Riachão, depois do assassinato do filho de Zé da Jega, e do acidente com Coelho do Motel Habit's mais uma tragédia volta a assombrar as pessoas que por ali transitam, no ultimo sábado (06/08/11) um motociclista morreu por volta das 19:00hs, após bater na traseira de uma caminhonete, próximo à entrada da estrada de Serra Preta exatemente no mesmo local onde foi morto o jovem filho de Zé da Jega. Conforme informações, Roberto Cana Brasil, de 32 anos, estaria pilotando a sua motocicleta Honda Fan 125 em alta velocidade e bateu na carroceria da caminhonete no momento em que o veículo reduzia a velocidade para passar em um quebra-molas na pista, próximo à entrada da estrada para Serra Preta.
Devido à força do impacto, a vítima morreu na hora. O condutor da caminhonete fugiu do local do acidente sem prestar socorro, o motociclista seguia de Riachão, onde morava, para a localidade de Xique-Xique, na região de Campinas, a 17 km da sede, para passar o final de semana com os seus pais, no mesmo local a cerca de 30mts de distancia aconteceu uma batida frontal na ultima quarta-feira (03/08/11) deixando o motorista do WV Parati ferido gravimente, a colisão foi entre seu carro e um Fiat Uno Mille todos foram encaminhados ao Hospital Municipal de Riachão, só resta agora as pessoas que passam alí rezar muito, para não ser mais uma vitima.

Informações de Clériston Silva (Foto: Reprodução/Raimundo Mascarenhas). FONTE: www.interiordabahia.com.br

domingo, 7 de agosto de 2011

ATUALIDADE: Se estivesse vivo, jacuipense Olney São Paulo faria 75 anos neste domingo (07/08/11)



Se estivesse vivo, Olney São Paulo (n 07.08.1936 - +15.02.1978) completaria 75 anos neste domingo (07/08/11). Nascido em Riachão de Jacuípe, onde residem vários de seus parentes, ele faleceu há 33 anos. 

Em Feira de Santana, onde morou muito tempo, Olney é sempre lembrado e homenageado. Nesta cidade, ele encontrou produção para o seu primeiro longa-metragem, "O Grito da Terra", 1964, obra importante do Ciclo Baiano de Cinema. Em 2009, por exemplo, foi realizado em Feira o Tributo a Olney São Paulo, “uma homenagem póstuma para manter viva na lembrança de Feira de Santana a obra do cineasta", como disse Dimas Oliveira, que coordenou o evento, ocorrido na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
A realização foi da Prefeitura de Feira de Santana, no governo do então prefeito José Ronaldo de Carvalho, através da Secretaria de Cultura, Esporte Lazer e da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, além da Fundação Senhor dos Passos, através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense.
A justificativa foi a de marcar os 73 anos de idade que Olney completaria se estivesse vivo. “O objetivo é manter viva na lembrança de Feira de Santana a obra de Olney São Paulo", disse Dimas Oliveira, á época.
No programa formatado, houve a participação dos filhos de Olney, Ilya São Paulo (ator), que veio do Rio de Janeiro, e Olney São Paulo Júnior (músico), que veio de Salvador; exposição de fotos, exibição de filmes do cineasta, painel com Regina Machado ("Trajetória Histórica do Cineasta"); José Umberto, Roque Araújo e Tuna Espinheira ("Importância de Olney São Paulo"); e André Setaro ("Olney em Visão Crítica"). O jornalista Evandro Matos, como representante de Riachão do Jacuipe, a terra de Olney, também teve assento na mesa.


Na manhã deste domingo, em Salvador, na Sala de Arte, Cinema do Museu, a comemoração do Dia do Documentário, com exibição do filme "Manhã Cinzenta", de Olney São Paulo, e bate-papo sobre "O Papel do Documentário no Cinema e na Sociedade", promoção da ABCV Bahia.

Neste domingo também acontece no Rio de Janeiro o lançamento do Dia do Documentário, além da exibição de Manhã Cinzenta.

