quinta-feira, 30 de junho de 2016

URGENTE: Em entrevista exclusiva casal homossexual relata as agressões que sofreram por um Policial Militar durante o São João de Riachão do Jacuípe




Sábado, dia 25 de junho de 2016, forró, alegria, shows, diversão, quadra lotada. Mas para Henrique Oliveira e Ronivon Cunha a festa não foi feliz e animada, os festejos juninos na cidade não deixaram boas saudades, pois na penúltima noite do São João ambos foram agredidos de forma brutal por um Policial Militar que estava de serviço no dia em uma guarnição que fazia a segurança dos festejos em Riachão do Jacuípe.

Tudo começou com uma simples vontade de urinar, ao chegar aos sanitários químicos que serviam aos foliões, próximo ao palco fixo, Rony e Henrique perceberam que estavam todos ocupados, viu que alguns homens seguiam para uma rua próxima, fazendo o mesmo, ambos foram para este local onde começaram a urinar como cerca de mais de vinte homens faziam.

Foi quando sem menos esperar começaram a ser agredidos por um Policial Militar que fazia ronda no local, e sem alegar nenhum motivo passou a bater no casal com cassetete e também dando puxões e murros. Mesmo pedindo por clemencia Rony apanhou e tomou diversos golpes pelo corpo junto com Henrique. O que causa estranheza no fato é que outros homens também urinavam no local e não foram abordados pelo PM.




Rony e Henrique seguiram para o Colégio Nossa Senhora da Conceição onde funcionava um ponto de apoio do Hospital Municipal, PM e Polícia Civil, lá ambos passaram por atendimento médico e em seguida foram para casa. Na segunda-feira (27) Rony e seu companheiro Henrique foram até a Delegacia de Polícia de Riachão onde registraram queixa e fizeram o exame de corpo delito.

Depois os dois procuraram a CIA independente da Polícia Militar onde o Major Teixeira, Comandante da CIA, e a Subcomandante Capitã Aparecida receberam os dois a acolheram as queixas, segundo a Capitã uma portaria foi instaurada e foi publicado um boletim interno que está sendo lido diariamente perante a tropa que assume o serviço. A Capitã ainda salientou que fatos como este não são tolerados pela corporação e que todas a providencias serão tomadas na apuração de tudo e punição dos culpados. 

O GGB (Grupo Gay da Bahia) já manteve contato com o casal e externou todo apoio aos dois, segundo Marcelo Cerqueira Presidente da entidade, este não é um fato isolado, muitos homossexuais sofrem agressões por parte de autoridades policiais e todas as vitimas devem sempre recorrer á justiça para que tenham seus direitos resguardados.


Para a Ativista LGBT e artista transformista Dion Santyago fatos deste tipo são lamentáveis, ela e pré-candidata a vereadora em Salvador, e lembra que uma de suas bandeiras será o combate a homofobia e crimes contra LGBTS. No Brasil homofobia não é crime, mas alguns políticos, principalmente os ligados a este meio, como o Deputado Jean Willys, já se movimentam para mudar este cenário e criar uma lei especifica para os crimes cometidos às minorias LGBTS. 

O casal homo afetivo jacuipense tenta voltar à rotina aos poucos, ambos receberam muito apoio nas redes sociais onde foi divulgado o acontecido, agora eles só esperam que tudo seja apurado e a justiça seja feita. Urinar em via pública é proibido por lei, mas não é motivo de dois homossexuais serem brutalmente agredidos, sendo que outros homens também faziam o mesmo delito no local.

VEJA O VÍDEO:


 

REPORTAGEM DE ALANA ADRIELLE.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

POLÍTICA: Contas rejeitadas e pendencias judiciais transformam pré-candidaturas de políticos jacuipenses em incertezas e vira novela na boca do povo




A eleição 2016 de Riachão do Jacuípe a cada dia se torna mais incerta para dois grupos políticos da cidade, um comandado pela atual prefeita Tânia Matos e o outro pelo ex-prefeito Lauro Falcão. Ambos passam por situações complicadas devido à rejeição de contas, Lauro Falcão não prestou conta de verbas do FNDE utilizadas em sua gestão, o que vem lhe dando uma bela dor de cabeça para manter a credibilidade em sua pré-candidatura para prefeito, este fato respingou em Tânia Matos, que manteve a falta de prestação de conta e também pode responder pelo mesmo processo.


