domingo, 31 de março de 2013

URGENTE: EXCLUSIVO PRODUÇÃO DE HARMONIA DO SAMBA E EMPRESA DE SOM DESMENTEM CANCELAMENTO DE FESTA POR PROBLEMAS TECNICOS

Agora a pouco nossa redação recebeu telefonemas referentes ao cancelamento do Paikãns Fest, segundo a produção de Harmonia do Samba não houve nenhum assalto a caminhão ou ônibus do grupo, que receberam uma ligação informando a mudança da data, o produtor pediu que ligássemos amanhã em horario comercial para maiores informações. 

Já a proprietaria da empresa de palco e som, Dayane da Estção Forró disse também que toda estrutura estava pronta e que disseram a ela que o evento seria cancelado, a mesma disse que nao era para se precipitar pois ainda era cedo, mas o cancelamento foi anunciado.

"Agora estão querendo nos culpar, não, meu som e novo, tenho responsabilidade, é meu nome que está em jogo, não seria irresponsável", disse Dayane a nossa reportagem.

NOTA DE DAIANE A IMPRENSA:

Esclarecimento ao público.O evento Paiakãs que é de tradição na cidade foi atualmente adiado para o dia 13 de Abril, quero deixar aqui bem claro que os motivos NÃO FORAM causados por falta de estrutura( de som, palco...) que estavam prontos para o evento acontecer.E creio eu que devido aos muitos eventos nas cidades vizinhas, em praça publica com atrações "atraentes",fizeram com que as vendas de camisa não atingissem a quantidade esperada... Não vamos deixar que a única festa de tradição da cidade acabe.. ATÉ dia 13 de Abril...

Lembrando que o espaço esta aberto para a direção da festa caso queira se pronunciar. 

EXCLUSIVO: (ATUALIZADA) PAIAKÃNS E CANCELADO NA CIDADE POR FALTA DE PUBLICO


Na tarde deste domingo (31) aconteceria a tradicional festa dos Paikãns, com bandas de renome na Bahia, inclusive uma delas já estava na cidade desde sábado (30), segundo informações de fontes a festa foi cancelada por falta de publico.

As primeiras informações dão conta de que a vendagem das camisas foi fraca, e também muitos visitantes que estavam na cidade já estão retornando para suas respectivas cidades de origem, ainda atrapalhou a festa também o sábado de aleluia em Pé de Serra, com uma atração forte.

Atualização 18hs: Nossa reportagem saiu em busca das informações, e trazemos agora com exclusividade tudo a respeito do cancelamento da maior e mais aguardada festa da região, segundo informações o cancelamento se deu por conta de problemas técnicos  na verdade esta um jogo de empurra.


   

Segundo responsáveis da festa, as bandas seriam culpadas, segundo um porteiro que estava na entrada do clube de campo Mandacaru  produtores de bandas contratadas teria falado que a estrutura não era adequada e que não tocariam.

Já a produção da banda Seu Maxixe, na pessoa de Roberto B2, produtor, que conversou com nossa reportagem em frente ao Hotel Palace, segundo ele um telefonema do empresario em Salvador pedia que eles não tocassem, pois seria cancelado o evento, ficando marcado para uma nova data.



NOTA: Uma nota foi colocada nas rádios e carros de som, dizendo o seguinte:

A DIRETORIA DO PAIKÃNS FEST COMUNICA A TODOS OS FOLIÕES E A POPULAÇÃO EM GERAL QUE POR MOTIVOS TÉCNICOS GRAVES NO TRANSPORTE DE MATERIAL DE SOM E ESTRUTURA CONTRATADOS A FESTA FOI ADIADA PARA O DIA 13 DE ABRIL (SÁBADO).

INFORMA AINDA QUE A PARTIR DE TERÇA-FEIRA (02 DE ABRIL) A DIRETORIA ESTARÁ DISPONÍVEL NOS POSTOS DE VENDAS PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS.


  

Mesmo com esta nota muitos que compraram a camisa querem o dinheiro de volta, dois jovens de Salvador que chegaram por volta das 17hs ficaram revoltados com o fato, segundo eles gastaram gasolina e pedágio pois vieram de carro.

"Não quero vir de novo não, quero e meu dinheiro de volta", disse Marcos um dos jovens.

Barraqueiros que pagaram para ter um ponto dentro do clube, também estavam chateados com os prejuizos, segundo uma barraqueira de Coité, que preferiu não se identificar, ela gastou cerca de R$ 2.000,00 entre transporte, taxa do ponto e mercadorias e bebidas para vender.



O senhor João Oliveira (Dão) ficou triste com o ingresso nas mãos esperava ver Xandy do Harmonia pela primeira vez; "Sou fã dele, nunca fui num show dele, teria oportunidade hoje, agora vou para casa, só me resta ouvir o CD e assistir no DVD".



Vamos aguardar os fatos, ninguém da direção da festa não quis dar entrevista sobre o cancelamento. Apenas a nota foi entregue a nossa reportagem.

Varias pessoas foram até a portaria do clube pedir explicações sobre a devolução do valor pago, todos foram informados que procurem a partir do dia (02) terça-feira os pontos de vendas.