                                                                        FONTE: www.interiordabahia.com.br

sábado, 6 de agosto de 2011

ATUALIDADE: Estudante de Direito afirma: "Não pago pedágio em lugar nenhum"; veja o texto:

"A Inconstitucionalidade dos Pedágios", desenvolvido pela aluna do 9º semestre de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Márcia dos Santos Silva choca, impressiona e orienta os interessados.

A jovem de 22 anos apresentou o "Direito fundamental de ir e vir" nas estradas do Brasil. Ela, que mora em Pelotas, conta que, para vir a Rio Grande apresentar seu trabalho no congresso, não pagou pedágio e, na volta, faria o mesmo. Causando surpresa nos participantes, ela fundamentou seus atos durante a apresentação. Márcia explica que na Constituição Federal de 1988, Título II, dos "Direitos e Garantias Fundamentais", o artigo 5 diz o seguinte:
"Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade "E no inciso XV do artigo: "é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens".


A jovem acrescenta que "o direito de ir e vir é cláusula pétrea na Constituição Federal, o que significa dizer que não é possível violar esse direito. E ainda que todo o brasileiro tem livre acesso em todo o território nacional O que também quer dizer que o pedágio vai contra a constituição". Segundo Márcia, as estradas não são vendáveis. E o que acontece é que concessionárias de pedágios realiza contratos com o governo Estadual de investir no melhoramento dessas rodovias e cobram o pedágio para ressarcir os gastos. No entanto, no valor da gasolina é incluído o imposto de Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico (Cide), e parte dele é destinado às estradas.
"No momento que abasteço meu carro, estou pagando o pedágio. Não é necessário eu pagar novamente Só quero exercer meu direito, a estrada é um bem público e não é justo eu pagar por um bem que já é meu também", enfatiza. A estudante explicou maneiras e mostrou um vídeo que ensinava a passar nos pedágio sem precisar pagar. "Ou você pode passar atrás de algum carro que tenha parado. Ou ainda passa direto. A cancela, que barra os carros é de plástico, não quebra, e quando o carro passa por ali ela abre. Não tem perigo algum e não arranha o carro", conta ela, que diz fazer isso sempre que viaja. Após a apresentação, questionamentos não faltaram. Quem assistia ficava curioso em saber se o ato não estaria infringindo alguma lei, se poderia gerar multa, ou ainda se quem fizesse isso não estaria destruindo o patrimônio alheio. As respostas foram claras. Segundo Márcia, juridicamente não há lei que permita a utilização de pedágios em estradas brasileiras. Quanto a ser um patrimônio alheio, o fato, explica ela, é que o pedágio e a cancela estão no meio do caminho onde os carros precisam passar e, até então, ela nunca viu cancelas ou pedágios ficarem danificados. Márcia também conta que uma vez foi parada pela Polícia Rodoviária, e um guarda disse que iria acompanhá-la para pagar o pedágio. "Eu perguntei ao policial se ele prestava algum serviço para a concessionária ou ao Estado. Afinal, um policial rodoviário trabalha para o Estado ou para o governo Federal e deve cuidar da segurança nas estradas. Já a empresa de pedágios, é privada, ou seja, não tem nada a ver uma coisa com a outra", acrescenta.
Ela defende ainda que os preços são iguais para pessoas de baixa renda, que possuem carros menores, e para quem tem um poder aquisitivo maior e automóveis melhores, alegando que muita gente não possui condições para gastar tanto com pedágios. Ela garante também que o Estado está negando um direito da sociedade.
"Não há o que defender ou explicar. A constituição é clara quando diz que todos nós temos o direito de ir e vir em todas as estradas do território nacional", conclui. A estudante apresenta o trabalho de conclusão de curso e formou-se em agosto de 2008.
Ela não sabia que área do Direito pretende seguir, mas garante que vai continuar trabalhando e defendendo a causa dos pedágios.

Comentário de quem enviou: E agora, como fica a situação. Quem vai apoiar a advogada?... Ministério Público?... Movimento popular?... Ela sozinha não vai conseguir convencer o poder constituído. Vamos ao menos espalhar essa notícia, isso nós podemos fazer para ajudar.