Além das contas já rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e na Câmara Municipal de Riachão, o que deixa sacramentada a sua situação de político inelegível, Laurinho ainda tem outros perrengues para se preocupar, como processos que correm no Ministério Público local e em Salvador, um desses processos ligado ao “Caso do Feirão” já teve uma sentença da Juíza da comarca jacuipense condenando o ex-gestor a nove anos e dois meses de prisão podendo recorrer em liberdade.



Mas parece que Drº Laurinho, como é chamado por seus eleitores, não está nem um pouco preocupado com suas pendências, pois continua divulgando na cidade que é sim, pré-candidato a prefeito. Muitos olham com desconfiança e acreditam que todo o movimento do ex-prefeito não passa de uma cortina de fumaça para avaliar a aceitação e votos do seu grupo político, e que no final das contas ou vai se juntar a algum outro grupo ou lançará algum político de seu grupo para ir às urnas.


Com isso Lauro Falcão joga com os eleitores, mas o tiro pode sair pela culatra, pois grande parte de seus votos são votos de “apaixonados”, que votam apenas nele e não aceitam redirecionar o voto a outro nome. Com isso Laurinho vem costurando internamente no seu grupo para segurar os votos e na hora “H” converte-los, já que é quase certeza a sua inelegibilidade, o que não permite seu nome ir às urnas.



Praticamente na mesma situação está a atual prefeita da cidade Tânia Matos, essa semana suas contas de seu primeiro ano na gestão em 2013 foram rejeitadas pelo TCM e chegaram à Câmara de Vereadores de Riachão para serem votadas. Com minoria na casa e precisando de 2/3 dos votos favoráveis a ela, o que não tem, a atual gestora pode cair na mesma rede de Falcão e ficar inelegível. Sua ida para reeleição até hoje é incerta, quando se toca no assunto a prefeita fica “em cima do muro”. Sem traquejo político e sem articulação, Tânia Matos tem em mãos um grupo rachado, assessoria calada, sem marketing que deixou sua imagem desgastada perante a população, desgaste também provocado por varias demandas e obras inacabadas no município.


Além da falta de articulação política, a prefeita não tem nomes de destaque em seu grupo para o caso de indicar um possível sucessor, conta apenas com o vereador Carlos Matos, mas existem rumores que internamente ele não tem estado de bom humor com a forma que a gestora conduz os destinos do município, conversas de rodas políticas dão conta até de que todo comportamento de ambos não passa de aparências, para manter a imagem de “grupo unido”, mas seria só encenação, na verdade Carlinhos estaria rompido internamente com Tânia Matos. 


Com diversas obras paradas, desmantelos administrativos e imagem arranhada perante os eleitores, a atual gestora não define qual será as “cenas dos próximos capítulos” da novela “Os Inelegíveis”, que de certo até agora só tem como protagonista o ex-prefeito Lauro Falcão, como em uma novela, todo protagonista precisa de um par, de sua “mocinha”, fato que a Câmara de Vereadores pode corrigir a qualquer momento, levando Tânia Matos para o elenco deste folhetim, apesar de Laurinho pregar nos quatro cantos da cidade que “água e óleo não se mistura”, neste caso ele e Tânia Matos acabarão sendo “farinha do mesmo saco”.

POR ALANA ADRIELLE. (Fotos: Sites da internet).
                                                                    


domingo, 19 de junho de 2016

POLÍTICA: Jovem Lucas Dantas desponta como grande revelação da politica jacuipense, pré-candidato a vereador pode ser o mais jovem já eleito na história do município




Apesar das incertezas da política jacuipense quando se trata da chapa majoritária dos grupos políticos, pois hoje o único nome certo e fechado na pré-candidatura para a vaga de prefeito é o nome de Zé Filho, devido às incertezas de outros pré-candidatos que passam por problemas judiciais e rejeições de contas e processos e também o silêncio da atual prefeita que nem decide se vai à reeleição e nem lança nome para sucedê-la. Em paralelo as pré-candidaturas de vereadores despontam e ganham força a cada dia. Uma dessas é a do pré-candidato Lucas Dantas, que vem ganhando destaque frente aos outros nomes já anunciados na cidade.