VEJA O VÍDEO:



 EM TEMPO:  Mesmo com o cancelamento da festa a Praça Landulfo Alves está neste momento com bares lotados, as pessoas que estão na cidade e as que vieram para a festa procuraram uma alternativa para se divertir e encontraram na praça onde se reunir com amigos e tomar uma cerveja.



Reportagem e imagens Alana Adrielle.

sábado, 30 de março de 2013

URGENTE: Onze presos fogem do Complexo Policial de Senhor do Bonfim



Na noite dessa sexta-feira da Paixão (29), 11 detentos conseguiram fugir do pavilhão pequeno no Complexo Policial de Senhor do Bonfim, utilizando da velha corda “Tereza”, feita a partir da junção de lençóis entrelaçados.Os detentos colocaram um colchonete nos fios da cerca elétrica e lançaram a “Tereza”, escalando a parede externa do pavilhão, que fica próximo ao alojamento dos investigadores, e assim ganharam a liberdade.Vale lembrar que há tempos atrás cerca de cinco detentos conseguiram fugir do mesmo modo e no mesmo local.
Dessa vez conseguiram fugir os seguintes custodiados:

• 01 – ALEXANDRO BEZERRA DA SILVA, de Campo Formoso, preso desde 27 de fevereiro 2013, acusado de latrocínio;
• 02 – MARCELO DIAS FERREIRA, de Monte Santo, preso desde 04 de janeiro de 2012, por tráfico de drogas;
• 03 – MARCOS NERI DA SILVA, de Senhor do Bonfim, preso desde 21 de novembro de 2012, por prática de roubo, inclusive já havia tentado fugir;
• 04 – LUCAS CARVALHO DE VASCONCELOS, de Senhor do Bonfim, preso desde 16 de junho de 2012, já tentou jugir;
• 05 – EVANDRO HENRIQUE DE ARAÚJO, de Senhor do Bonfim, entrada na delegacia em 21 de agosto de 2012 por formação de quadrilha;
• 06 – CARLOS ROBERTO DOS SANTOS, acusado de furto e estava preso desde 25 de agosto de 2012;
• 07 – MÁRCIO ROGÉRIO DOS SANTOS, de Antonio Gonçalves, recolhido desde 23 de dezembro de 2012, fugitivo;
• 08 – JOSUEL DA SILVA FRANÇA, do Ceará, preso desde 08 de agosto de 2012, mandado de prisão;
• 09 – ELVIS HENRIQUE ALVES, de Senhor do Bonfim, recolhido desde 04 de março de 2013, por tráfico de drogas, e acusado de participação no homicídio do “Pombinho”;
• 10 – CLEITON MESSIAS DE OLIVEIRA SILVA, de Senhor do Bonfim, preso por tentativa de roubo;
• 11 – ELIVAN DE JESUS LUZ, de Senhor do Bonfim, preso desde 04 de março de 2013, por tráfico de drogas (reincidente). Em 21 de fevereiro de 2012, seis detentos fugiram pelo mesmo local.

No dia 11 de novembro de 2012 em outra fuga os detentos deixaram um bilhete, com frase direcionada ao Coordenador de polícia dessa regional e ao Juiz desta comarca, onde em outras palavras dizia, “até dezembro não fica nenhum preso, vai fugir todo mundo, pode avisar o Tardelli e também o Felipão”.
Até o presente momento não há informações sobre captura de nenhum dos fugitivo.

Informações e foto: Maravilha Notícias

URGENTE: Encapuzados matam dois jovens no bairro dos Barreiros em Conceição do Coité



Dois jovens foram mortos a tiros por volta das 11h deste sábado, 30, no Bairro dos Barreiros em Conceição do Coité. Segundo a polícia, baseada em informações de populares, havia um aglomerado de pessoas numa esquina das ruas João Carneiro e Leopoldino Ramos, próximo ao almoxarifado municipal, quando surgiu um veículo modelo Gol, de dados não anotados com dois encapuzados a abriram fogo acertando em cheio Alisson Oliveira de Morais, 22 anos, que estava numa moto Honda Pop de dados ignorados.
A outra vítima identificada por Paulo Ricardo dos Santos Araújo, 20 anos, foi baleado cerca de 100 metros do local dos primeiros disparos, pelos mesmos atiradores. Ambos foram socorridos para o hospital, mas deram entrada sem sinais vitais.
Ricardo era acusado de dois homicídios e tráfico de drogas. O primeiro ele teria matado uma mulher a facada, a mesma convivia com a sua mãe. Na ocasião era menor de idade, tinha entre 12 e 13 anos. O segundo teve como vítima o ajudante de pedreiro Ricardo Santos Silva, 20 anos, no dia 12/10/2010 no bairro Açudinho com um tiro na cabeça. 

ESQUINA ONDE OS JOVENS FORAM MORTOS
A outra vítima identificada por Alisson Oliveira, segundo o padrasto de pré-nome Agnaldo conhecido por “Gui” vendedor ambulante de chá e cafezinho, o enteado pode ter sido morto por engano.”Um menino bom, trabalhador de uma indústria de confecções esportiva, no bairro de Nazaré em Salvador chegou a Coité na noite de sexta-feira, para passar o fim de semana, pegou minha moto e teria ido ao bairro para visitar familiares. Com certeza ele morreu inocente, pode ter sido confundido com alguém que ele pareça muito”, acredita “Gui do chá”.
Jaqueira abalada – A população do bairro está abalada com a morte de Alisson, pois, a lamentação é de criança a adulto e ninguém descarta a possibilidade de o mesmo ter sido morto por engano, pela sua boa conduta.Informações dão conta que o mesmo era filiado ao sindicato dos comerciários de Salvador. 
Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana para realização da autópsia.