                                                                                                                           Fonte: Jornal Agora.

POLITICA: Tânia Matos articula e avalia convites para nova filiação. PDT é forte opção!!!


Nos últimos dias, incentivada pelos aliados, Tânia Matos saiu começou a se movimentar politicamente em Riachão do Jacuipe, na região semiárida do Estado.

Com boa performance nas pesquisas realizadas até agora, Tânia finalmente dá sinais de que vai aceitar entrar na disputa pela prefeitura de Riachão em 2012. Além de promover reuniões internas com aliados, ela conversa com os oposicionistas, e tem se movimentado pelo município, atendendo convites de lideranças e simpatizantes nas comunidades.
Além disso, Tânia Matos está prestes a anunciar uma grande novidade para o público. Decidida a mudar de partido – atualmente ela está filiada ao Democratas – Tânia vem avaliando junto ao grupo que lidera qual a melhor legenda para se filiar.

Vários convites foram feitos a ela. Partidos como o PMDB, PSDB, PTB e PDT já lhe convidaram para se filiar e disputar a eleição de 2012. “Nós estamos avaliando, porque isso é uma decisão que não depende só de mim”, disse.
Tânia não revela por qual partido vai se definir, mas a decisão será anunciada oficialmente no próximo dia 12 de agosto, quando acontece uma grande reunião no Clube de Campo Mandacaru para discutir sobre as eleições municipais do próximo ano. Apesar dos convites dos outros partidos, nos últimos dias, emissários do Partido Democrático Trabalhista (PDT), legenda que tem o ex-governador Leonel Brizola como a sua maior expressão, sentaram à mesa com Tânia para estreitar as conversas.
Mas, por enquanto, é só especulação. À nossa reportagem Tânia confirmou a conversa com os pedetistas, mas disse que, até o dia 12, vai avaliar todos os convites junto ao grupo e, nesta data, “prometo anunciar oficialmente o partido”. É esperar.

                                                                     

                                                                             FONTE: www.interiordabahia.com.br

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

URGENTE: E-mail acusa empresa Herbalife de golpe aos seus representantes e gerentes.


Nesta quinta-feira nossa reportagem recebeu este e-mail declarando que a empresa Herbalife é apenas fachada para enriquecimento de poderosos que estão no topo da coordenação da mesma, leia atentamente e tire sias conclusões:

From: nilzetesilva@hotmail.com
To: doutorandospucuneb@googlegroups.com; unebcampusxiv@googlegroups.com; gleigs2010@googlegroups.com; nilabarros@hotmail.com; nila_barros@hotmail.com
Subject: FW: HERBALIFE DESGRAÇANDO PESSOAS E FAMILIAS.
Date: Wed, 3 Aug 2011 23:27:35 +0000

Date: Wed, 3 Aug 2011 08:49:28 -0300
Subject: HERBALIFE DESGRAÇANDO PESSOAS E FAMILIAS.
From: fatimagutierrez7@gmail.com
To: espacodeacolhimento@hotmail.com

*REPASSANDO:

O golpe da HERBALIFE

UM POUCO DE HISTÓRIA

Sou engenheiro civil, formado pela UFRJ, com mais de 10 anos de carreira. Minha especialização em estruturas metálicas e de concreto armado me garantiu sempre uma boa posição profissional e respeito dos colegas.
Possuía um bom emprego, Casa própria, carro do ano, uma boa poupança, família com esposa e dois filhos. Era um ótimo estilo de vida, inalcançável à maioria dos brasileiros. Nada do que reclamar. Mas, por mais duro que seja admitir, existem em todos nós os vírus da AMBIÇÃO e da PREGUIÇA.
Sinceramente falando: quem não quer ganhar mais e trabalhar menos?
Por isso, sempre fiquei atento às oportunidades de negócios e franquias, pois tinha em mente ter uma atividade paralela para garantir uma segunda forma de renda e assegurar um futuro ainda mais confortável.
A maioria das pessoas são atraídas para a Herbalife pela Internet, através de sites camuflados. Eles não dizem o nome da empresa e nem do que trata o negócio. Normalmente se identificam com nomes pomposos como WorkVip, STC, Gold Life, Sistema Trabalhe em Casa, SMD, e muitos outros disfarces...
Da mesma forma fui atraído por um desses sites, mas não consegui saber, de forma alguma, do que se tratava o tal negócio antes de estar dentro.