Lucas é um jovem de apenas 18 anos completados recentemente, caso vença o pleito será o vereador mais jovem a tomar posse na Câmara de Vereadores desde a emancipação de Riachão do Jacuípe. Lucas Dantas tem no meio estudantil da cidade uma forte ligação, pois foi Presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Maria Dagmar de Miranda de 2013 a 2015, e participa ativamente de atividades ligadas aos jovens e estudantes jacuipenses.



O jovem pré-candidato busca na política a renovação, seus principais projetos e ideias são o de uma nova forma de legislar, fiscalizar, trazer projetos com a participação em massa da juventude e inovação. Lucas teve importante participação na luta pela implantação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB) em nosso município, indo às audiências publicas realizadas no Ginásio de Esportes e em Salvador onde aconteceu a ultima audiência pública sobre a UFNB.

Nossa cidade realizou o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef edição 2013-2016, o evento contou com a presença de crianças e adolescentes, autoridades, gestores públicos, comunicadores, técnicos das secretarias municipais, professores, sociedade civil, Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Direito das Crianças e dos Adolescentes CMDCA, entre outros, e no evento Lucas Dantas teve uma importante participação discutindo o foco do evento que foi a análise da situação das crianças e dos adolescentes do município e dos serviços de atenção a este grupo etário. 




Apesar de muito novo Lucas Dantas trás ideias e as debate como gente grande, e com gente grande, em diversas reuniões sempre que tem oportunidade de encontrar lideranças políticas de peso, que fazem parte do cenário político Federal ou Estadual, Lucas busca sempre conversar, debater ideias e apresentar projetos que possam trazer melhorias não só para os jovens jacuipenses, mas também para toda a população do município, o que tem feito do jovem uma forte promessa de renovação política.

De família tradicional e conhecida na cidade, Lucas tem raízes políticas também, como por exemplo, seu tio o ex-vereador Zelinho de Campo Alegre e o atual vereador Gel de Tetê na cidade de Coité, também seu tio. É neto de Dona Anaildes do hotel, bastante conhecida na região, sobrinho de Vicente Dantas proprietário de uma importante loja de roupas de grife da cidade. Lucas conta com todo apoio de seu pai, o conhecido Hugo Dantas que já teve passagens importantes em diversos governos municipais de Riachão do Jacuípe. O jovem pré-candidato é do Partido Republicano (PR) que faz parte da base de apoio à pré-candidatura de Zé Filho para a prefeitura.

POR ALANA ADRIELLE. (Fotos: Redes sociais).

terça-feira, 14 de junho de 2016

POLÍCIA: Preso acusados de “arrastão do terror” no povoado de Mandassaia em Riachão do Jacuípe





Na manhã desta terça-feira (14) foi preso o ultimo acusado dos roubos cometidos no ultimo dia (2) no Povoado da Mandassaia em Riachão do Jacuípe, o arrastão cometido por dois menores e Agnaldo Oliveira Moreira chamou atenção pela crueldade e violência com que foi cometido o crime. 

Agnaldo, de vulgo “Dentinho”, era o último procurado pelo Setor de Investigação (SI) da Polícia Civil. Em diligência realizada pela equipe do SI sob o comando do Delegado Sérgio Vasconcelos composta pelos investigadores Alessandro, Cristóvão e Juscelino, com apoio do investigador Rogério da cidade de São domingos, Agnaldo "Dentinho" foi preso no povoado de Ouro Verde no município de São Domingos, após ser detido ele foi trazido para a Delegacia de Riachão do Jacuípe. Ao chegar deu uma entrevista e negou todo o crime, disse que apenas ficou vigiando enquanto os menores D.B.J de 14 anos e V.M.S. de 16 agiam, disse ainda que foi para o assalto influenciado por um dos menores.



Durante nossa reportagem o menor D.B.J. também foi encaminhado a Delegacia onde deu esclarecimentos do fato, ele não quis gravar entrevista, mas disse em off a nossa reportagem que também não teve participação no arrastão e que ele sim teria ficado vigiando enquanto os outros faziam o roubo. A mãe do menor estava acompanhando ele mas também não quis dar entrevista, disse apenas que só soube do ocorrido três dias depois e que é a primeira vez que o filho se envolve num crime.

D.B.J. ainda disse que o autor das agressões, inclusive o corte no pulso de um dos moradores teria sido o outro menor V.M.S. que se encontra sob custodia em um centro de acolhimento ao menor infrator na cidade de Feira de Santana. Agnaldo ficará detido à disposição da justiça.

VEJA O VIDEO:

  


POR ALANA ADRIELLE