FONTE: http://www.calilanoticias.com/2013/03/encapuzados-matam-dois-jovens-no-bairro-dos-barreiros-em-conceicao-do-coite.html



ATUALIDADE: PROJETO CULTURA NA PRAÇA ACONTECE EM RIACHÃO.


Aconteceu na manhã deste sábado (30) o primeiro dia do Projeto Cultura na Praça, ideia de Amarílio Soares "Tio Lio", que foi amadurecida e posta em pratica pela Prefeita Tânia Matos, muitas pessoas foram prestigiar o evento, com muitos turistas na cidade devido a semana santa e a festa dos paikãns, não faltou plateia para o samba de roda.

Muitas barracas demonstram produtos de nosso artesanato, os mesmos também podem ser comprados a preços bem em conta pelos visitantes, num palco vários grupos de piegas e samba de roda tradicionais de nossa região se revesam animando a todos.

   


A Prefeita Tânia Matos, juntamente com Fabrícia Oliveira sua chefe de gabinete, estiveram presentes para visitar o evento, também estiveram presentes diversos secretários do Governo Construindo com o Povo, e também o vice Prefeito Drº Francisco.

   
 


A população e visitantes da cidade aproveitaram para se divertir e comprar vários artesanatos, segundo Tio Lio o evento acontecerá uma vez por mês, sempre aos sábados que é dia da feira livre em Riachão, segundo ele isso também vai estimular o movimento na feira livre, à noite a festa de sábado de aleluia segue na Praça Landulfo Alves com queima de Judas e shows no palco fixo.

VEJA O VIDEO:


REPORTAGEM E FOTOS DE ALANA ADRIELLE.

sexta-feira, 29 de março de 2013

ATUALIDADE: Gato morto ganha velório com mais de 200 pessoas e chama atenção no interior



Um velório inusitado chamou a atenção dos moradores de São João do Manteninha, no Leste de Minas Gerais. Uma moradora da cidade resolveu velar o gato da filha.
No velório do gato Cristiano, realizado na noite dessa terça-feira (26), uma fila foi formada. A mãe da dona do gato ofereceu até um lanche para as 200 pessoas que foram dar adeus ao bichano.

Patrícia Aparecida Coutinho Lages é colega da dona do gato e enviou fotos do velório para o VC no G1. Ela conta que o gato tinha 13 anos e sua morte causou muita tristeza à dona. “Ela encontrou uma forma de prestar seus sentimentos ao gatinho tão amado por ela, comprou então um caixão, e fez o velório do seu estimado animal. Foi o comentário da cidade”, conta a internauta.

Uma funerária preparou o corpo do felino que foi coberto por flores brancas em seu pequeno caixão. O corpo do gato só não foi enterrado no cemitério na cidade, porque não teve autorização da Polícia Militar.

Nota da Redação: Polícia Militar não permitiu que o gato fosse enterrado no cemitério do município. A PM alega que o enterro não foi permitido, pois isto seria um desrespeito com os parentes dos mortos enterrados ali. (G1).

FONTE: http://www.verdinhoitabuna.com.br/

URGENTE: MATANÇA DE GATOS POR ENVENENAMENTO NA BELA VISTA



Nos últimos dias uma grande quantidade de gatos mortos têm aparecido nos quintais das casas no Bairro da Bela Vista, alguns moradores entraram em contato com nosso blog denunciando as mortes.

Ninguem sabe explicar o que está acontecendo, no bairro existe muitos criadores de pássaros  o que é proibido também pela lei ambiental, os moradores suspeitam que estes criadores estão dando "bola", uma especie de veneno, que e feito com bolos de comida ou carne e contem chumbinho, veneno facilmente encontrado em Riachão.

Muito revoltada a moradora Lia disse que já perdeu três gatos de estimação só este ano:

"Já morreu três meu, no ano passado foi dois, minha filha não para de chorar, o ultimo morreu semana passada debaixo de minha cama, o bichinho sofreu tanto, gritava de dor, quem faz isso é um monstro". Disse Lia.



Para quem não sabe maus tratos e mortes de animais é crime, da cadeia segundo a lei: 


Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998

Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.
A APARJ (Associação de Proteção aos Animais de Riachão do Jacuípe) Beato Salú, tem feito muitas denuncias sobre casos de maus tratos aos animais, muitas com exito, resultando em apreensões, mas para Leide presidente da associação as mortes por chumbinho são difíceis de descobrir os culpados.

  

"Eles passam e jogam nos quintais, deixam na rua, o animal atraído pela comida, acaba caindo na armadilha, mas se for descoberto o autor é crime grave e certamente será preso", disse Leide a nossa reportagem.
Enquanto o culpado ou culpada não é encontrado, os animais seguem morrendo, não só na Bela Vista como eu outros pontos da cidade de Riachão, moradores já pensam em fazer uma vigília para tentar descobrir quem é, ou quem são os criminosos.