E, pra estar dentro, eu tinha que comprar algo chamado 'pacote de decisão'. Movido pela curiosidade decidi desembolsar cerca de R$ 50,00 para saber qual era esse negócio tão maravilhoso.

Só aí, quando você já está 'amaciado' e já é presa fácil, é que a primeira pessoa "de carne e osso" aparece. Fui contatado pelo meu 'patrocinador', ou como dizem alguns, meu 'mentor', que iria me orientar em meus passos na empresa. Fiquei sabendo que precisava adquirir um kit de inscrição (esse sim, fornecido pela Herbalife) que custava 'apenas' R$ 120,00 e que era meu 'ingresso na empresa'. Além disso, se eu realmente quisesse ter sucesso precisaria participar de um STS, que custava mais R$ 120,00 por pessoa. Para levar minha mulher e meus dois filhos gastei nada menos do que R$360,00.


                ENVOLVIDO, FISGADO E FORA DE CONTROLE

Em pouco tempo eu estava completamente envolvido. Vendi um de meus carros para comprar um estoque enorme de produtos e me tornar supervisor, pois meu 'mentor' garantiu que essa era a melhor forma de garantir o sucesso rapidamente. Passei a tentar vender os produtos e recrutar novos distribuidores. Não que seja impossível fazer essas duas coisas, mas, com absoluta certeza, é extremamente desgastante. Fiquei tão enfeitiçado com a Herbalife que passei a assediar as pessoas do meu círculo de relacionamento com esse assunto o tempo todo. Eu respirava Herbalife. Eu tinha certeza de que o mundo todo estava errado e que meus parentes e amigos eram 'cegos' por não enxergarem as maravilhas dos produtos e as vantagens da oportunidade de negócios que essa maravilhosa empresa (Herbalife) oferecia. Afinal, eu estava convencido de que estava lutando por um mundo melhor, que estava trabalhando para a melhor empresa do mundo, que tinha os melhores produtos e a melhor oportunidade de sucesso... Na prática, dinheiro que é bom, até ganhava, mas era menos do que eu tinha que gastar para manter a atividade. Ou seja, estava tendo prejuízo e gostava.

LADEIRA ABAIXO
 
Toda a credibilidade que desenvolvi durante anos de carreira e convívio social começou a ser destruída. Passei a ser evitado pelos amigos e parentes. Já era conhecido como 'aquele chato da Herbalife' ou o 'Herbabaca'. Quando perdi meu emprego, ainda fui arrogante o bastante para dizer a todos que 'melhor assim, pois agora poderei me dedicar 100% à Herbalife'. Imaginei que agora sim, trabalhando em tempo integral, meu sucesso seria astronômico. Só que eu já estava trabalhando em tempo integral e não sabia, pois falava de Herbalife no trabalho, nos passeios, com a família... Ao perder o emprego não ganhei nenhum tempo adicional para a Herbalife e não tive nenhum incremento no ritmo de meus trabalhos. Por outro lado, meus gastos mensais com Herbalife eram enormes, e por mais que eu ganhasse algum dinheiro com a Herbalife, tudo, absolutamente tudo ia para garantir a continuidade do negócio. Só com o STS, panfletos, anúncio em jornal, Internet, telefonemas e gasolina eu gastava cerca de R$ 2.000,00 mensais, tudo com e pela Herbalife.