REPORTAGEM E FOTOS ALANA ADRIELLE.

ATUALIDADE: MUDANÇA DA POLICIA RODOVIÁRIA FEDERAL



Prezados senhores,

Ao cumprimentá-los, solicitamos ampla divulgação para informar à população quanto ao novo endereço da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal na Bahia que está em processo de mudança para nova sede situada  no Porto Seco Pirajá, conforme detalhes abaixo.Em tempo, informamos que o atendimento ao público externo, que até hoje, 28/03, é realizado na Superintendência que funciona na Av. Frederico Pontes, no bairro do comércio, será realizado no 
novo endereço a partir do dia 1º de abril. 

Endereço da SRPRF/BA: Rua Antônio Santos Gouveia, 263, Quadra A, Lote 09 - Porto Seco Pirajá. 
CEP 41233-020.   Salvador/Bahia.
Geo-referência: 12º54'40.40"S e 38º27'25.76"O.
Telefones: 71-2101-2200/ 2101-2250/ 2101-2201.


quinta-feira, 28 de março de 2013

URGENTE: Tenente é assassinado em Capim Grosso hoje a tarde


No fim da tarde desta quinta-feira (28), o tenente da polícia militar, Marcos José, 44 anos, foi assassinado com quatro tiros no posto de gasolina em Capim Grosso. Segundo informações, o tenente estava abastecendo o carro quando dois homens, sem capacete, chegaram em duas motos disparando tiros a queima roupa.


De acordo com informações da namorada do policial, Marcos desceu do carro para efetuar o pagamento, quando ouviu a voz alterada do tenente pedindo para que não atirasse. As polícias civil, militar e rodoviária estão no local.



O tenente, que se encontrava de folga e ingressou na PM em 1990, se destacou no comando do pelotão de Capim Grosso pelo combate ao tráfico de drogas e por sua postura em organizar o trânsito da cidade, principalmente com apreensão de motos e carros irregulares.

FONTE: BOCAONEWS.

ATUALIDADE: PREFEITA TÂNIA MATOS EM REUNIÃO DO BAIRRO BELA VISTA, CONSTRUINDO COM O POVO


Tem sido uma constância na rotina da Prefeita Tânia Matos e seus secretários, além de vereadores da situação, a participação em reuniões comunitárias por todo o município. Até agora a prefeita e sua comitiva já estiveram nas comunidades de Ranchinho, Alto do Cruzeiro, Chapada, Baixa Nova, Mandassaia III, Santa Mônica, Nova Esperança, ontem Bela Vista, e tantas outras que já aconteceram nesse início de gestão. A presidente da Associação da Bela Vista agradeceu a presença da Prefeita, destacando que, pela primeira vez, a comunidade recebia um prefeito em suas reuniões.


“Foram 8 anos de convite lançado, o ex gestor nunca pôs os pés aqui, sempre tinha um compromisso, mandava as vezes um representante. Hoje, estamos em festa dona Tânia por tê-la aqui disposta a nos ouvir, que Deus abençoe essa sua humildade e boa vontade”, fez questão de agradecer a presidenta Joelma, aplaudida por toda a comunidade.

Tânia reforçou o objetivo de seu governo, lembrando o slogan da administração: “Construindo com o povo”, falou que está nada mais do que assumindo seu compromisso, e que, para construir com o povo é necessário ouvir e dialogar com ele em suas comunidades. A reunião seguiu com as perguntas e solicitações da comunidade, dentre elas, solicitaram: adequação da nergia elétrica em algumas casas de pessoas carentes do bairro, construção de um novo campo de futebol, já que o gestor passado desativou o antigo, reforma da quadra, além de questionarem sobre o funcionamento do PSF da Bela Vista.

Sobre o funcionamento e atendimento do PSF a Coordenadora da Atenção Básica do município, Leilane explicou com propriedade a realidade e as limitações desse início de gestão, porém, garantiu que as medidas para um excelente atendimento já estão a caminho. Aproveitando a presença de todos os seus secretários a prefeita Tânia Matos pediu que todos fossem por parte se apropriando dos problemas daquela comunidade e respondendo, cada um, segundo suas competências.



 
Começando por Carlos Matos, Secretário de Finanças, que fez um resumo de como a prefeitura encontrou aquela comunidade, destacando o endividamento que deixaram o município. Não se atendo a isso, anunciou a autorização da prefeita para a pavimentação da tradicional rua Wlisses Guimarães. A prefeita Tânia seguiu respondendo as perguntas e garantindo algumas obras como reforma da quadra, reconstrução do campo de futebol, e adequação do sistema elétrico do bairro, através de solicitação encaminhada à Coelba.


Em relação a outras ações no bairro como: o carro limpa fossa, que será adquirido pelo município, projetos como de futebol, saúde, educação e outros, a prefeita sugeriu, mais uma vez, que cada secretário falasse um pouco sobre o que já está em andamento, por exemplo, o Projeto de Futebol para Todos, anunciado pelo Chefe de Esportes Armando Filho. Além de projetos, o Chefe dos Transportes Robinho falou de uma ação conjunta com a Secretaria de Educação: o transbordo que será realizado pelos ônibus para estudantes do horário noturno daquele bairro. O roteiro dos ônibus será realizado do bairro da Santa Mônica à Bela Vista, do Alto do Cruzeiro ao Guarapuava, além de outros distantes que necessitarem entrar na rota.

Após a participação de todos os secretários e respostas da prefeita às solicitações dos moradores, os vereadores Adelson, Nem de Aureliano e Catarina do Hospital também se pronunciaram. A reunião terminou com mais uma apresentação cultural, uma dança realizada por um grupo de jovens do bairro da Barra. No inicio da noite de ontem, o Departamento de Cultura realizou o início do Projeto Cinema nos Bairro, com a exibição do filme Paixão de Cristo.

COM INFORMAÇÕES DA ASCOM/ Prefeitura.

quarta-feira, 27 de março de 2013

ATUALIDADE: Prefeitura Municipal de Riachão realiza audiência pública sobre o São João 2013


Na última segunda-feira, (25) a Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Social e Meio Ambiente  realizou  uma Audiência Pública sobre  o São João 2013, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores.
O vice-prefeito Francisco Tadeu Carneiro Filho, conhecido por Dr: Francisco foi o mediador da apresentação do Projeto São João 2013. Com o tema 100 anos de Boi Bumbá: o vice-prefeito, com a propriedade de quem também contribuiu com a elaboração do projeto, discorreu sobre o mesmo com todos os enfoques pertinentes à realização da festa. Segundo ele, atualmente, o São João, não é apenas importante por sua tradição, mas, sobretudo, pela profissionalização das segmentações econômicas que os festejos juninos têm gerado em todo Nordeste. Por isso, ele foi muito bem planejado e está intersetorializado com as seguintes secretarias: Educação, Saúde, Administração, Obras, e Desenvolvimento Econômico Social e Meio Ambiente.

Dr: Francisco destacou, principalmente, a importância econômica e social da festa para o município, elencando benefícios econômicos, por exemplo, a terceirização dos serviços que serão realizados pelas comunidades rurais, uma iniciativa que amenizará o saldo negativo, contraído pelos gastos excessivos neste período de estiagem.

Com o objetivo na diversidade e descentralização da festa, o desenho do projeto, mapeia todo o circuito do São João. Redesenhado, o espaço físico do São João ganhará mais extensão. Nas imediações do antigo Tanque da Nação, o desenho prevê uma festa intitulada “São João na Roça”, neste espaço, funcionará os serviços das comunidades rurais, como: casa de Farinha e do Beijú, assim como serviços de padarias, e os serviços rurais como exposição de animais.

Na entrada da Praça Landulfo Alves serão construídas quatro casas temáticas, segundo o projeto: a casa do escritor,  memória, música, e artesanato. Além disso, será investido em mais espaços alternativos, além dos dois palcos de apresentações, com dois novos horários diferentes, será lançado no São João-2013, o Expresso do Forró- projeto  que levará forró a todos os bairros da cidade, levando também, emprego e renda a todas as comunidades do município.

Cidadania e sustentabilidade no São João 2013
O projeto traz ainda a preocupação com a sustentabilidade de nosso meio ambiente.  Desta forma, haverá uma campanha ambiental em defesa do bioma caatinga, com a sensibilização para o uso das fogueiras com madeira certificada, ou seja, adequadas à queima, ao invés daquelas já em extinção em nossa região.

Cotas de Patrocínio e captação de recursos para o São João 2013
Foi apresentado ao público ainda as cotas de patrocínios e os apoios já conseguidos com empresas como de Telefonias, Cervejarias, Bancos, Concessionárias, Empresas de Celulose, dentre outras, como o comércio local através da CDL de Riachão.

Conselho Municipal dos Festejos Juninos e Festas Populares
Outra necessidade do evento foi a criação do Conselho, tendo em vista, transparência, profissionalização e maior participação social.

Turismo no São João 2013
Outra preocupação é a de apresentar aos visitantes, alternativas em pontos da cidade como a Barragem Grande, no projeto está previsto, segundo apresentação, uma reforma, ainda que superficial da Barragem Grande.
De acordo com o vice-prefeito, há por parte da gestão atual um projeto sendo analisado para a construção de um Balneário, porém, o mesmo não estará concluído durante os festejos, e, por isso, será feita uma reforma e adequação, pelo menos para receber visitantes no período junino.

Questionamentos da Oposição
Os únicos vereadores da oposição presentes na audiência, José Nivaldo e Célio Roberto, questionaram o valor que será gasto com as atrações. O vereador José Nivaldo, mesmo após explanação do projeto, e a constatacão de que não haverá comprometimento do orçamento municipal, como quem trouxe de casa a pergunta no bolso, insistiu: “será que com esse dinheiro não dava para elaborar ações de emergência contra a seca e fazer uma festa com menos recursos?”.

Francisco explicou, mais uma vez, que não há possibilidade em transferir os recursos do São João para ações de convivência com a seca, e ainda reforçou:
“Vereador, as dificuldades oriundas da seca, não é culpa da realização do São João nem tampouco da própria estiagem, mas sobretudo, da falta de políticas públicas há muito tempo dispensadas em nosso município.”