                                                        ALGO CHEIRAVA A PODRE 

Quanto me tornei o que eles chamam de 'equipe mundial', 'algumas coisas' já começaram a aparecer. Nesse ponto você passa a ter treinamentos nos quais as coisas vão ficando mais claras. Você começa por saber que o sistema sobrevive às custas do dinheiro dos distribuidores. Se eles vendem ou não o produto é um mero detalhe, problema deles; o importante é que comprem, estoquem e joguem no lixo, se quiserem. Nas reuniões, cansei de ouvir a liderança dizer que 'nesse evento temos que convencer as pessoas a fecharem supervisão... '(que corresponde a comprar R$ 9.000,00 em produtos)'... pois isso nos garantirá quase R$ 1.000,00 em comissões', ou então 'precisamos convencê-los a trazer pelos menos 5 pessoas no próximo evento', ou ainda: 'temos que mexer com o sonho das pessoas; desse jeito a gente os convence a vender até a própria mãe'. Essas pérolas saíram das bocas dos digníssimos presidentes da Herbalife.

                                                              A REVELAÇÃO 

Nesse ponto você passa a ter acesso à maioria das verdades até então disfarçadas ou distorcidas. Nas reuniões das equipes 'TAB', que é como são chamadas as lideranças da Herbalife, não é raro ouvir termos do tipo 'fazer os trouxas soltarem o dinheiro' ou 'transformá-los em Herbalóides' ou então 'se o cara não tiver mesmo mais dinheiro então livre-se dele'. Isso tudo mostra que a Herbalife não é uma oportunidade para as pessoas melhorarem de vida e ganharem dinheiro, e sim para as pessoas que tem algum dinheiro, mesmo que de suas economias, injetarem tudo na Herbalife. Não importa se isso será bom pra elas ou não.

O golpe final aconteceu quando minhas finanças entraram em colapso. Isso, mesmo tendo me tornado GET e mesmo tendo o que todos consideravam um sucesso incrível na Herbalife. Aliás todos na Herbalife fingem ter um sucesso incrível, pois não querem desmotivar suas equipes. Além disso não querem ficar por baixo de todos outros, que também estão fingindo. Estava cada vez mais difícil vender os produtos e recrutar pessoas. A cidade onde eu morava estava absolutamente saturada de Herbalife. Os produtos, em contrapartida, cada vez mais raros. A Internet absolutamente poluída de sites da Herbalife, disfarçados ou não. Minha poupança havia secado. Cartão de crédito estourado. Minhas contas estavam todas atrasadas. O dinheiro saía em grandes quantidades para os gastos com a Herbalife (produtos, eventos, etc.) e entrava picadinho, bem aos poucos e o que sobrava mal cobria as despesas da casa. Insistir até o último instante, pois a lavagem cerebral era tão potente que eu sempre tinha a certeza de que faltava apenas mais um dia para que eu 'decolasse' na Herbalife. É como o jogador de Poker - 'vai ser na próxima cartada'. Minha esposa, que até então suportou e até ajudou em muitas de minhas loucuras, agora já não estava tão contente. Tive que colocar as crianças em uma escola muito inferior. Tudo isso somado ao pouco tempo que eu dedicava à família por estar sempre ocupado com a Herbalife, acabou por afetar até meu casamento. Era exatamente o oposto à qualidade de vida que haviam me prometido. Como acontece com 99,9% das infelizes vítimas dessa falcatrua, eu também naufraguei, e fundo. O pior é que isso faz parte do sistema, pois dessa forma o sistema se recicla e os desgastados são descartados.

Os presidentes subsistem justamente por causa dessa reciclagem. Abaixo deles, os 'milionários' administram o resto da massa - dos GETs pra baixo... Esses se alternam ciclicamente, se desgastam e caem, mas antes deixando vários outros recrutados, que fazem com que esse sistema sórdido se perpetue. Como eles mesmos dizem nas reuniões: 'todos os meses milhares de brasileiros completam 18 anos, por isso nosso mercado é inesgotável', ou seja, todo dia haverá um novo otário para que lhe arranquemos as economias de uma vida.
                                                     