A exemplo ele citou o Garantia Safra que o município ficou fora por muito tempo, além disso, ele questionou se o dinheiro que seria investido o ano passado,  em atrações como Luan Santana, se fora revertido para ações de convivência com a seca: “se lembrarmos concluiremos que não”,disse.
O vice prefeito encerrou a audiência frisando que não admite o discurso demagogo de alguns: “preocupados com a seca, pois, trata-se de situações diferentes e que o ano passado, apesar de não realizar um grande São João, não se efetivou medidas a curto, médio ou longo prazo para a convivência com a estiagem no município”, concluiu.

“Ao contrário da gestão atual, que na próxima quarta estará realizando outra audiência pública, dessa vez, para discutir e elaborar ações de convivência com a seca”, lembrou, fazendo uma intervenção, o secretário Esaú Silva.

O mediador do Projeto finalizou dizendo que a diferença neste projeto é seu planejamento, e apresentou suas etapas como: pré-operacional, Divulgação, Execução, e Pró execução, garantindo transparência em todo processo. O projeto do São João tem a marca e toda a produção publicitária do profissional jacuipense Thiago Bernardo, que mesmo ausente foi mencionado pelo vice prefeito.

INFORMAÇÕES DA ASCOM/Prefeitura

URGENTE: RADIO GAZETA FM USA REPORTAGEM SEM DAR CREDITOS E AINDA QUER CRIAR POLEMICA


Na manhã desta terça-feira (26) foi divulgada na Rádio Gazeta FM uma reportagem (Roubo e estupro na Bela Vista) assinada pela repórter desse blog, a mesma reportagem também foi publicada no site www.interiordabahia.com.br a qual foi lida no Jornal Riachão Noticias, apresentado pelos "repórteres" Alberto Luiz e Jairo Rivelino, depois da repercussão da reportagem a vitima se sentido constrangida retirou da queixa o fato da tentativa de estupro, a mesma se nega até ir ao IML (Instituto Médico Legal) para fazer exames, nossa reportagem reconhece que realmente e constrangedor para alguém nessa situação passar por isso.

O fato que nesta manhã a Rádio Gazeta através do Jornal Riachão Noticias, divulgou que a matéria era mentirosa, para esclarecer aos nossos leitores venho através dessa dizer que não há nenhum fato mentiroso na reportagem, apenas momentos depois da divulgação a vitima voltou atras nas informações  o "repórter" que nem DRT tem, Jairo Rivelino, disse e assumiu que não foi apurar os fatos, usando indevidamente uma reportagem, que não era sua, e nem se quer deu os créditos, apos ser reclamado pelo marido da vitima se retirou da responsabilidade jogando ao ar, dando a entender, que eu a repórter Alana Adrielle tinha dado informações falsas na reportagem.

Quero dizer que não há isso, e que o repórter vá apurar os fatos e não fique baseado apenas no trabalho alheio, isso e usurpação, se o fato havia mudado, fosse ele o primeiro a divulgar, agora vir criticar o trabalho alheio e demais, e ainda por cima, por raiva e problemas pessoais de Alberto Luiz com Carlos Matos, o mesmo deixou claro que eu não poderia entrar no ar por telefone para explicar o ocorrido, vergonhoso os rumos que vem tomando nossa imprensa local.

Está claro e obvio que a intenção da emissora e ferir a minha imagem de repórter, pois todos em Riachão sabem bem quem está por trás da Gazeta FM, e que todo este circo armado não passa de vingança pessoal comigo pelas questões pendentes que tenho com a emissora, da qual fiz parte e hoje denuncio por estar infringindo as leis estatutárias de radiodifusão comunitária, por isso caros leitores reitero mais uma vez de que sou uma pessoa que presa pelo meu profissional, tanto que estudo para tal, o mesmo concelho dou aos que se dizem repórteres em Riachão, estudem. 

ALANA ADRIELLE.

terça-feira, 26 de março de 2013

ATUALIDADE: POPULAÇÃO COMENTA NOVA PLACA DO HOSPITAL MUNICIPAL


A nova placa que fica em frente ao Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe, vem causando bons comentários entre a população, a placa foi colocada agora na nova gestão, Prefeita Tânia Matos.

A cerca de 2 anos atrás, o nome do Hospital foi trocado, através de um projeto votado na Câmara Municipal, onde o nome escolhido foi Drº Lauro C. Falcão, e ficou bem claro na época que isso era uma "alusão" ao nome do ex-gestor, e muitos jacuipenses viram nessa manobra uma forma do ex-gestor se alto promover, segundo informações este é o nome do avô do ex-prefeito Laurinho.



Muitas vezes nossa equipe esteve no Hospital fazendo reportagens e viu claramente em avisos no mural da instituição o nome Lauro Facão (Fusas), (Atenciosamente a Direção HOSPITAL LAURO FALCÃO), assim se via escrito, a população não concordava, mesmo por que o Hospital foi construído com recursos próprios pelo ex-prefeito Valfredo Matos (Valfredão), e comentava-se nas ruas da cidade que se fosse de ter um nome que fosse o de Valfredo.

A família Matos não concordou e a maioria preferia que se chamasse Hospital Municipal, e foi o que aconteceu, agora a nova placa estampa o nome da Fusas como a população queria, e muitos comentam nas ruas o feito, dizendo que foi o correto e apoiando a atitude da nova gestão Tânia Matos. A nova placa também tem uma foto da instituição.