                                                            EM RESUMO

Hoje estou falido, devo para o banco, para o cartão de crédito, para parentes e amigos e não tenho a mínima perspectiva de poder saldar tais dívidas. Perdi os dois carros que tínhamos, perdi o emprego, corro o risco de perder a esposa que agora mora com os pais, junto com meus filhos, por absoluta falta de condições de sustentabilidade aqui em casa. Meus amigos me odeiam, meus ex-colegas de trabalho têm pena e não confiam mais em mim. Minha família acha que enlouqueci e que estou colhendo os frutos dessa loucura. Todos têm razão! Fui enlouquecido por um esquema maldito e criminoso, organizado de forma ardilosa e inteligente por uma quadrilha muito bem organizada. Esses bandidos usam roupas de grife, têm curso superior, falam inglês e tem ótima aparência. A maioria deles figura nesses sites como testemunhos de como o sistema funciona. Sim, funciona para eles, e para alguns poucos selecionados de seu próprio círculo de influências. Os outros serão apenas espremidos e seus bagaços descartados como lixo. Parte do dinheiro ficará com esses crápulas, enquanto outra parte vai para fora do Brasil, para a Herbalife nos Estados Unidos. Até nesse ponto somos duplamente prejudicados, pois são nossas divisas escoando para o exterior, de uma forma direta e contínua, às custas da miséria e sofrimento dos distribuidores. Sem dúvida uma atividade criminosa e cruel.

                                                       LAVAGEM CEREBRAL
Um site americano anti-herbalife define muito bem: 'Herbalife é uma armadilha Os lobos não precisam sequer sair da toca. As próprias ovelhas irão trazer mais ovelhas. Se uma dessas ovelhas for bastante eficiente e trouxer centenas de outras ovelhas, poderá um dia transformar-se em lobo em a partir daí, ela também passará a comer ovelhas. É por isso que a liderança raramente se expõe. Suas ovelhas são seus 'testas-de-ferro', descartáveis e substituíveis. A liderança não precisa vender produtos, nem entregar panfletos, nem fazer spam na internet, muito menos ouvir insultos ou levar calotes dos clientes. Eles têm um batalhão de ovelhas fazendo tudo isso para e por eles, e cada um usando seus próprios recursos. São mais que escravos, são empregados que pagam para trabalhar. Alguns líderes da Herbalife ainda obtém um lucro adicional, vendendo para seus subalternos livros, CDs, camisetas, broches, adesivos e outras quinquilharias. Mas não de forma natural e sim, compulsória, afinal 'quem não comprar hoje 20 camisetas não está comprometido com o negócio'. Na Herbalife tudo funciona assim, 'rápido, rápido, rápido', sem tempo pra pensar. Eles lhe dirão que o momento é agora, que só trabalham seriamente com pessoas de decisão rápida e que esse é um dos fatores da 'seleção'. Que piada! Na verdade eles não querem que você tenha tempo para pensar, analisar e investigar.

Tenho certeza de que muitos distribuidores da Herbalife, novatos ou veteranos, estão me amaldiçoando ao lerem essas palavras. Eles defendem a Herbalife como uma religião, como um time de futebol. Não há mais espaço para a razão, apenas para um emocionalismo inflamado, como se fosse uma seita de fanáticos. Não é raro ver pessoas dignas, senhoras e doutores, dançando músicas do Village People nos palcos dos eventos da Herbalife pois, de acordo com a liderança 'Quem não dança o YMCA não vira presidente!'
São completamente manipulados.
É o cúmulo da degradação da dignidade humana.

Você pode fazer a diferença ajudando na divulgação desta mensagem
para que cada vez menos pessoas caiam nesse golpe.
ATENÇÃO: Espalhe essa informação,
avise a seus amigos, vizinhos e parentes.






E quer saber mais?
Dinheiro fácil e honesto não existe.
Você pode ter tudo o que quer, mas precisa fazer a sua parte.
Trabalhe e trabalhe em algo decente,
onde pra você ganhar,
ninguém precise perder.
Se esse tipo de negócio fosse honesto
não estaria tão envolvido em mistérios
para você ter acesso a ele.

                              POR: ALANA ADRIELLE PEKETITA, DIRETO DA REDAÇÃO.