REPORTAGEM E FOTO ALANA ADRIELLE.

URGENTE: DENO MÃO LEVE PRESO ROUBANDO RESIDÊNCIAS EM SERRINHA


A policia de Serrinha, prendeu na tarde desta segunda-feira (25), Wanderson Pereira de Jesus, 29 anos, mais conhecido como “Deno”, morador do bairro da Estação em Serrinha, ele é acusado de invadir e roubar várias residências na cidade e também em cidades vizinhas. 


Os investigadores da 15ª Coorpin, chegaram até o elemento após uma série de roubos que vinha ocorrendo na cidade. Denunciado por populares, " Deno " teria entrando em uma residência, no bairro da Vaquejada e feito a " limpeza ".  O propietário da casa, procurou a polícia e registrou B.O e nesta segunda, o ladrão de residência, foi preso com a mão na massa.

Ele foi pego dentro de uma casa no Bairro da Rodagem, ele entrou na casa pelo telhado. 

FONTE: www.vermelhinhodabahia.com

segunda-feira, 25 de março de 2013

URGENTE: Riachão: Estupro e roubo, e menor tenta matar a mãe na Bela Vista.


Dois fatos chamaram atenção neste fim de semana na cidade de Riachão do Jacuípe, o primeiro foi um menor que tentou tirar a vida de sua própria mãe com uma garrunxa, em outro fato, três elementos invadiram uma casa roubaram vários objetos e estupraram a esposa do dono da casa, tudo isso na Bela Vista.

Por volta das 19hs de sexta-feira (22) no Loteamento Brasil, Bairro Bela Vista, o menor J.R.C.S. de 17 anos, tentou tirar a vida de sua mãe, a senhora Maria Santos Cruz, com uma arma de fabricação caseira, garrunxa, segundo informações da família, o menos faz uso de drogas, e teve um surto psicótico agredindo os irmãos  quando a mãe tentou intervir o mesmo foi a um quarto da casa e pegou a garrunxa voltando pra sala dizendo que ia mata-la.

Um homem não identificado que ouviu a confusão entrou na casa e conseguiu tomar a arma do jovem, que em seguida saiu correndo, na manhã de sábado o mesmo voltou em casa mais calmo, aproveitando a oportunidade familiares avisaram a Policia que chegou ao local e encaminhou o jovem até a DP (Delegacia Civil), onde o mesmo está custodiado aguardando o Juiz da Vara da Infância e Juventude. 

Estupro e roubo: Ainda no Bairro da Bela Vista, na noite deste domingo (24), por volta das 23hs30, três elementos armados e encapuzados, invadiram uma casa e estupraram a esposa do dono da residência, a vítima foi Danielle Carvalheiro de 30 anos, esposa de Nivaldo Vitorino Barbosa, conhecido como Paulista da Lanchonete, o casal e natural de São Paulo-SP, e moraram em Riachão a mais de 10 anos, segundo informações da Policia os três elementos invadiram a casa e por cerca de uma hora torturam o casal, forçando os mesmos ingerir bebida alcoólica, os dois foram amarrados em um dos quartos da casa e em seguida a jovem Danielle foi estuprada.

Depois do ato, os bandidos fugiram com destino ignorado, levando uma câmera digital, um aparelho celular, um notebook e a quantia de R$ 800,00 (oitocentos reais), o casal registrou queixa na DP local, Danielle foi encaminhada para o DPT (Departamento de Policia Técnica) em Feira de Santana para exames de corpo delito. A policia faz diligencias em busca dos suspeitos.

Por Alana Adrielle.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Riachão: Começa esta semana o Projeto Prefeitura nas Comunidades


A Prefeitura Municipal de Riachão dará inicio esta semana ao projeto Prefeitura nas Comunidades, que é um meio de atendimento itinerante da Prefeitura  Municipal levando toda a equipe de governo até as comunidades, onde vai atender as demandas do povo em suas próprias localidades. É o gabinete da Prefeita, vereadores e todo secretariado indo até você.

O projeto terá inicio nesta quinta-feira, dia 21, no Povoado de Chapada, onde na oportunidade a Prefeita Tânia Matos, o Vice Dr Francisco e toda a sua equipe administrativa estarão atendendo na comunidade de Chapada. Além disso toda a equipe de limpeza, pintura, iluminação, de todo tipo de serviços estaram juntos e ao mesmo tempo iram fazer um "faxinaço", concertando calçamentos, pintando meio-fio, podando arvores, trocando lampadas dos poste, e muito mais.


Desta forma, com a presença da Prefeita e sua equipe, a Prefeitura  otimiza  tempo e leva comodidade  àqueles que precisam ver a Prefeita e sua equipe de perto mas não pode se deslocar até a sede, muitas vezes, em busca de solução para problemas que a Prefeitura precisa verificar de perto, com a própria comunidade. Assim a Prefeitura Itinerante trás uma solução mais rápida aos pequeno problemas fáceis de serem resolvidos. 

Por Alana Adrielle com informações da ASCOM- Prefeitura

domingo, 17 de março de 2013

URGENTE: Riachão: Tentativa de homicídio na noite deste sábado no centro da cidade


Na noite deste sábado (17) uma tentativa de homicídio foi registrada pela Policia Militar de Riachão, por volta das 18hs José Carlos Santos das Neves de 44 anos, foi atacado com quatro golpes de faca em um bar próximo  ponte velha no centro da cidade. 

Segundo testemunhas, José, que também é conhecido pelo apelido de "Guiguilo", estaria neste bar bebendo e jogando dominó, quando foi atacado por outro homem não identificado, ninguém soube dizer os motivos, o acusado fugiu correndo pela beira do rio em direção ao bairro do Alto do Cemitério.

José foi levado pra o Hospital Municipal onde recebeu atendimento, o medico de plantão aconselhou que o mesmo ficasse internado, mas por conta própria José saiu do HM e foi para casa, segundo informações a família dele o fez voltar mais tarde, mesmo assim José não aceitou ficar hospitalizado, voltando para casa novamente.

A PM não tem informações do acusado de esfaquear José, um suspeito foi apontado por se declarar em uma rua entre amigos e parentes, ter sido o autor do delito, mas o mesmo sumiu logo depois, segundo informações José já esteve preso acusado de participar da morte, nos anos 90, de "Margarida Doida", uma mulher que andava pelas ruas de Riachão e tinha problemas mentais, fato que na época chocou a cidade pois a mesma era muito conhecida, e também pela forma em que foi morta, com requintes de crueldade, o que não era comum na época.

Por Alana Adrielle.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Riachão: Silencia a voz que confortou durante anos centenas de jacuipenses


Em mais um dia de sol escaldante, ainda assim as pessoas vieram de todos os lugares da região para o sepultamento do líder espírita, que por muitos anos pregou a paz e confortou famílias e pessoas desesperadas da cidade.

De Salvador, o promotor José Vicente veio se despedir e se juntou ao ex-Juiz José Ferreira Filho, à prefeita Tânia Matos, a advogados, empresários, vereadores, bancários, além de centenas de pessoas humildes da sede e zona rural do município, que conheciam seu João Barbosa como um grande pregador e também pelo seu vasto conhecimento como proprietário de farmácia.
De Feira de Santana, Lauro Matos também veio para o velório e sepultamento, já que desde cedo se mostrou inquieto quando soube da noticia. “Liguei para confirmar, porque não queria deixar de ver ele pela última vez”, disse.

Espírita e companheiro de seu João Barbosa durante muitos anos, o artista e funcionário público Beto Lima compareceu ao sepultamento e revelou sobre o que pensava do líder espírita. “Para mim foi a pessoa mais digna que eu já convivi, pelo ser humano que ele foi, pelo seu trabalho junto ao Centro Espírita e pela a sua ação de adotar e criar onze filhos, alguns, inclusive, com problemas de saúde. Aprendi muito com ele, por isso o tenho como um pai”, disse.

“Seu João foi um homem digno para Riachão, muito mais do que certas pessoas por aí que se colocam como importantes”, resumiu Edinage Maria Carneiro da Silva, professora e mestra em Literatura Brasileira.   

Família presente
Segundo informações, a noticia da morte de seu João Barbosa foi dada por um dos seus onze filhos, por volta das 4h30 da manhã, quando o dia se prepara para amanhecer. Após ir descansar da noite em branco, Dona Lourdinha (a esposa) deixou um dos filhos em seu lugar. Demorou pouco e ele levou a noticia à mãe. “Parece que papai acabou de morrer”, dissera.   

 

Como não poderia ser diferente, a família de seu João Barbosa também esteve presente no clube Lyra 8 de Setembro, onde aconteceu o velório, e no cemitério. Fernanda, hoje formada pelo esforço do pai, veio de Feira de Santana para a despedida. “Eu vim me despedir dele, pois ele é o amor da minha vida, a pessoa que mais amo. Eu sou alguma coisa hoje por causa dele, que me aconselhava e me orientava para a vida. Ele conversava comigo, e eu estava com saudade de dar um beijo nele”, disse Fernanda, emocionada.  
 

“Lembro-me de uma vez, durante a minha formatura, quando ele entrou no meu quarto e deu a noticia de que já tinha conseguido o recurso para a minha festa. Ele disse: ‘Filha, a porta do mundo se abriu para você. Nós já temos o dinheiro para a sua formatura’. Então, se eu sou alguma coisa, devo principalmente a ele”, reforçou Fernanda.   
  
Outro filho presente, Alexandre, que tem segurando a “barra” na Farmácia com a ausência do pai, circulava no meio do povo com um buquê de flores nas mãos. Com o semblante triste e preocupado, ele era confortado por populares com abraços e palavras de carinho. Em silêncio, Alexandre ouvia tudo, mas o pensamento estava no homem que heroicamente o adotou como filho e que estava partindo para o outro mundo, ou havia desencarnado, como diz a doutrina espírita.  

Reflexão e homenagem
Qual cidadão desta cidade não gostaria de homenagear e se despedir de “Seu João Barbosa” numa hora como esta? De minha parte, renuncio à condição de jornalista neste momento para também ter o direito de agradecer as palavras dele, que, com certeza, não se espalharão como folhas secas pelo chão.  

Por Evandro Matos no portal Interiordabahia.com.br